ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Começa vacinação de 2ª dose contra HPV, mas procura é fraca em postos

Aliny Mary Dias | 01/09/2014 10:51
Nos três postos visitados pela reportagem, nenhuma dose foi aplicada (Foto: Marcos Ermínio)
Nos três postos visitados pela reportagem, nenhuma dose foi aplicada (Foto: Marcos Ermínio)

Começou nesta segunda-feira (1º), na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul, a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV. Em Campo Grande, a expectativa é imunizar 19,6 mil meninas de 11 a 13 anos, no entanto, nos três postos visitados pela reportagem nenhuma dose havia sido aplicada.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), na primeira fase da vacinação 14,9 mil meninas foram imunizadas, o que equivale a 76% da meta. Podem ser imunizadas na segunda doses as meninas que não tomaram a primeira vacina.

Na Capital, as UBS (Unidade Básica de Saúde), que funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h já estão com as doses à disposição do público-alvo. Na manhã de hoje, a reportagem percorreu os postos 26 de Agosto, Coronel Antonino e Nova Bahia, mas nenhuma menina procurou os locais para se imunizar.

A vacinação também recomeçou em outras cidades de Mato Grosso do Sul como Dourados, mas segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), cada município define como será feita a aplicação. As meninas podem ser orientadas a ir até os postos ou então as escolas podem receber as equipes para a aplicação das doses.

Em todo o Estado, são 72,8 mil doses disponíveis.Das 79 cidades, apenas quatro não retiraram as vacinas. Os municípios têm até o fim do mês de setembro para concluir a segunda etapa da vacina.

Durante a primeira fase da campanha, em março deste ano, em todo o Estado, a meta era vacinar 67,5 mil meninas. Conforme a secretaria, 92,6% do público foi imunizado. Do grupo de meninas de 11 anos, a meta atingida foi de 89% e no caso daquelas com 13 anos, todo o público foi vacinado. A procura só foi baixa no grupo de meninas de 12 anos, foram imunizadas 57,6% das meninas.

Nos siga no Google Notícias