A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/11/2012 10:23

Conta de luz chega mais alta e consumidor reclama na Capital

Luciana Brazil
Com as contas na mão, Célia já se preocupa com a próxima fatura. (Fotos:Simão Nogueira)Com as contas na mão, Célia já se preocupa com a próxima fatura. (Fotos:Simão Nogueira)

Apesar de a Enersul (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul) garantir que os reajustes na conta de luz só aconteçam uma vez ao ano, o que ocorreu em 2012, em março, em Campo Grande as faturas que estão chegando estão provocando as queixas da população de Campo Grande.

 “A conta do mês de setembro veio R$238 e no mês de novembro o valor subiu para R$267. Isso porque eu fiquei fora de casa durante 13 dias”, conta a dona de casa Célia Domingues, 45 anos.

Segundo ela, ao fazer a consulta pelo telefone na empresa de energia para saber em quanto já está a conta do mês de novembro, que vence no início de dezembro, o susto foi ainda maior. “Vai ser mais de R$300, porque liguei esses dias e já estava em R$289. Está muito caro”, conta Célia, que diz não ter ar-condicionado e apenas um chuveiro.

A Enersul informou que muitos clientes pedem o troca do medidor quando estão danificados, o que pode resultar na diferença de valor da conta. A empresa explica que são, geralmente, medidores antigos, que depois de substituídos passam a aferir o consumo corretamente.

Moradora do Cabreúva, Joaninha Neto Barbosa, 77 anos, diz que o dinheiro desprendido a mais neste mês na conta de energia, fez falta no orçamento da casa. “Costumo pagar entre R$70 e R$80 e neste mês paguei R$40 a mais. Com esse dinheiro eu poderia ir ao supermercado”.

Dinheiro gasto na conta, poderia ser usado no supermercado, lembra Joaninha.Dinheiro gasto na conta, poderia ser usado no supermercado, lembra Joaninha.

Com medo da próxima conta, a empresária Juliana Santos, 37 anos, diz que já se preparou para pagar ainda mais caro no mês que vem. “Esse mês veio R$50 mais caro e eu não troquei medidor e já moro aqui há três anos. Não sei por que veio mais caro. Estou com medo do que vou enfrentar na próxima”.

A empresa de energia elétrica lembra que o tempo quente registrado na cidade pode ser um dos fatores para o aumento no consumo, mesmo que os moradores não se dêem conta de que passam a usar mais ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que liderou os trabalhos da CPI da Enersul e desde então tem se pronunciado sobre o tema, ocupou nesta semana a tribuna da Assembléia Legislativa para pedir que órgãos reguladores estejam atentos sobre os valores da tarifa.

O superintendente do Procon Alexandre Rezende destacou que as reclamações sobre energia elétrica são comuns no órgão. "As conta de luz são campeãs de queixas. É importante que os consumidores estejam atentos e peçam a averição do relógio, quando houver necessidade".

Alexandre ainda ressaltou que a energia no Estado é muito cara, o que só faz aumentar os índices de queixas. Ele lembrou que todas as reclamações são analisadas individualmente pelo Procon.

Resolução:A Medida Provisória 579/12 que deve reduzir em 20,2%, a partir de 2013, os encargos federais do tipo A da conta de energia elétrica dos brasileiros foi publicada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 12 de setembro. Caso seja aprovada, a redução do imposto deve significar uma economia de cera de 7% na conta de energia.

 



MINHA CONTA DE LUZ DE FEVEREIRO PARA MARÇO DE 2013 SUBIU DE 69,20 PARA 544,28 COMO PODE ISSO? SERÁ QUE É O FIM DO MUNDO?
 
anderso n delfino em 19/03/2013 21:08:58
minha luz vei o drobo reclamei nada adiantou si nao paga fica no escuro minguen merece chega de sacanagen
 
lenice laio em 07/02/2013 23:20:39
minha conta vei o dobro mas cara ninguem merece
 
gene gonçalve em 07/02/2013 23:08:52
minha conta vei o dobro mas cara asin ninguem merece abisurdo
 
gemi gomçalves em 07/02/2013 23:06:06
Gente vamos abrir uma grupo no face tipo: Energia eletrica de Campo Grande e combinarmos uma passeata e parar em frente a enersul .
 
