A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

07/06/2013 08:27

Comerciantes reclamam do cheiro insuportável nos altos da Afonso Pena

Viviane Oliveira
Gerente Rogério diz que todo dia tem reclamação por conta do mau cheiro. (Foto: João Garrigó)Gerente Rogério diz que todo dia tem reclamação por conta do mau cheiro. (Foto: João Garrigó)
Clientes em um dos bares nos altos da avenida Afonso Pena. (Foto: João Garrigó)Clientes em um dos bares nos altos da avenida Afonso Pena. (Foto: João Garrigó)

"Insuportável". É como os gerentes de bares nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, descrevem o mau cheiro na região.

O ponto é um dos mais cobiçados entre os comerciantes de bares, mas de uns anos para cá um forte cheiro de esgoto, que começa no fim da tarde, toma conta do lugar e tem deixado muita gente descontente.

O gerente do Real Botequim, Rafael Farias de Oliveira, de 38 anos, resume o caso como uma situação de calamidade pública. Ele conta que está morando na Capital há pouco mais de um ano, quando veio de mudança de Recife, no Estado de Pernambuco, para cá.

“Estou perdendo cliente por causa de um problema que eu não causei. Tem dia que o cheiro de fossa está insuportável”, diz, acrescentando que já teve situações em que clientes foram embora do bar reclamando do mau cheiro.

Para ele o problema é causado por alguma tubulação de água que está com vazamento e por conta disso o cheiro forte surge nas bocas de lobo. “É uma situação em que todo mundo acaba sendo prejudicado”, afirma.

Compartilha da mesma opinião, Elida Santos da Silva, de 32 anos, que trabalha em um trailer em frente do Parque das Nações Indígenas. “Quando esquenta muito o cheiro de esgoto fica mais acentuado”, reclama.

Elida conta que o problema fica pior quando faz muito calor durante o dia. (Foto: João Garrigó)Elida conta que o problema fica pior quando faz muito calor durante o dia. (Foto: João Garrigó)
Se persistir nós vamos embora daqui, reclama o casal Diego e Vanessa. (Foto: João Garrigó)"Se persistir nós vamos embora daqui", reclama o casal Diego e Vanessa. (Foto: João Garrigó)

Incomodado com o problema, o gerente do Quiosque Chopp da Brahma, Rogério Santana da Silva, de 30 anos, conta que já chegou a cobrir com lona uma boca de lobo, que segundo ele, é por onde sai o cheiro ruim. “A tampa estava entreaberta e o mau cheiro vinha de lá”, diz.

Segundo Rogério, por conta das constantes reclamações dos clientes ele reclamou do problema várias vezes para a empresa responsável por cuidar da rede de esgoto. “Tenho uma coleção de números de protocolo, porém até agora a situação não foi resolvida”, lamenta.

Ele reclama que o pior de tudo é que tem algumas pessoas que vão embora achando que o problema é no bar. “Nos dias mais críticos, os clientes que sentam nas mesas que estão posicionadas mais próximas da rua não aguentam o mau cheiro e pedem para a direção tomar providências, quando informados que a fedentina vem da rede de esgoto da rua”, finaliza.

Apesar de o lugar ser agradável e um dos melhores pontos da cidade, não tem que resista ao mau cheiro. “Dependendo da direção do vento o mau cheiro fica mais forte. Se persistir nós vamos embora daqui”, diz Diego Monteiro, de 28 anos, que estava em um bar na região, acompanhado de mulher, Vanessa.

A assessoria de imprensa da concessionária Águas de Guariroba informou que o problema é em decorrência de ligações clandestinas nas galerias que recebem água da chuva. Ainda conforme a empresa, uma equipe será enviada no local até a próxima semana para fazer um trabalho de verificação.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


esse mau cheiro é por causa de alguns irresponsáveis que não sabem que é preciso se conectar na rede coletora de esgoto, além de ser sinônimo de saúde também ajuda a preserva a natureza, por isso temos uma concessionaria que cuida dessa parte de tratamento de esgoto e investe milhões para melhorar cada vez mais nossa cidade e além de tudo não é atoa que a concessionaria ganha prêmios de preservação ao meio ambiente.. então vamos fazer nossa parte antes de criticar.
 
rubens neto em 07/06/2013 12:09:29
Putz! Se fosse só ali, mas em vários outros pontos da cidade apresenta mal cheiro, como:
- na Rua Marquês de Lavradio, em frente à praça e perto do Fort Atacadista;
- próximo à UNIDERP Ceará, perto de outros estabelecimentos comerciais, inclusive que trabalham com alimentação como buffet, restaurante, bar.
O cheiro de esgoto é muito forte e nos dias quentes piora demais.
 
Daniel Contos em 07/06/2013 11:42:27
Antônio Pereira, não fala o que você não sabe. Os condomínios de luxo aos quais você se refere tem suas ligações de esgoto efetuadas pela própria prefeitura e águas guariroba, portanto não são eles que "joga(m) o esgoto na rede de águas fluviais", pois eles não tem essa escolha. A propósito, não são águas "fluviais", são águas "pluviais".
E saiba que eles também estão com problemas ocasionados por esse mau cheiro.
 
Claudia Rodrigues em 07/06/2013 10:43:10
para obrigar execução da ligação de esgoto a Águas e Prefeitura usa a lei para atender reclamação dos munícipes prejudicados irão verificar... me engana que eu gosto.
 
Paulo Correa em 07/06/2013 10:29:14
a Prefeitura não resolve o problema porque não quer basta ela usar a lei municipal 2.909 que dar poder policia aos agentes fiscal de meio ambiente, basta querer resolver, tem rede de esgoto no Parque basta fazer extensões que resolve.
 
Paulo Correa em 07/06/2013 10:25:46
O mau cheiro não é só nos altos da afonso pena mas começou desde o parque dos poderes quando foi ligado o esgoto do presidio e do cetremi, é só você ir ao parque no final da tarde em frente a rua que da saída para três lagoas para sentir a fedentina, acho que a própria concessionaria ligou o esgoto na rede de águas pluviais, pois caminho no parque a muitos anos e notei que a fedentina começou depois que executaram aquela obra grande de ligação do esgoto do presidio.
 
José Leite em 07/06/2013 10:22:08
o problema que vários cond. de luxo nos alto da afonso pena, joga o esgoto na rede de águas fluviais, e a prefeitura e águas guariroba não fiscaliza porque quem mora ali é quem manda na cidade.
 
ANTONIO PEREIRA em 07/06/2013 09:01:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions