ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com vaquinha e eventos, jovem consegue arrecadar dinheiro para procedimento

Amanda Bogo | 29/11/2016 16:08
Murillo, que tem ceratocone nos dois olhos e começou a fazer a vaquinha online em outubro (Foto: Reprodução/ Facebook)
Murillo, que tem ceratocone nos dois olhos e começou a fazer a vaquinha online em outubro (Foto: Reprodução/ Facebook)

Murillo Ribeiro Freitas, 19 anos, que começou em outubro uma vaquinha online para pagar a cirurgia de ceratocone, fará o procedimento no olho direito na quarta-feira (30). A cirurgia será custeado com a verba arrecadada online e em eventos realizados em Cassilândia, cidade 418 km de Campo Grande, onde o rapaz nasceu. 

Após reportagem do Campo Grande News, Murillo foi procurado por representantes da Central Estadual de Regulação Assistencial para fazer os procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O rapaz contou que recebeu uma ligação para fazer a cirurgia no dia 25 deste mês, mas que a realização da mesma não foi possível.

"Eles me ligaram às oito da manhã dizendo que eu deveria estar até às dez da manhã na Caravana da Saúde. Eu estava apertado no serviço e não consegui ir. Eles não disseram nada de reagendar, então vou fazer a cirurgia com o dinheiro que consegui até agora”, explicou.

O rapaz já providenciou o laudo médico que explica detalhadamente sua situação médica e entregou a seu advogado, que entrará com um recurso solicitando que o Estado se responsabilize pelos custos da próxima cirurgia. “Meu primo é advogado e vai representar o caso. Já entreguei o laudo para ele, e ele já deve ter dado entrada. Vamos tentar o recurso para que o Estado pague a cirurgia do outro olho”.

A ansiedade toma conta de Murillo, que está feliz por estar tão perto de enxergar com nitidez. “Vou poder enxergar de longe. Espero poder tirar já a habilitação com o olho bom. Também aumentou a expectativa para poder fazer no outro olho”, finalizou.

A equipe do Campo Grande News entrou em contato por telefone com o coordenador estadual de regulação da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ed Carlos Brito Borgatti, para saber se existe nova previsão para a realização da cirurgia pelo SUS. Porém, até o fechamento deste texto, não conseguiu falar com o mesmo.

Ceratocone - A ceratocone é um astigmatismo irregular onde a córnea é projetada para a frente devido a alteração nas fibras, adquirindo um formato de cone. Os fatores que causam a doença são hereditários, ambientais e pessoas atópicas, que coçam muito o olho, tem pré-disposição em desenvolvera doença 

Nos siga no Google Notícias