ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Comissão vai apurar 'farra' na concessão de áreas públicas

Igreja evangélica e loja maçônica estão entre os centenas de particulares que usam áreas que deveriam virar espaços de lazer e serviço para a população

Chloé Pinheiro | 19/09/2016 11:58
Terreno cedido para loja maçônica há mais de dez anos na Vila Carlota deveria ser de uso público. (Foto: Marcos Ermínio)
Terreno cedido para loja maçônica há mais de dez anos na Vila Carlota deveria ser de uso público. (Foto: Marcos Ermínio)

Entre 2003 e 2013, pelo menos 600 terrenos públicos foram cedidos para uso particular. O número não é novidade, foi descoberto pelo Ministério Público há dois anos, mas só agora a Prefeitura irá revisar os atos de cessão, autorização ou permissão de uso.

A criação da Comissão Especial que fará a revisão foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). É uma resposta a procedimento administrativo instaurado em março pelo MPE/MS (Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul).

Segundo a portaria que abre o procedimento, assinada pela promotora Andreia Cristina Peres, além de estarem sendo usadas para fins particulares apenas, os terrenos e imóveis foram cedidos sem que houvesse um procedimento padrão, sem licitação e nem clareza sobre o motivo da escolha.

Além disso, todas as áreas teriam sido doadas ao poder público como áreas livres, ou seja, devem por lei atender a interesses sociais, como a criação de praças, parques e também de serviços públicos, como assistência social, saúde e educação. Ao invés disso, diversas delas ganharam muros e estão sendo ocupadas por empresas ou pessoas físicas. 

Um dos exemplos citados no processo é a Loja Maçônica Colunas da Lei nº 55. Para se ter ideia, a loja ganhou concessão legal entre 2005 e 2008, construiu um campo de futebol e subiu um muro ao redor do terreno, que é, na verdade, da prefeitura.

O lote em questão foi cedido pela prefeitura para ser praça para levar lazer aos moradores do Loteamento Portinho Pache "e não para o desfrute de alguns poucos particulares", como afirma o texto. Outro exemplo é o terreno cedido para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Nova Aliança, fundada pelo ex-prefeito Gilmar Olarte (PROS), hoje atrás das grades. 

Em resposta ao processo, a prefeitura chegou a enviar em junho as atas das reuniões da Comissão de Controle de Uso de Áreas Públicas, mas relativo a concessões feitas em 2015. O problema é, afinal, antigo, já que o Ministério cita ainda no texto que provavelmente se tratem de mais de 600 propriedades, visto que o levantamento se iniciava em 2003 e mais concessões foram feitas antes disso.

A nova comissão, que revisará as licenças, será presidida pela Procuradoria Geral do Município e contará com um representante da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), um da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e um do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano).

Procurada para detalhar as áreas sob investigação, a Prefeitura informou que o trabalho está no início e que os técnicos indicados 'ainda estão tomando pé' da situação. Já a Loja Maçônica informou que o responsável atenderia a reportagem amanhã (20) no período da manhã e a Assembleia de Deus não atendeu às ligações.

Atualização - A reportagem foi atualizada às 11h30 do dia 20 de setembro para alteração da imagem do terreno cedido à Loja Maçônica Colunas da Lei, no bairro Vilas Boas. A imagem anterior fazia referência a outra propriedade, da Grande Loja Maçônica do Estado, onde a Colunas da Lei se reúne semanalmente. 

Nos siga no Google Notícias