A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/01/2016 10:41

Com trégua na chuva, mutirão contra mosquito em bairros é retomado

Michel Faustino e Aline dos Santos
Agentes estão orientando moradores e fazendo inspeção nos terrenos. (Foto: Fernando Antunes)Agentes estão orientando moradores e fazendo inspeção nos terrenos. (Foto: Fernando Antunes)
Larvas do mosquito foram encontradas em uma das residencias visitadas. (Foto: Fernando Antunes)Larvas do mosquito foram encontradas em uma das residencias visitadas. (Foto: Fernando Antunes)

O mutirão de fiscalização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika foi retomado nos bairros da Capital neste sábado (16). Durante a manhã, as ações ocorrem no Bairro Zé Pereira, saída pra Rochedo.

De acordo com a agente supervisora de área, Crystilaine Castro, as chuvas dos últimos dias prejudicou os trabalhos que só foram retomados diante da estabilidade do tempo.

Segundo ela, durante todo o dia, 100 agentes de saúde e endemias irão atuar no bairro fazendo o serviço de verificação, coleta de possíveis focos, notificação e orientação. A meta é de que cada agente visite ao menos 25 casas.

Os agentes estão sendo acompanhados por chaveiros para garantir o acesso as residencias desocupadas que estão fechadas. 40% dos imóveis visitados estão nesta situação.

A agente de saúde, Jusara Arantes, relata que tem orientado os moradores a tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, mesmo assim, algumas pessoas ainda acabam descuidando.

“O cenário é sempre o mesmo. A gente encontra muita garrafa pet, latinha, entre outras coisas que pode ser criadouro do mosquito. Mas, eu acredito que a população está bem mais consciente. A maioria dos quintais estão limpos”, comentou.

Durante as visitas, os agente encontraram larvas do mosquito em uma residencia na Rua Barbosa Rodrigues, onde mora uma mulher em condições precárias. A moradora não quis se manifestar a respeito da situação. Ela foi notificada e deve receber a visita da Assistência Social e da Vigilância Sanitária.

A informação da prefeitura é de que o mutirão irá continuar neste fim de semana e amanhã a ação será realizada na região do bairro Cerejeiras. Os locais onde o mutirão deve passar são considerados críticos com maior índice de infestação do mosquito.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions