ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Coqueiro derrubado com ninho de periquito estava podre, diz bióloga

Derrubada foi descoberta por leitor que entrou em contato com o Campo Grande News

Guilherme Henri | 07/11/2017 11:51
Bióloga e integrantes de projeto em análise a ninho em coqueira derrubado (Foto: Paulo Francis)
Bióloga e integrantes de projeto em análise a ninho em coqueira derrubado (Foto: Paulo Francis)

Os coqueiros cortados na avenida Afonso Pena estavam podres e a derrubada pode ter sido feita para evitar quedas com acidentes na Capital.

A hipótese foi levantada pela coordenadora do projeto Arara Azul, Neiva Maria Robaldo Guedes durante vistoria nesta manhã ao ninho de periquito, que acabou destruído durante o corte das árvores.

De acordo com a bióloga, o ninho que era habitado pelos periquitos foi de araras em 2011, o que a preocupou quando recebeu a notícia de que filhotes de aves haviam morrido na derrubada.

“Verificamos que as árvores estavam podres e que os filhotes pertencem a uma espécie de periquito. Já o ninho com o qual estávamos preocupamos, que fica próximo a um local de eventos está intacto e ainda é o lar de duas araras filhotes, que tem 79 dias”, esclarece Neiva.

Ainda segundo a coordenadora, são monitorados 148 ninhos em Campo Grande. Deles em 58 foram encontrados 173 ovos que geraram 104 araras.

Integrantes de projeto com arara em outro ninho analisado (Foto: Geisy Garnes)
Integrantes de projeto com arara em outro ninho analisado (Foto: Geisy Garnes)

Denúncia - A denúncia chegou ao Campo Grande News nesta terça-feira (7). Todos os dias assistente administrativo Edison de Oliveira, de 33 anos, pega ônibus em um dos pontos da avenida e desde ontem percebeu os coqueiros derrubados, mas foi nesta manhã que ele realmente viu que a situação era mais grave.

“Eu sempre ficava admirando as araras e desde ontem eu reparei que os coqueiros haviam caído, mas por conta da chuva imaginei que fosse com o vento. Mas hoje vindo trabalhar novamente notei que os coqueiros da avenida toda estavam derrubados, então fui olhar de perto e vi os ovos quebrados e um filhote morto”, contou Edison, que acreditava que os filhotes eram de arara.

O leitor disse estar indignado. “Eles nem avaliaram antes de fazer o corte. Pedem tanto a preservação dos bichos e tomam uma atitude dessa?”, afirmou Edison.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande para saber quem autorizou o corte dos coqueiros, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias