ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com verba retida, manifestação critica descaso na prevenção à Aids

Graziela Rezende | 01/12/2013 10:52
Motorista é orientado e recebe preservativo. Foto: Cleber Gellio
Motorista é orientado e recebe preservativo. Foto: Cleber Gellio

O descaso com a política de luta contra a AIDS levou dezenas de voluntários para a avenida Afonso Pena, na manhã deste domingo (1).

A manifestação ocorreu no cruzamento das ruas 13 de maio e 14 de julho, região central de Campo Grande. Além da distribuição de camisinhas aos motoristas, eles ainda expõem faixas e cartazes denunciando mais de 60% dos recursos do Governo Federal parados na prefeitura, para ações de prevenção.

“Estamos aqui salvando vidas. Campo Grande está em 9° lugar no País no índice de HIV e já contabilizamos 81 mortes. E são mais de R$ 500 mil parados, que nem no dia mundial da hepatite, sífilis e HIV foram utilizados este ano. O Ministério Público tomou conhecimento do fato e deve tomar alguma providência”, afirma a tesoureira do Mescla (Movimento Estadual da Sexualidade, Cultura e Ativismo), Márcia Gomes de Moraes.

Segundo Moraes, os recursos anualmente começam a ser utilizados no Carnaval, algo que não houve investimento em 2013.

“Precisamos de campanhas e um plano de ações mais efetivo para os índices das doenças não aumentarem. Todo mundo vai fazer sexo um dia e as pessoas precisam estar preparadas. No entanto, as igrejas são contra os preservativos, porém podem dar palavras e ajudar a diminuir a gravidez na adolescência, por exemplo”, comenta.

Além do Mescla, participam voluntários do Grupo Iguais, Águia Moreira, Casa de Apoio, ONG (Organização Não Governamental) Azul e a Unicam (União Campograndense de Mulheres).

Cartazes de conscientização na avenida. Foto: Cleber Gellio
Cartazes de conscientização na avenida. Foto: Cleber Gellio
Nos siga no Google Notícias