Ritha Cassia Lima em 01/12/2012 11:27:34
Nossos governantes deveriam tomar vergonha na cara, pois só estão no poder porque nós os colocamos lá e deveriam atender as reenvidicações da população quanto ao absurdo (ROUBO) que está sendo praticado pela empresa ENERSUL, que ja vem roubando a população sul-matogossese a muitos anos, vide comparação com preço da energgia elétrico do nosso estado vizinho " MATO GROSSO". Pois o que mais parece é que o nosso governador e alguns deputados estão ligados diretamente com tal empresa, tamanho descaso com que tatam tal assunto. Será que precisamos parar a nossa capital com um BOICOTE ao pagamento da conta de ENERGIA ELÉTRICA para ai alguma ação ser tomada pelo poder públioco???? Por Nesso hora somem o MINISTÉRIO PÚBLICO, a OAB, o PROCON, etc... Ta mais que na hora da população ser respeitada..
 
ARLEY NOGUEIRA em 01/12/2012 10:03:07
Minha conta veio alta também, moramos eu e meu esposo que passamos quase todo o dia fora a UNICA coisa que fica ligada é a geladeira( economica A) e chegamos em casa apenas praticamente para dormir, nosso chuveiro está no gelado e SURPRENDENTEMENTE nossa conta subiu 20,00 a mais ! E eu ouvi em jornal A SENHORA PRESIDENTA DIZER SOBRE A BAIXA DA ENERGIA SERÁ QUE FIZERAM O CONTRÁRIO OU AUMENTARAM PARA QUANDO "BAIXAR NOS PRIMEIROS MESES DE 2013 FICAR NA MESMA HEIM?"""? CORRUPITOS DUMA FIGA !!!
 
Paula Hernandes em 01/12/2012 09:22:25
SEI NÃO....... ACHO QUE ESTAMOS SENDO ROUBADOS....E PELO JEITO CONTINUAREMOS A SER..... TEM ALGO ERRADO EM ALGUM LUGAR, MAS COMO SOMOS BONS BRASILEIROS ....ACATAMOS , COMO BONS CARNEIROS.
 
rodolfo de toledo em 01/12/2012 09:14:30
Todos nós clientes lezados por essa Empresa Enegética devemos nos unir e munidos das três últimas contas de energia entrar com uma ação judicial junto ao Ministério Público Federal,pois haja visto que o Ministério Público Estadual não tem poder para conter ou punir essa Enersul (Rede Energia) em nossa defesa. Vamos cria uma corrente eletrônica na Internet denunciando esses absurdos para todos saberem oque sofremos aqui sem defensores a nosso favor.
 
Elaine Fagundes em 01/12/2012 09:09:28
SE O CONSUMIDOR ESTA SENDO ASSALTADO CONSTANTEMENTE, NINGUEM FAZ NADA.. O MESMO CONSUMIDOR PODE PLEITEAR UMA OUTRA CONCESSIONARIA? SERA QUE É POSSIVEL ISTO? SE OS PODERES CONSTITUIDOS NAO FAZEM P... NENHUMA, O FERRO SO VAI ENTRANDO NO... CONSUMIDOR... O QUE RESTA PARA NOS? VOLTAR A LUZ DE VELAS? HOJE NAO ESTA SENDO O PRINCIPAL A LUTA POR UM PRATO DE COMIDA, MAS SIM A LUTA PARA PAGAR UMA LAMPADA ACESA... P.Q.P... VAI CHEGAR UM PONTO QUE NAO VAI DAR MESMO...
 
Renato Dutra em 01/12/2012 08:24:05
A CONFERIR.... A ENERSUL BRIGOU TANTO CONTRA OS GATOS, QUE APOS IDENTIFICAR COMO ERAM FEITOS, ADOTOU O MESMO PARA FERRAR COM OS CONSUMIDORES.. TEM QUE POR A POLICIA PARA CHECAR SE ISTO REALMENTE NAO E VERDADE!! O MESMO ESTARDALHAÇO QUE ELES FAZEM PARA INTIMIDAR O CONSUMIDOR, FAÇAM COM ELA... QUEM FOI PEGO ROUBANDO NOS JA SABEMOS NAO É? A BENDITA DEVOLUÇAO ESTA AI PARA EU NAO MENTIR...
 
Renato Dutra em 01/12/2012 08:16:09
ola pessoal pode marca a caminhada e conta comigo esto com vcs nao abro vamos fazer barulho campo grande..... a uniao fas a força.................
 
kelly soares da silva em 01/12/2012 07:44:54
Vamos todos ficar de olho na hora da votação da MP da Presidenta Dilma, onde reduz em 20% a energia. Em votação como esta que indicam quais são os políticos que é favor do povo. "ESTAMOS DE OLHO"
 
Antonio Fernandes em 01/12/2012 06:52:53
A Dilma falou e muito durante a campanha dela que iriam fazer de tudo para reduzir a tarifa da energia no país todo... lembram bem?? Pois é, e espero que daqui a 2 anos na próxima eleição, os eleitores que estão insatisfeitos neste exato momento, não se esqueçam até lá o transtorno que estão passando agora... já nem sei mais o que fazer para economizar energia... A situação tá feia mesmo pois não tem para onde correr. E experimenta atrasar 1 mês para ver o que acontece...
 
Marcello Batio em 30/11/2012 23:45:07
A minha conta de 120,00 a média foi pra 155.00, qdo a gente liga ta normal e pra trocar esses medidores com certeza tem que pagar a mais tam^´em.
 
silvia Mota em 30/11/2012 22:55:27
concordo com a elia bento vamos nos unir nas ruas pra esse povo parar de roubar o povo e nao e so a enersul nao a aguas tambem
 
carlos santos em 30/11/2012 22:05:18
O QUE MAIS ME INTRIGA É PORQUE O GOVERNO NÃO FAZ NADA, A JUSTIÇA MUITO MENOS E OS DEPUTADOS MENOS AINDA.ENFIM ESTAMOS PERDIDOS , ESFOLIADOS E ESFOLADOS NAS MÃOS DE PESSOAS GANANCIOSAS E SEM ESCRUPULOS.
 
Diva Tomaz de Aquino em 30/11/2012 22:00:32
Realmente é abusivo o que a ENERSUL faz com o consumidor, logo estaremos trabalhando somente para pagar a conta de energia, moro em um apartamento pequeno trabalho o dia inteiro e a conta nesses 3 ultimos meses disparou chegando a 170 reais! acho que teremos que voltar a idade da pedra e iluminar a casa e cozinhar com fogo! Cadê os nossos direitos?! Concordo plenamente com o Gilson temos que fazer uma manifestação porque se deixarmos do jeito que esta com certeza só vai piorar!
 
Paulo Silva em 30/11/2012 21:53:10
A minha conta subio de R$ 280,00 para simplsmente R$ 800,00 e ninguem veio me perguntar porque, mas quando me mudei para esta casa e o morador antigo pagava em torno de R$ 400,00 e abaixou para R$ 300,00 no mes seguinte fizerao a substituiçao do relogio. Se eu fasso algo errado pago multa e ate posso ser detido, e eles quem vai responder por isso. Isso e realmente VERGONHOSO.
 
Itamar Fernandes em 30/11/2012 21:37:27
Deputado Marquinhos Trad por favor nos socorram novamente, só o senhor com sua ética e competência contra essa cobrança ilegal, olhe novamente pelo povo sul-matogrossense nos salvem!!!!!!!!!...Deus Abençõe...
 
Anderson Carlos Alves da Silva em 30/11/2012 21:29:41
sem contar que pagamos energia pública,a cidade esta uma escuridão isso e um assalto...
 
Maria arruda em 30/11/2012 20:54:46
Pessoal, precisamos nos unir para alcançarmos uma repercurssão maior pois isto é um absurdo!! DIvulguem nas redes sociais e vamos protestar!!!!
 
Aline Becker em 30/11/2012 20:17:24
Minha conta até setembro estava uma média de 90,00, de uns meses pra cá veio 206,00, 216,00 e agora em dezembro sabe-se lá o que vem. MINISTÉRIO PÚBLICO já!! Poxa, quer dizer que pra eu ter que pagar uma conta justa eu não posso ter nada em casa???? Se tiver um ar, uma geladeira, uma máquina de lavar e um chuveiro eu tenho que desembolsar 400,00?????? UMA VERGONHA.
 
Paulo Bonsini em 30/11/2012 20:14:46
SOCORRO...a minha conta saltou de $480,00 para $670,00 um absurdoooo eu nem sei mais o que faço já liguei lá reclamei eles me mandaram uma carta dizendo que está certo ...mas como certo se eles nem vieram aqui ver o meu relogio????Policia kd vcs...Ministerio Publico kd vcs????Socorro
 
Ana Berrocal em 30/11/2012 18:48:51
Outro dia vieram da enersul vericar o relogio nao tinha nada ai eles abriram todo o relogio e fecharam de novo, depois disso minha conta aumentou o dobro. Só porque eu pagava barato eles vieram verificar o relogio. agora qu epago caro eu ligo e eles nem aparecem, dizem que estão ocupado. Ai tbem fiquei sabendo atraves de amigos. que quando eles abrem o relogio la dentro da pra configurar o relogio. ai eles colocam pra gastar mais.
 
marco da silva em 30/11/2012 18:31:43
Pessoal , vamos nos unir e ir pra rua. Pois é escancarado o roubo. A força esta em nossas maos.
A Enersul está fazendo o que quer com os consumidores, temos que dar um basta já.
 
gilvania silva em 30/11/2012 18:19:37
Se os consumidores guardam as contas de energia ja pagas vao verificar que todos os anos nos meses de novembro e dezembro a conta aumenta em pelo menos 10%, não seria para faturar mais e pagar o 13º, acompanho isso a mais de 3 anos e sempre nessa epoca e quando mais os consumidores reclamam.
FICA UM ALERTA AO PODER PUBLICO.
 
Odair Rosa em 30/11/2012 16:44:05
SOCCOOOORROOO !!!!! CADÊÊÊÊ O MINISTÉRIO PÚBLICOOOO ?????
 
Marcos Figiredo em 30/11/2012 16:31:30
E eu que não tenho nem ventilador, nem ar condicionado, nem ferro elétrico, nem microondas, nem maquina de lavar, nem outro aparelho elétrico... somente uma geladeira, um televisor (Led), e chuveiro elétrico (não uso quente, estamos no verão), meu consumo é de 130 kw mês, aproximadamente 90 reais , a Enersul diz que não tem erro em leitura, fizeram a aferição e aumentou ainda mais a conta... então não sei como agir...
 
Paulo Louveira em 30/11/2012 16:12:25
Realmente estranho pois em minha residencia a conta diminuiu este mês cerca de 18%, porem ainda acho um "assalto" essa tarifa.
 
Marcio Brunholi em 30/11/2012 15:34:12
concordo com vc elia temos que nos unir e protestar contra mais esse roubo no bolso da gente,eu pagava 116,00 agora a conta nova chegou por 232,00 sendo que mora so eu e meu filho e so chegamos a noite isso e um absurdo
 
AGNALDO ESPINOSA em 30/11/2012 15:32:47
VAMOS NOS UNIR E IR AS RUAS, ALGO TEM DE SER FEITO
 
elia bento em 30/11/2012 15:07:55
No mes de outubro minha conta dobrou de valor,disseram -me q teria q trocar o medidor ,e ainda paguei pra isso,mas parece q foi pior a conta veio ainda mais alta mesmo tomando muito cuidado no gasto da energia,mas naum adianta nem reclamar ,pois a enersul tem sempre razao ,nós os consumidores é q estamos gastando de mais.....o roubo é grande e ninguem faz nada....isso é um absurdo....me sinto impotente sem saber a quem recorrer...
 
ceres lia severo rodrigues em 30/11/2012 14:48:31
Faço coro a todos os que estão reclamando da ENERSUL, na minha casa aconteceu a mesma coisa, nos dois últimos meses a conta de luz aumentou drasticamente sem que houvesse mudança no padrão do consumo da família, eu e meu marido ficamos fora durante 12 dias, quero ver como virá a próxima conta, pois são duas pessoas a menos na casa. Vai servir para comparar. Tem alguma coisa estranha nessa mudança de valores, sem alteração no consumo e agora vejo que isso é geral. Espero providências dos órgãos responsáveis, com urgência!!!!!
 
Rovena Ceccon em 30/11/2012 14:40:46
Minha conta quase quadruplicou nos ultimos 3 meses.
Meu apartamento é supersimples e muito pequeno, mas a conta de energia elétrica é muito alta, levando-se em conta que habitam essa residencia é somente 2 pessoas e que só chega á noite em casa.
Cadê o MP para investigar isso?
 
João Luiz Mendes em 30/11/2012 14:31:20
A ENERSUL a tempo vem nos colocando nesta situação , e ninguem faz, nada. Não adianta reclamar pq são eles que vão verificar a situação. Como ficamos nos consumidores? Porque se deixamos de pagar a conta eles vem e cortam, sem dar tempo a uma explicação, é um absurdo a gente pq a nossa iluminação tão cara.
 
CELIA ALVES DE LIMA em 30/11/2012 13:49:00
Quase cai durinha no momento que recebi a conta ref mes 11/12, R$ 140,63 e no mes 10/12 paguei R$ 45,03...e la em casa NADA mudou. Ou seja algo podre no ar...liguei na enersul para reclamar, protocolei a reclamação e eles me perguntaram O QUE A SENHORA DESEJA QUE A EMPRESA FAÇA QUANTO A SUA RECLAMAÇÃO? Ainda bem que sou educada...agora resta-me esperar!!! daqui 30 dias me dão uma resposta....rs rs rs positiva eu espero!
 
Moema almeida em 30/11/2012 13:23:07
pessoal temos que ir para as ruas com manifestaçoes pacíficas, contra esses abusos desta empresa enersul . só assim vamos ser ouvidos pelos politicos nós temos a força é só acreditar.
 
gilson cesar mattos em 30/11/2012 13:11:20
Moro em Rio Brilhante e tenho dois medidores e as duas contas duplicaram e só agora depois desta alta trocaram um medidor, mas a conta ja tinha vindo alta e pelo que to acompanhando o novo medidor agora é que a coisa vai pegar pelo jeito. Tamos é ferrado com essa tal ENERSUL. Governo estadual ou federal ou sei lá quem, toma providencia. Eu percebi tambem que a base de calculo do icms é calculado do valor final da conta onde na soma já está os impostos e creio que pagamos impostos sobres impostos. Os mais entendidos dá uma verificada nisso ai..
 
FILADELFO GOMES FERREIRA em 30/11/2012 12:37:07
Enersul, quando pega um cidadão furtando energia estampa nos jornais e diz que o cara e bandido e quando uma empresa furta o consumidor com contas caras? como fica, não tem uma punição para ela tb? cade as empresas de regulação dos serviços?

vamos protestar contra este furto em nossos bolsos...
 
edson f. da silva em 30/11/2012 12:01:40
Na minha casa trocaram o medidor há um tempo atrás, pois alegaram que ele
estava empoeirado e não estava gastando o que eles desejavam, de lá pára cá, a conta só tem aumentado, meu medidor
é trifásico (por isso deveria cobrar menos), gastei um absurdo com eletricista,
troquei a fiação, troquei todas as lampadas comum por lampadas frias, mas
mesmo com todas essa medidas, a conta não para de subir, se eu reclamar
irão abrir um processo, vai demorar anos para concluir e no final irão alegar
que "eles" (enersul) estão corretos, como sempre. A corda sempre arrebenta
do lado mais fraco, no caso, do lado mais pobre. E vamos ficando refém dos poderosos, como sempre.
 
Helena Xavier em 30/11/2012 11:47:32
Da uma olhada na minha situação.. Saio de casa as 08 e volto as 20hrs.. na moro sozinha.. na minha casa só tem uma geladeira nova.. (consumo A).. e uso a maquina de lavar a cada 15 dias.. e pra passar rouba tbm.. 15 dias..e minha conta veio 164,28.. ta de brincadeira com a minha cara neh..?? liguei la pra ver o que esta acontecendo com o relógio.. e eles me disseram que tem o prazo de 30 dias.. e esse prazo ja passou.. e ele não foram ver o que esta acontecendo.. e eu sou .. obrigada a pagar essa conta.. por q se ele não aparecer.. vou ter que pagar o juros.. pode uma coisa dessa?? depois eles reclamam que o povo faz gato.. mas se ao menos cobra-se um valor coerente.. não existiria isso.. e outra.. essas pessoas que fazem gato.. certeza que agente paga pelo o que eles não pagam. absurdo
 
PATRICIA MIRAS em 30/11/2012 11:46:33
Essa Enersul é uma empresa sem credibilidade nenhuma, estão praticando crime cobrando valores absurdos como esse, porque com certeza isso é roubo. Nossos governantes precisam urgentemente investigar essa empresa, não podemos ficar mais a mercê dessas empresas que se instalam em nosso Estado e fazem o que querem. CHEGA DE ROUBOS!!!
 
Thales Ribeiro Mendes em 30/11/2012 11:43:19
Cadê??? O Ministério Público investiga essa Enersul que mais parece uma empresa de caça-níquel.
 
Luciano Silgueiros em 30/11/2012 11:37:05
engraçado agente rouba 1 banana no mercado agente e preso quem sera que vai prender essas pessoas que trabalha na enesul cambada de fagabundo doa a quem doer
 
julio cesar orlandi em 30/11/2012 11:26:13
Concordo plenamente com as reclamações acima e acredito que estão praticando esses aumentos para dsepois aplicarem a reduçãso de valores prevista para 2013 em cima dos valores mais altos pagos até dezembro. Não tenho nenhum eletrodoméstico adquirido recentemente, moro em apartamento, o consumo é sempre o mesmo, no entanto, paguei R$ 135,47 (julho) - R$ 139,83 (agosto) - R$ 173,88 (setembro) - R$ 214,00 (outubro) e R$ 224,84 (novembro). Tem alogo errado nisso tudo.
 
Lucílio Elias da Silva Antunes em 30/11/2012 11:24:42
Em minha casa somos eu, meu esposo e minha filha de 2 anos, passamos o dia todo fora e estamos em casa somente depois das 18horas, minha conta que vence em 05/12 veio 166,35 a que vence em Janeiro de 2013 que inclusive ja chegou, veio 248,71 quando vi levei maior susto, mas aprendi que manda quem pode, obedece quem tem juizo né??
 
Waleska Borges em 30/11/2012 11:20:38
DEVE HAVER ALGO DE ERRADO MESMO...
ALGUÉM DEVERIA INVESTIGAR!
POBRES DE NÓS CONSUMIDORES.
 
zaira abdul em 30/11/2012 11:19:30
É isso msm, a enersul esta roubando e pra valer, esse mês minha conta tbem veio a mais, do q o comum, e pra completar, no dia q fizeram a medição e deixaram a conta em casa, fui conferir o meu padrao com a conta e ele me roubaram 4volts, é pouco, mais todo mes aumentando assim, esta ai a explicação! Agora todo mes vou conferir o relogio com a conta d energia, so q liguei no msm dia e nao resolveram pq a conta nao havia sido lançada no sistema, liguei novamente e nao resolveram nada.... É revoltante é absurdo....
 
Katiane Santos em 30/11/2012 11:13:43
A Enersul informou que muitos clientes trocaram o medidor do imóvel, isso e mentira, pois quem troca e esta trocando os medidores e a Enersul, nenhum morador pede pra fazer troca, conforme o eleitor Anderson dias diz e certo: Aumenta agora e em Janeiro vai aparecer bem estampado nas primeiras paginas dos Jornais " Enersul e a primeira Empresa a baixar conta de Luz" querem ver? e so aguardar.
 
Antonio Garcia em 30/11/2012 11:02:21
nossa a dessa senhora ta barata, pois a minha ate mes passado era R$238,00 esse mes veio R$441,80...........
isso pq mora so eu e meu esposo em na casa, e ainda vamos somente pra dormi. ENERSUL......OU Alguem ta ROUPANDO .
 
Tamara Thaissiany Falleiros marcon em 30/11/2012 10:56:52
Ja Estão bolando algo, pois a Dilma falou que em janeiro de 2013, a conta ia abaixar. então a enersul vai ter que ganhar, se nao vai sair perdendo, as contas vão é aumentar em vez de abaixar, essa jogada de abaixar é para o consumidor nao reclamar depois do aumento
 
anderson dias em 30/11/2012 10:45:32
Acho que alguma coisa esta acontencendo nesta empresa. Nas últimas 03 faturar o valor do meu gasto com a energia vem subindo cerca de 50 reais/mês. (ex 200,00, 250,00 e 300,00). Quero ver quando vai parar de subir! e olha que eu cuido muito.
 
Ricardo Machado em 30/11/2012 10:43:02
É um Roubo a energia no MS. Minha conta com vencimento de nov/2012, veio o dobro dos meses anteriores, meu tempo em casa é o mesmo e os eletroeletrônico que pouco são usados também. Inclusive, tenho parado menos em casa, como pode subir tanto???meus animais, não sabem nem ligar um interruptor de energia, só eles ficam em casa o tempo todo.
Pensei seriamente em procurar o Delegado, aquele que sempre acompanha o pessoal da ENERSUL, no combate contra furto de energia, mas no meu caso, seria sobre o ROUBO da enersul junto aos consumidores, rs,rs,rs...será que ele fará alguma coisa,rs,rs,rs...
 
Neyde de Oliveira em 30/11/2012 10:36:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions