ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com onda de assaltos praticados por motociclistas, quem está sob duas rodas vive agora sob suspeita

Paula Maciulevicius | 23/07/2011 09:44

Preconceito com motos populares coloca motociclistas como suspeitos pelo simples fato de se locomover

Sob suspeita, apenas por pilotar, motociclistas viram alvo de medo entre comerciantes. (Foto: João Garrigó)
Sob suspeita, apenas por pilotar, motociclistas viram alvo de medo entre comerciantes. (Foto: João Garrigó)

O número de assaltos em Campo Grande, a maioria praticada por motociclistas, deixa em alerta comerciantes e a população, aumentando também a tensão para quem anda sobre duas rodas.

Supermercados, conveniências, farmácias, postos de gasolina e o comércio em geral estão com medo. Basta só um motociclista se aproximar para a preocupação começar e colocar todos os condutores sob suspeita.

“Eles olham diferente sim. A gente entra e já acham que é com a intenção de roubar”, diz o motociclista e operador de caixa Mailson Matos Alves, de 19 anos.

O jovem que mora e trabalha no bairro Tiradentes chega, estaciona e logo tira o capacete. Prática que se não vira hábito, traz um transtorno ainda maior. “Você não dá dois passos de capacete, o segurança já barra na hora, é o medo”, fala.

O sentimento de intimidar as pessoas foi percebido há um tempo, mas se intensificou um mês atrás, explica Mailson. “Todo mundo acaba desconfiado, mas fazer o que? Tem que superar”, comenta.

Motociclistas contam experiências um tanto traumáticas de como é viver sob duas rodas. (Foto: João Garrigó)
Motociclistas contam experiências um tanto traumáticas de como é viver sob duas rodas. (Foto: João Garrigó)

Pilotos de motos populares com poucas cilindradas caem ainda mais na desconfiança popular. O segurança de uma galeria de lojas, Iliê Simões, de 29 anos, que o diga.

Do alto do seu 2,2 metros de altura, ele diz que a desconfiança em motociclistas aumenta a cada dia “a maioria dos roubos são de moto, uns 90% do que a agente vê é assim”, ressalta.

No estabelecimento, a placa para tirar o capacete é explícita e mesmo aos esquecidos, Iliê está lá para lembrar. O que antes era para evitar furtos nas prateleiras, agora se tornou medida de segurança, pelo menos na teoria.

A intimidação dobra se a moto estiver ocupada por duas pessoas. “A situação fica ainda mais crítica principalmente se um entra e o outro fica”, coloca o segurança.

O casal Adriano dos Santos Silva, de 29 anos e Priscila dos Santos de 28, são enfáticos em responder que viraram foco pelo simples fato de andar sob duas rodas.

“Todo mundo fica apreensivo. É a primeira coisa que eles olham, se você chegou de moto”, resumem.

Adriano ainda vai mais além e diz que a questão já está se tornando natural. “É instintivo, o medo de motociclistas está incorporado nas pessoas”. Mas ele admite que para os pilotos, tudo depende do ponto de vista. “Vai de como você vê, o negócio é não receber como ofensa”, esclarece.

Colegas de trabalho, Marcos e Diego foram às compras de inverno, a surpresa foi que na loja, não quiseram vender a touca de lã, para usar no frio. “Chegou lá e o cara não queria vender, disse que a touca ia ser usada para assalto”, comenta Diego Souza, de 22 anos.

Para eles, a explicação do medo, vem da agilidade do veículo. “Vai rápido, é mais fácil para fugir”, diz Marcos da Rosa, 23 anos.

Medo e receio dobram quando motos surgem engarupadas. (Foto: João Garrigó)
Medo e receio dobram quando motos surgem engarupadas. (Foto: João Garrigó)

As olhadas com receio aumentaram há um mês e não há quem discorde de que chegar com mais pessoas assusta. “Quando vêem que está engarupado então, aí é que olham mesmo, um pode ser o piloto de fuga”, enfatiza Diego.

“Toda hora é hora, não tem mais isso de ser à noite”. A frase é do frentista Everton Carvalho, 30 anos.

Sem poder deixar de atender só por se tratar de motociclistas ele admite “se dá medo? E como, principalmente duas motos ou um na garupa”. Como profissional o receio precisa ficar de lado, mesmo quando como pessoa, a vontade é de sair correndo.

“Não tem como se prevenir, se esconder, você está sujeito a isso. Às vezes pode ser só um cliente mesmo, querendo abastecer”, justifica.

A intimidação não tem hora. Como clientes ou logo na cara dura, os criminosos entram, agem e saem como se nada tivesse acontecido. A placa de aviso, para retirar o capacete é desconsiderada.

“Você acha que ladrão vai respeitar? Isso aí vira arma para esconder o bandido”, considera o empresário Josias Fernandes, de 46 anos.

Nos siga no Google Notícias