ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Concessionária lança ação inédita em MS de promoção a igualdade racial

Guilherme Henri e Luana Rodrigues | 26/09/2017 22:01
Evento que marcou o lançamento do programa foi realizado no Yotedy (Foto: João Garrigó)
Evento que marcou o lançamento do programa foi realizado no Yotedy (Foto: João Garrigó)

Com o objetivo de contribuir na redução da desigualdade no mercado de trabalho e fazer com que a diversidade étnico-racial do Brasil esteja representada em seu quadro de profissionais, a concessionária Águas Guariroba lançou nesta terça-feira (26), o programa “Respeito dá o tom”, no Yotedy, em Campo Grande.

O programa, idealizado pela Aegea holding da Águas Guariroba opera atualmente em 48 municípios, em nove estados brasileiros. Ele consiste em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

As ações vão desde rodas de conversa, para informação e sensibilização sobre o tema entre os profissionais da empresa até adequações nos processos de recrutamento e seleção. O objetivo é ampliar a diversidade racial também em funções de liderança.

Em Campo Grande, um dos focos é o acesso a informação sobre oportunidades de trabalho na empresa. Para isso, a concessionária desenvolve há dois meses, um trabalho de apresentação e instruções de como fazer parte de seu quadro de funcionários em comunidades negras, como a Tia Eva, onde existem pelo menos 35 famílias.

Diretor regional da  Aegea, Josélio Alves Raimundo (Foto: João Garrigó)
Diretor regional da Aegea, Josélio Alves Raimundo (Foto: João Garrigó)

Outra ação efetiva será o senso dentro da empresa, onde os funcionários poderão se autodeclarar. Assim, a concessionária terá o controle e acesso para poder acompanhar e dar incentivos ao desenvolvimento do funcionário.

Durante o evento, o diretor regional da Aegea, Josélio Alves Raimundo, que está há 10 anos na concessionária, ressaltou que a Águas não tem problemas com promoções de pessoas negras. Porém, segundo ele, após uma pesquisa, foi notado que apenas 5% ocupava um cargo de diretoria.

“Percebei que o desafio era grande. Mas, somos movidos pela vontade de quebrar barreiras do preconceito. A gente se uniu a uma causa e conta com vocês para gerar oportunidade para os negros do Brasil”, ressaltou.

Ativista da causa e participante do evento, o ex-juiz do Estado Aleixo Paraguassu, afirma que nunca tinha visto uma iniciativa como esta partindo de uma empresa e não do Poder Público. “Hoje eu estou em estado de graça, porque para quem enfrentou o que nós enfrentamos, esse evento representa um fato histórico e o início de uma nova etapa, que abre o mundo corporativo para os negros combatendo o preconceito velado”, destacou.

Evento contou com oficinas e mostras de arte sobre o empoderamento da cultura negra (Foto: João Garrigó)
Evento contou com oficinas e mostras de arte sobre o empoderamento da cultura negra (Foto: João Garrigó)

Opinião que foi compartilhada pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Lamartini José dos Santos, que disse que partindo de um empresa privada as ações ganham uma dimensão que muitas vezes o Poder Público não alcança. “Por meio de projetos como este a empresa impõe o protagonismo coletivo e a inclusão”, diz.

Já o subsecretário de igualdade racial de MS, Leonardo de Oliveira Mel, parabenizou a concessionária não só pelo programa, mas também por ter a sensibilidade de ver o negro como um comum a todos. “O que a gente precisa é de ações como esta para combater o racismo, e gerar oportunidade”, completa.

O evento ainda contou com exposição de objetos e peças de artes com artistas e representantes do Movimento Negro, como o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul Raimunda Luzia de Brito. A curadoria da exposição é de Galvão Preto, onde há a reflexão de questões de gênero e raça por meio das obras de Erika Pedraza e Ângela Pifânio.

Nos siga no Google Notícias