A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

06/05/2011 16:13

Consumidor começa a receber fatura com reajuste de energia e leva susto

Ítalo Milhomem
Joelma e as conta de energia: valores maiores provocam reclamação.Joelma e as conta de energia: valores maiores provocam reclamação.

O reajuste médio de 17,49% na tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, que entrou em vigor no último dia 8 de abril após anúncio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), já foi sentido pelos consumidores de Campo Grande.

Joelma Paula da Silva Flores, moradora na Vila Carvalho, notou um aumento significativo na fatura de energia, aumento de R$ 65,00 em relação a conta passada.

“É um absurdo esse aumento. É muito mais que o anunciados pela Aneel e eu tenho como comprovar tudo”, reclama Joelma, mostrando as últimas contas.

Ela conta que na oficina de propriedade dela e do marido, localizada na Via Morena, também foi possível sentir o reajuste.

“Em casa, a conta subiu de R$ 185,00 para R$ 250,00 e aqui na oficina passou de R$ 224,00 para R$ 264,00”, explicou Joelma.

Na Vila Planalto, o gerente da Conveniência Fênix, Luciano Queiroz da Costa, afirmou que já houve aumento na conta de energia.

“Aumentou cerca de 10% do valor pago antigamente, cerca de R$ 200,00, mas é porque não foi o mês cheio, este mês de maio devemos sentir mais o reajuste”, contou Luciano.

A conveniência gasta cerca R$ 3.500,00 de energia por mês para manter uma câmara fria e vários freezers ligados durante todo o dia.

Alguns consumidores ainda não receberam a fatura, mas já esperam o impacto do reajuste em casa e no comércio.

Para Estela Matana Cordova, proprietária de uma padaria na avenida das Bandeiras, no Jardim América, a conta ainda não chegou, mas ela já prevê que o reajuste irá influenciar os preços dos produtos que poderão ser repassados aos consumidores.

“Provalvemente todos os produtos serão reajustados, porque eles dependem da energia elétrica para sua fabricação. Eu não posso desligar os freezers porque às 6 horas da manhã já tenho clientes para tomar café da manhã e querem um refrigerante gelado, tenho que ter gelo pro suco” disse Estela.

O corretor de imóveis, Mário Soares de Arruda, que mora na região do bairro Cabreúva, também espera um aumento nas contas da casa por conta do reajuste.

“Ainda o leiturista não entregou a conta, mas vamos sentir a paulada ainda maior, porque no mês passado houve um erro na fatura e só foi cobrada a taxa mínima, e este mês o valor será dobrado”

A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), reajustou em média 17,49% o valor das faturas de energia dos consumidores. Para as indústrias o aumento foi de 14,82% e de 18,57% para as residências. A empresa atende 815 mil propriedades em 72 municípios do Estado.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


É simplesmente um ABSURDO! Hoje em dia não temos "medo" de sermos assaltados na rua, de uma ladrão ou coisa assim.. Somos assaltados na cara dura mesmo..
 
Ana Paula Salviano em 17/05/2011 12:30:22
Todo mundo fazendo gato! Chega de roubalheira!
 
Marcos Costa em 07/05/2011 12:47:43
até revista ISTO É, desta semana apareceu este aumento absurdo, mas o presidente da ANEL , está daçando na corda bamba para explicar para nossa PRESIDENTA, mais os nossos politicos só estão preocupados com os 60% que eles ganharam eo nosso governo fala em5% de aumento para os funcionários publicos EXECUTIVOS, A UFERMS tambem sobe de dois em dois meses aí tada as taxas do governo sobe....
 
antonio francisco em 07/05/2011 12:18:27
CPI da enersul cadê voce???, deputados cadê vcs???, este é o país de me engana que eu gosto.
Imaginem os senhores; quanto o governo do estado não estará arrecadando a mais com este aumento???!!!
Mato Grosso do Sul como é difícil continuar ti amando.
 
haroldo rodrigues da silveira em 07/05/2011 10:19:26
O PIOR É QUE NINGUEM FAZ NADA !!!!!!!!!
TA NA HORA DE FAZER AQUI NO BRASIL IGUAL AO QUE SE FAZ LA NA FRANÇA,
VAMOS PRA RUA, MANIFESTAR,EXIGIR NOSSOS DIREITOS, .......
QUEM ME CONVIDAR EU ESTOU DENTRO!!!

LEIAM O LIVRO : "O PODER DAS MASSAS"
 
vagner coelho em 07/05/2011 10:03:39
E depois reclamam que a população faz gato na energia, mas se não fizer fica no escuro.
 
moacir cafro em 07/05/2011 10:02:11
Realmente estão cobrando um preço abusivo e incompativel com a realidade do estado, mas apesar de todas as pequenas reclamações ainda continuamos pacíficos com todos esses acontecimentos, é energia, combustível e tudo mais que sobe. A única forma de ter alguma mudança real nessa realidade é nós a população tomar alguma atitude firme, senão continuará "sempre" o mesmo abuso a nossa dignidade de cidadãos.
 
Marcelo Matos dos Santos em 07/05/2011 09:47:07
Mudei para Campo Grande no final de 2009 e ja estou louco pra ir embora.Com politicos vivendo no coronealismo usando de seu poder para prejudicar seu proprio povo apenas pra favorecer grandes empresarios que normalmente financiam campanhas politicas milionarias.E ainda ficam falando que este é o Estado do futuro...Que Estado?Que futuro?Espero que o povo acorde enquanto a tempo...
 
Rodrigo Melo em 07/05/2011 09:14:21
Quem faz gato e cabrito são os grandes de grandes lojas.
E o consumidor residencial paga!
 
Joaquim José da Silva Xavier em 07/05/2011 09:08:32
Estão reclamando do quê? O povo vota nas pessoas erradas e depois tem de pagar a conta, sim.
 
Warley Ezequiel da Silva em 07/05/2011 08:28:44
TEM MAIS! ELES ESTÃO CORTANDO SUA ENERGIA COM APENAS UMA CONTA EM ATRASO.Eu tive minha energia cortada em uma sexta feira as 17:45 do dia 07 de abril, minha segunda conta iria vencer no dia 10.Detalhe:a minha sorte é que o meu pagamento havia saido aquele dia e eu consegui pagar. Mas foram religar minha energia as 11:45 do dia seguinte, perdi o gas da minha geladeira tive um preju de R$ 150,00, fora os alimentos.
ISSO SERVE PARA VERMOS COMO O NOSSO PAÍS TRATA O TRABALHADOR.

*ONIBUS LOTADO;
*CORTE DA ENERGIA ELETRICA SEM CHANCE PARA O TRABALHADOR;
*CARGA ELEVADA DE EMPOSTOS;
* AUMENTO DE 5%;

ISSO É BRASIL!
 
Daniela Fialho em 07/05/2011 06:48:18
a campanha politica esta chegando vamos ver qual e as proxima mentiras destes corruptos sobre o que fazer para Campo Grande, sobre tarifas.
 
DANIEL RODRIGUES DE SOUZA em 07/05/2011 05:23:41
Considero um absurdo este aumento...onde estão os "grandes politicos " do nosso MS ?
Ninguem luta pela causa, estamos desguarnecidos de politicos comprometidos com o bem estar da população, se já não bastasse a saúde precária, educação fraca , falta de transporte e segurança pública, agora é o reajuste inadmissível da energia no MS
CADÊ OS POLITICOS DO MS?????
 
WALFRIDO ROA em 06/05/2011 11:03:42
olha eu economizei 30 kwts .conta antiga era de 182,00, agora veio 232,00 ta tudo errado vou verificar com essa cambada mas sei que vou passar raiva porque lá na companhia é a lei do mais forte , tá todo mundo comprado, tenho certeza disso,por isso que trocaram a frota de carros por hilux a diesel, as caminhonetes mais caras do mundo.Tá de brincadeira né, tinhamos que nos unir e todo mundo furtar energia direto do poste pra eles aprenderem o que que é bom pra tosse Se eles podem fazer isso na cara dura porque nós não podemos.
 
marcelo tadeu de almeida em 06/05/2011 10:37:00
Gente nao adianta reclamar....Para os politicos...... " É Só venha nos, vosso reino nada"
Pizza, Pizza, Pizza.......................................Pizza Pizza Pizza........
 
Paulo Dias em 06/05/2011 10:03:51
È um absurdo esse roubo no custo de energia precisamos fazer alguma coisa.Alguém embolsa forte esse dinheiro. Vai ficar por isso mesmo eles cobram o que querem e o
povo paga.
 
Neisa MariaPereira em 06/05/2011 09:33:13
É UM ABSURDO ESTE AUMENTO DE 17,49, ACHO QUE ESTA AGÊNCIA REGULADORA QUE O GOVERNO ENVENTOU DEPOIS DAS PRIVATIZAÇÃO NÃO
FISCALIZA NADA . DEVE ESTA LEVANDO O SER POR FORA. QUAL CATEGORIA
DE TRABALHADOR DEVE ESTE MESMO PERCENTUAL DE AUMENTO?.
 
sidnei da fonseca veiga em 06/05/2011 07:44:25
gente isso e uma vergonha!!! eu pagava entre 29 á .40 reais, em media més nesse més de maio a minha conta veio para 82.00 reais ... isto e uma vergonha, para um mal pessimo atendimento que essa empresa tem, principalmente aqui em sao gabriel e coxim falo isso pq já precisei dessas duas unidades. e os bacanas da enersul difilando ai nas cidades e rodovia do nosso estado de hillux, f250 e etc... e assim vai nos consumidores estamos ai morrendo para banca essa empresa ...
 
anderson trajano em 06/05/2011 07:21:43
Ficarei espantado quando todo mundo só parar de reclamar e sair nas ruas reinvindicando seus direitos,igual em países que correm sangue na veia de seus cidadões.
Viver no Brasil é Bom..."Tendo uma cervejinha e uma carninha prá comê tá bom"
 
Fernando Balardin em 06/05/2011 07:16:53
A Enersul cobra uma das tarifas mas caras do Brasil e tem o PIOR FORNECIMENTO DE ENERGIA DO BRASIL...

Quando pegamos a nossa conta tem em um campo a tensão de fornecimento...
TUDO MENTIRA, na conta diz que a tensão fica em torno de 119V a 128V...
Peça a um profissional da area medir e acompanhar a tensão.
No periodo noturno em Horário de ponta chaga a 109V, e em dias de chuva cheva 97V...
E ainda tem coragem de aumentar a tarifa...
Cadê os senhores depultados?!?!
Cadê o senhor governador?!?!

A CADA DIA QUE PASSA GOSTO MAIS AINDA DE MEUS CACHORROS!!!
 
Nazil de Campos em 06/05/2011 06:59:21
Eo povo trouxa ainda vota nesses governantes a anos, depois não reclama em!!!!
 
Oswaldo Benites em 06/05/2011 06:44:54
Os comerciantes vão repassar o aumento para os consumidores - ou seja: os degas aki... e nós? repassamos para quem esse aumento?????? Não repassamos, enfiamos...
 
Andrea Burque em 06/05/2011 06:30:26
O pior será qdo as empresas deixarem de vir p cá, por conta da energia mais cara do Brasil....ai vai haver aumento do desemprego, da violência, da miséria. Então os governantes estarão satisfeitos, se bem que estão se lixando para o povo...!!!
 
DR FABIO VERSOLATO em 06/05/2011 06:21:34
Cada dia que passa a enersul subindo cada vez mais a energia, desse jeito não dá !!! por causa disso muitas pessoas estão colocando os miau nos padrão rsrsrs!!!
 
michel anderson em 06/05/2011 05:47:57
5 % de aumento pro servidor, ja da pra pagar a luz de 5 mil reais, bela gestao 2007-2014, parabens!!!
 
delfim lopes em 06/05/2011 05:41:52
Nem compensa denunciar quem faz cabrito na energia, pois até eu realmente estou pensando em fazer um pois nem o governo se preocupa com nós então vamos que vamos.....
 
Alex Correa em 06/05/2011 05:35:08
Para mim esses representantes políticos então preocupados só com o próprio bolso, prova disso foi o aumento de 60% no seus salários ja abastados, para eles esse aumento na energia não significa nada, enquanto isso trabalhadores, industrias, comércio e pequenos empresário sofrem com esse abuso, estatização da enersul deveria ser uma saída, pois é uma energia essencial para o desenvolvimento do Estado.
 
Sandro Lima em 06/05/2011 05:14:17
SOU A FAVOR DA ECOLOGIA... DEFENSOR DOS GATOS E DOS CABRITINHOS... SÓ ASSIM PRA PDER ASSISTIR A NOVELA DAS 8 NA GLOBO...
 
JOAO DA SILVA em 06/05/2011 05:12:51
eu pagava 135,00reais na minha agora chegou uma de 258,00 como subiu 17% só na matematica da companhia de luz.reclamar onde se vc só direito de pagar. ou ficar no escuro.
 
SEBASTIAO CARMO em 06/05/2011 05:11:42
O Mato Grosso do Sul, é o pior Estado do Brasil mesmo. Daqui uns dias teremos que voltar na era antiga onde não se usava energia. Quando a população começar a migrar para outros estado talvez os governantes irão fazer alguma coisa. Bom eles estão certos com o inicio da cobrança do icms pela internet, caiu a compra de aparelhos eletronicos, então ninguem mais vai gastar energia. O geito é comprar vela e acender à noite....
 
thiago souza em 06/05/2011 05:07:16
Este aumento é um absurdo. recebi minha conta de luz hj , com os 17,49% teve um aumento de R$50,00, a mais na conta, teremos que ficar as escuras, para econimizar e tentar abaixar a conta de luz. é um roubo..............
 
Geanine veiber silva em 06/05/2011 04:57:26
do jeito que a coisa esta vai ter muita gente fazendo cabrito bééééé
 
josé roberto em 06/05/2011 04:54:10
Terra de ninguém , cobram e pagamos, reclamos ,e não somos ouvidos...eles decidem e fazem .. Até quando iremos pagar a conta sozinhos!!!...
 
Josué em 06/05/2011 04:50:47
Espanto maior causaria ao brasileiro se os preços em geral caíssem. Aumento temos todos os dias e em todos os seguimentos, seja energia, combustível, cesta básica, etc.... Afinal, temos o governo que merecemos.....
 
heraldo tomaz em 06/05/2011 04:45:39
COMO EU PAGO UMA CONTA DE ENERGIA ASSIM GANHANDO A ESMOLA QUE EU GANHO??????
 
Thiego Pacheco em 06/05/2011 04:43:17
Enquanto tiver politicos corruptos tudo aumenta nada diminui, ou vcs acham que eles vão deixar essa boquinha.
 
HELIO APARECIDO ZARAMELO em 06/05/2011 04:28:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions