ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Contra enchentes, prefeitura prevê tirar 2 mil caminhões de terra de córrego

Objetivo é retirar a areia acumulada nas duas barragens do córrego e a estimativa é de que ao menos 2 mil caminhões de areia sejam retirados do local

Liniker Ribeiro | 23/10/2018 16:36
Equipes atuando na retirada da areia acumulada no Córrego Segredo
Equipes atuando na retirada da areia acumulada no Córrego Segredo

Equipes da prefeitura deram início, nesta terça-feira (23), ao trabalho de desassoreamento do Córrego Segredo, na altura do bairro Estrela do Sul, região norte de Campo Grande. O objetivo é retirar a areia acumulada nas duas barragens do córrego e evitar enchentes. A estimativa é de que ao menos 2 mil caminhões de areia sejam retirados do local.

“Parte desta areia desceu das cabeceiras há mais de sete anos, carregada quando a erosão dentro da Mata do Segredo que na época colocou em risco o corredor da Nova Lima, a Rua Marques de Herval, exigindo a execução de uma obra de contenção na voçoroca aberta", afirma o secretário-adjunto da Sisep, Ariel Serra.

O serviço está sendo realizado pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). Com a limpeza, a ideia melhorar a vazão do córrego, que tem capacidade de represar 40 milhões de água, de acordo com a prefeitura.

O trabalho realizado na região norte da cidade deve impactar pontos críticos da cidade, como na altura da rotatória das avenidas Ernesto Geisel e Rachid Neder, conhecidos por grandes alagamentos em dias de chuva em maior potencial.

Avenida Ernesto Geisel suja de lama após trecho ficar alagado no dia 3 de outubro (Foto: Anahi Gurgel)
Avenida Ernesto Geisel suja de lama após trecho ficar alagado no dia 3 de outubro (Foto: Anahi Gurgel)

A última delas, no dia 3 de outubro, fez o córrego Segredo transbordar e o trecho da Ernesto Geisel, entre as avenidas Euler de Azevedo e Rachid Neder, no São Francisco, a água cobriu veículos e interrompeu o tráfego.

Ao todo, estão sendo utilizadas na ação 10 caminhões - com capacidade de transportar 10 metros cúbicos cada - e duas retroescavadeiras. A previsão é de que o serviço seja concluído em 40 dias.

As equipes também vão trabalhar na manutenção das barragens do Sóter, onde estão previstas algumas adequações para aumentar a capacidade de retenção de água e com isto melhorar a vazão.

Nos siga no Google Notícias