ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Meta é vacinar 290 mil até a chegada do inverno para evitar colapso na Capital

Autoridades reforçaram importância de imunização contra a influenza durante campanha "Dia D" de vacinação

Jhefferson Gamarra e Dayene Paz | 30/04/2022 10:28
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A chegada do inverno traz o temor de uma eventual sobrecarga nas unidades de saúde por conta de doenças respiratórias, incluindo a gripe. Para evitar um aumento de casos, e consequentemente óbitos, a prefeitura de Campo Grande abriu 17 polos neste sábado (30), para o “Dia D” da campanha nacional de imunização contra gripe e sarampo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a meta inicial na Capital é vacinar, até o fim de maio, pelo menos 90% das 290 mil pessoas que fazem parte do público-alvo contra a gripe, composto por crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, Idosos, gestantes e puérperas (período até 45 dias após o parto).

Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, no lançamento da Campanha. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, no lançamento da Campanha. (Foto: Kísie Ainoã)

“Essa é a época onde começa o inverno e temos alta incidência de doenças respiratórias. Precisamos chegar aos próximos 45 dias com alto índice de cobertura, porque senão teremos uma superlotação nas unidades de saúde, aumento no número de óbitos”, alertou o titular da Saúde durante lançamento da campanha. “Temos que lembrar que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades e qualquer dia é Dia D de vacinação”, concluiu.

Presente no evento de lançamento da campanha, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriotas), ressaltou a importância da cobertura vacinal, principalmente devido ao retorno das aulas presenciais.

Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes no lançamento da campanha 'Dia D' de vacinação. (Foto: Kísie Ainoã)
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes no lançamento da campanha 'Dia D' de vacinação. (Foto: Kísie Ainoã)

“Esse período de inverno vai entrar e a gente sabe que nossas crianças ficam mais sucessíveis ao vírus. É o momento de buscar mecanismos e um meio para diminuir o impacto que o inverno traz para nossos filhos, principalmente por se tratar de um período escolar onde as crianças acabam pegando o vírus”, lembrou a chefe do Executivo.

Dona de casa, Patrícia Nogueira, 40 anos, aproveitou a campanha para imunizar a filha de 4 anos, matriculada em uma unidade escolar. “Decidi trazer porque ele vai pra creche, então previno muita coisa. Não custa nada, não deixo atrasar vacina alguma, inclusive, lá em casa estão todos vacinados contra a covid, menos ela, que ainda não tem idade, mas assim que puder, ela vai vacinar”, informou a mãe.

Também para manter a caderneta de vacinação em dia, Eva Peres da Silva, 47 anos, tirou um tempinho na manhã ensolarada de sábado para imunizar a filha. “É muito importante essa campanha, temos que trazer as crianças, porque se vier uma gripe, ela pega mais fraquinha. Mantenho sempre o caderno de vacinação em dia”.

Dona de casa levou filha para vacinar contra influenza. (Foto: Kísie Ainoã)
Dona de casa levou filha para vacinar contra influenza. (Foto: Kísie Ainoã)

Novo público - A partir da próxima terça-feira (03), fica liberado o início da imunização dos públicos que fazem parte da segunda etapa. São eles: população indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Nos siga no Google Notícias