A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/09/2014 10:51

Começa vacinação de 2ª dose contra HPV, mas procura é fraca em postos

Aliny Mary Dias
Nos três postos visitados pela reportagem, nenhuma dose foi aplicada (Foto: Marcos Ermínio)Nos três postos visitados pela reportagem, nenhuma dose foi aplicada (Foto: Marcos Ermínio)

Começou nesta segunda-feira (1º), na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul, a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV. Em Campo Grande, a expectativa é imunizar 19,6 mil meninas de 11 a 13 anos, no entanto, nos três postos visitados pela reportagem nenhuma dose havia sido aplicada.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), na primeira fase da vacinação 14,9 mil meninas foram imunizadas, o que equivale a 76% da meta. Podem ser imunizadas na segunda doses as meninas que não tomaram a primeira vacina.

Na Capital, as UBS (Unidade Básica de Saúde), que funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h já estão com as doses à disposição do público-alvo. Na manhã de hoje, a reportagem percorreu os postos 26 de Agosto, Coronel Antonino e Nova Bahia, mas nenhuma menina procurou os locais para se imunizar.

A vacinação também recomeçou em outras cidades de Mato Grosso do Sul como Dourados, mas segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), cada município define como será feita a aplicação. As meninas podem ser orientadas a ir até os postos ou então as escolas podem receber as equipes para a aplicação das doses.

Em todo o Estado, são 72,8 mil doses disponíveis.Das 79 cidades, apenas quatro não retiraram as vacinas. Os municípios têm até o fim do mês de setembro para concluir a segunda etapa da vacina.

Durante a primeira fase da campanha, em março deste ano, em todo o Estado, a meta era vacinar 67,5 mil meninas. Conforme a secretaria, 92,6% do público foi imunizado. Do grupo de meninas de 11 anos, a meta atingida foi de 89% e no caso daquelas com 13 anos, todo o público foi vacinado. A procura só foi baixa no grupo de meninas de 12 anos, foram imunizadas 57,6% das meninas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions