ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Construção de centro de recuperação de presos gera polêmica no Noroeste

Liniker Ribeiro e Anahi Gurgel | 15/05/2018 18:30
Rua onde projeto prevê construção da sede da Apac (Foto: Anahi Gurgel)
Rua onde projeto prevê construção da sede da Apac (Foto: Anahi Gurgel)

O projeto da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) que prevê a construção de um centro de recuperação para presidiários no Jardim Noroeste, em Campo Grande, mobilizou moradores, preocupados com a proximidade do terreno destinado ao espaço e área urbana do bairro. Presente em sete estados e no Distrito Federal, o unidade pretende auxiliar detentos na ressocialização e capacitação profissional, estando previsto o acolhimento inicial de 40 mulheres na primeira unidade da Capital.

Uma nota de repúdio chegou a ser produzida por representantes de bairros da região e, segundo o responsável pelo documento, a ideia de trazer o serviço para Campo Grande precisa ser respeitada, porém, o local escolhido para a construção da sede não foi o ideal.

"Nós queremos solicitar apoio dos vereadores e verificar a possibilidade deles segurarem o processo. Temos uma política nacional que determina quais devem ser as situações dos presídios e uma das exigências é que eles não podem estar próximos de áreas urbanas, pois existem locais muito mais apropriados para este tipo de empreendimento", afirmou o advogado e morador Charles Altounian, de 42 anos.

Dona Eliane Nantes, moradora da região do bairro Noroeste (Foto: Anahi Gurgel)
Dona Eliane Nantes, moradora da região do bairro Noroeste (Foto: Anahi Gurgel)

Mesmo entre os moradores que ainda não estão totalmente por dentro de como funcionará o projeto, é visível a preocupação para que a segurança no local não seja afetada. "Já convivemos diariamente com medo, pois há circulação de muita droga e usuários. Se instalarem um espaço como esse pode atrair ainda mais a criminalidade, aumentando a insegurança de todos", comentou a dona de casa Eliane Nantes Vasquez Cânepa, de 54 anos.

Para o presidente do Conselho de Segurança Pública do Jardim Noroeste e Região, Carlos Henrique Faustino Rosa, esta será mais uma batalha. "Já lutei contra a instalação da Colônia Penal Agrícola e contra a instalação da Cidade de Deus nessa mesma área. Tudo o que "não presta" eles querem trazer para o Noroeste. Por que não instalam na Gameleira, onde tem espaço sobrando?", questionou.

O projeto - Ainda não há previsão para construção da primeira Apac da Capital, mas um projeto da prefeitura de Campo Grande busca autorização para doação do terreno onde está prevista a construção do espaço. O pedido de doação foi feito por parte de representantes da associação que trabalha desde outubro do ano passado para implementação do projeto.

Uma das voluntárias responsáveis pela ação, a defensora pública aposentada Helita Barbosa Lemos, de 73 anos, garante que não motivos para que os moradores sintam medo. "Não há porque alguém ter medo ou achar que vai desvalorizar a região, pelo contrário, é um método maravilhoso para acabar com o sistema prisional", afirmou.

Helita, voluntária que atua desde outubro para implementar projeto em Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)
Helita, voluntária que atua desde outubro para implementar projeto em Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)

Segundo ela, a intenção é que os detentos atendidos, principalmente as primeiras 40 mulheres previstas para fazer parte do projeto, participem de cursos de capacitação e sejam acompanhadas de perto por familiares. "Vão existir regras e, principalmente, requisitos para escolha das detentas. Não é qualquer pessoa que vai fazer parte do projeto. Uma das exigência é que a pessoa tenha familiares morando no município, para garantir que eles vão fazer parte do processo de ressocialização", garantiu a voluntária.

Estão previstos cursos de marcenaria, confeitaria, produção de bonecas, música, cuidados com hortas e criação de galinhas. Das 121 unidades instaladas pelo país, 81 estão localizadas em Minas Gerais, 19 no Paraná, 8 no Maranhão, 3 em Roraima e 2 no Rio Grande do Sul. Mato Grosso, Santa Catarina e o Distrito Federal possuem uma unidade cada. Os voluntários também estão correndo atrás de parcerias para garantir que os atendidos voltem a estudar.

Ainda segundo a responsável, as atividades ocuparão o tempo das reeducandas, desde o café da manhã - que será produzido por elas - até o fim da noite, por volta das 22h. Voluntário do projeto, o vereador André Salineiro afirmou que estudos serão levantados antes de definir o local exato para construção da sede da associação.

"O trabalho da Apac é maravilhoso! É claro que vamos conversar para ver qual a melhor área e se há outras áreas disponíveis que podem ser cedidas, caso realmente cheguemos à conclusão de que essa não seria a melhor área", afirmou o político por meio de sua assessoria de comunicação.

Nos siga no Google Notícias