ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Comércio tem até março para regularizar armazenamento de produtos congelados

Jorge Almoas | 24/01/2011 13:59

Vigilância visitou hoje estabelecimentos comerciais da Capital

O prazo para os estabelecimentos comerciais de Campo Grande se regularizar quanto ao armazenamento de produtos congelados vence em março próximo. Nesta segunda-feira, equipe da Vigilância Sanitária Municipal percorreu alguns comércios e constatou irregularidades.

Em um dos estabelecimentos, o pescado estava congelado na temperatura adequada e armazenado em expositor com tampa de vidro. Mas em um supermercado, um estoque de carne de frango precisou ser retirado da prateleira.

De acordo com a legislação sanitária, produtos perecíveis, como carnes e alimentos industrializados, devem ser mantidos a uma temperatura que varia de doze a dezoito graus Celsius negativos. O técnico da vigilância constatou que a carne era mantida a uma temperatura de cerca de dois e meio graus Celsius negativos.

Além disso, o produto estava em expositor sem tampa de vidro.

“A temperatura correta garante a conservação dos alimentos, evita a proliferação microbiana e mantêm as propriedades degustativas dos produtos. Já a alta temperatura favorece o crescimento das bactérias”, alertou Milton Zaleski, chefe do Serviço de Fiscalização de Alimentos.

Desde novembro de 2010, está em vigor a lei complementar n° 166, que dispõe sobre as condições de venda de produtos congelados. “Queremos fechar as ilhas congeladas dos supermercados e outros locais de comércio porque, quando estão abertas, não conseguem manter a temperatura adequada de conservação dos alimentos”, acrescentou Milton.

Os donos dos estabelecimentos comerciais tem até março para se adequar às especificações estabelecidas para o armazenamento dos produtos congelados.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), existem em Campo Grande duzentas lojas com ilhas de congelamento, sendo que 123 delas são supermercados. Todos esses locais estão recebendo a notificação da Vigilância para que se regularizem e cumpram a lei complementar nº166.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 3314-9955 e 33143071.

Nos siga no Google Notícias