ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Crianças que se vacinam precisam aguardar 20 minutos em observação

“Isso é cautela. Não temos registros de que a vacina fez mal para alguma criança”, reforçou o prefeito

Viviane Oliveira e Caroline Maldonado | 15/01/2022 10:28
Prefeito ao lado de José Luis da Silva Duarte, de 5 anos, que recebeu a primeira vacina aplicada pelo secretário de Saúde, José Mauro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeito ao lado de José Luis da Silva Duarte, de 5 anos, que recebeu a primeira vacina aplicada pelo secretário de Saúde, José Mauro. (Foto: Henrique Kawaminami)

Diferente dos adultos, cada criança, depois de receber a vacina, deve ficar por, pelo menos, 20 minutos na unidade em que recebeu o imunizante para observação, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

“Isso é cautela. Não temos registros de que a vacina fez mal para alguma criança no mundo todo”, reforçou o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), na manhã deste sábado (15), na USF (Unidade de Saúde da Família) São Benedito, durante a abertura da campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Segundo ele, por isso que ainda não foi feito o driv- thru. “Estamos vendo, mas temos esse receio de que a criança se vacine e o pai vá embora antes dos 20 minutos”. Segundo o prefeito, Campo Grande tem 90 mil crianças de 5 a 11 anos, mas apenas 13,5 mil foram cadastradas até o momento.

“Não sei o porquê ainda, depois de tantos óbitos e imagens fortes, tem gente que não acredita na vacina. Quando a ciência fala que crianças têm que ser protegidas é porque muitas estão indo para as UTIs (Unidade de Terapias Intensivas). Então, tem que levar seu filho para vacinar”, reforçou o prefeito.

Ontem, a Capital recebeu o primeiro lote com 4.310 doses pediátricas. A prefeitura já havia anunciado e Marquinhos reforçou nesta manhã que escolas municipais serão cedidas para serem polos de vacinação dos alunos, atendendo as sete regiões da Capital e nas Moreninhas, além das unidades básicas. Os nomes das escolas participantes ainda não foram divulgados.

Movimentação de pais e crianças nesta manhã em posto de saúde da Comunidade Tia Eva. (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação de pais e crianças nesta manhã em posto de saúde da Comunidade Tia Eva. (Foto: Henrique Kawaminami)

A primeira vacina foi aplicada pelo secretário Municipal de Saúde, José Mauro, em José Luis da Silva Duarte, de 5 anos, morador da comunidade Tia Eva. “Hoje é um dia histórico. Vacinar os filhos é um ato de amor dos pais com os seus filhos. Orientamos que os pais façam cadastros e busquem uma unidade de saúde, porque vacinar é um ato de cidadania. É muito importante para toda a população”, ressaltou o titular da pasta.

José Mauro disse que a campanha começou justamente na comunidade que deu exemplo na imunização de adultos. “Praticamente 100% se vacinaram”, disse.

A campanha começou para crianças com comorbidades, quilombolas e também para menores de 11 anos completos sem comorbidades nascidos de janeiro a abril. Para agilizar o processo de vacinação, a Sesau (Secretária Municipal de Saúde) reforça a orientação para que pais ou responsáveis façam o cadastro pelo site da prefeitura. Veja abaixo, os locais de vacinação.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias