A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

14/09/2013 09:31

Com voos lotados, passageiros fazem "fila e fila" para pegar malas e táxi

Mariana Lopes
Sala de desembarque cheia de passageiros aguardando as malas na esteira do aeroporto (Fotos:João Garrigó)Sala de desembarque cheia de passageiros aguardando as malas na esteira do aeroporto (Fotos:João Garrigó)

Desde o início de setembro, o Aeroporto Internacional de Campo Grande está com a pista fechada, das 21h às 7h, para obra de recapeamento, e a situação gerou tumulto principalmente na sala de desembarque, além de provocar críticas de passageiros descontentes com a falta de estrutura do local.

"A esteira desse aeroporto é muito pequena e isso gera um tumulto na hora de os passageiros pegarem as bagagens. Tive sorte de a minha mala ter sido uma das primeiras a vir", observa professora aposentada Luzia Custódio da Cunha, 65 anos. Ela é de Maceió e veio a Campo Grande visitar a família.

O pecuarista Natanael Cintra, 66 anos, conta que ficou aproximadamente  20 minutos na sala de desembarque esperando a mala dele chegar à esteira. "Isso porque tinha bagagens de passageiros de apenas um voo. Imagina se chegassem Tam e Gol? Não teria condições", pontua o pecuarista, que chegava de viagem dos Estados Unidos.

A principal crítica de Cintra é em relação às condições do aeroporto. "Viajo muito e já passei por vários aeroportos, não tem como comparar, aqui não cabe mais o número de passageiros que existem", observa o pecuarista.

Depois de conseguirem pegar mala, a próxima etapa é conseguir um táxiDepois de conseguirem pegar mala, a próxima etapa é conseguir um táxi

Depois das manobras para pegar a mala, para muitos passageiros a próxima etapa é conseguir um táxi. Em uma matemática rápida, o taxista Alfredo Rocha calculou que quando chegam três voos próximos, em média 100 passageiros solicitam táxi em um curto espaço de tempo.

Considerando que o aeroporto possui somente 38 taxistas credenciados, é impossível que alguém não tenha que esperar pelo menos uns 15 minutos para conseguir um veículo. "Geralmente fazemos corridas curtas, levamos as pessoas a hotéis próximos do aeroporto, então é o tempo de conduzir um passageiro enquanto o próximo pega a bagagem na esteira", explica Alfredo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Bernardo Quartine Barrios, com a obra e a suspensão dos voos noturnos agora há "horários de pico", quando chegam dois ou três voos lotados, já que as companhias tiveram que encaixar os passageiros em voos durante o dia, e depois o movimento para completamente e os taxistas podem até ir embora.

"Mas está dentro da normalidade, não é algo que vá causar um prejuízo a quem viaja, os taxistas estão dando conta da demanda", afirma o presidente.

Os horários mais complicados, de acordo com o taxista, são das 8h às 9h, das 13h às 15h, e das 20h às 21h. Para controlar o fluxo de trânsito, a Agetran (Agência municipal de Trânsito) até aumentou o número de fiscais no aeroporto, que agora conta com quatro em cada turno, conforme informou o agente Giuseppe Pelegrini, que cumpre escala durante a tarde.

“Temos dois fiscais só para controlar o fluxo dos táxis e outros dois que ficam responsáveis pelos carros particulares e também pelos pedestres. Temos que fazer o trânsito fluir, e nos horários de pico é bem complicado”, explica Pelegrini.

A reportagem tentou contato com o assessoria de imprensa da Infraero de Campo Grande, mas não teve resposta.



FALTA VONTADE POLÍTICA PARA SE RESOLVER O PROBLEMA DO TERMINAL AEROPORTUÁRIO DE CAMPO GRANDE!
A SAÍDA SERIA TORNÁ-LO RENTÁVEL COM MAIS ATRATIVOS AOS USUÁRIOS E PASSAR A UMA ADMINISTRAÇÃO LOCAL E SÉRIA CONSTRUINDO UM NOVO TERMINAL MAIOR E MODERNO.
 
Paulenir de Barros em 15/09/2013 08:19:20
Afff o povo tem que parar de reclamar. Não estão contentes com os horários dos voos...VÃO DE ONIBUS, VÃO DE TREM OU VÃO A PÉ...Tem que reformar.....ACABOU.....tem que pensar no beneficio futuro....Até parece que nasceram dentro de um avião....
E qto filas para pegar malas e taxi...... NORMAL...não acham???? criam chifre em cabeça de cavalo.....afff
 
Tânia Barbosa em 14/09/2013 19:41:05
A situação com os taxis é ridiculo. Deveriam liberar geral para outros taxis. Não me importa com a bandeira de R$ 3 a mais, mas me recusa ficar na fila a toa. Antes liguei doi cel. o 0800 do Coopertaxi para vir me buscar. Hoje uso meu carro. Deixando ele no estacionamento do outro lado da avenida (o do aeroporto tem preço abusivo) posso deixar o carro ate 3 dias que ainda sai mais barato que pegar taxi ida e volta. E acabou o estresse de pegar a fila.
Pior ainda é a total falta de vagas para parar o carro, só para deixar alguém (esposa...) descer ou entrar no carro. É inacreditável que em uma cidade pequena com muito espaço não conseguem o que é possível em qualquer cidade grande como São Paulo (Congonhas). Deveria ter pelo menos uns 30 vagas para parar (5 min. máximo), mas não tem.
 
Marcos da Silva em 14/09/2013 14:51:26
Lamentável não existir um ônibus executivo, com espaço para bagagens, que interligue o aeroporto ao centro e à rodoviária. Isso é um serviço básico de infra-estrutura turística, oferecido em qualquer aeroporto no exterior, mas ignorado em Campo Grande e na maioria das cidades do Brasil. Turistas que desembarcam em Campo Grande e seguem de ônibus para o interior do estado são obrigados a gastar uma pequena fortuna de táxi ou aventurar-se com suas bagagens em um ponto de ônibus descoberto e sem qualquer indicação de horários e itinerários. Viva o terceiro mundo!!!
 
Eloy Marques em 14/09/2013 13:13:24
Chegamos das férias na quarta-feira e estava super lotado, pois chegaram dois vôos da Gol e um da azul ao mesmo tempo. Porém há de se ter paciência, afinal queremos que melhore, não é? Pra se ter melhor estrutura precisa reformar, para reformar precisa fechar alguns setores de cada vez... não dá pra fechar o aeroporto de uma vez e reabrir reformado.
 
Solange Lopes em 14/09/2013 11:04:05
Não precisa esperar por táxi do aeroporto, é só ligar nas rádios e eles vem bem rápidos. Mas esses fiscais da agetran estão la justamente para não deixar o taxista de fora embarcar passageiros, por isso que deve se ligar nas rádios que a taxa de embarque é menor também.....Fica a dica,,,
 
Lenita Santos em 14/09/2013 10:09:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions