ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Crianças terão sobrenome modificado para homenagear avô materno

A decisão foi dada por desembargadores da 3ª Câmara Civil, em Campo Grande

Aletheya Alves | 24/09/2020 13:12
Fachada do Tribunal de Justiça em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fachada do Tribunal de Justiça em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Duas crianças terão o sobrenome modificado para homenagear avô materno que já faleceu. A decisão foi dada por desembargadores da 3ª Câmara Civil, que aceitaram o pedido da mãe para acrescentar o dado.

Conforme divulgado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a responsável pelas crianças relatou que o avô era muito próximo dos netos. Assim, a mãe resolveu acrescentar o sobrenome dele como forma de homenagem e perpetuação da identidade.

Devido o avô não possuir nenhuma familiar para dar continuidade em seu nome, a alteração tem como intenção não finalizar o ciclo. Por outro lado, a mãe solicitou retirada do sobrenome da avó para que o nome das crianças não fique tão longo, evitando algum tipo de preconceito.

Inicialmente o pedido foi negado, mas os desembargadores deram provimento ao recurso. Durante seu voto, o desembargador Paulo Alberto de Oliveira argumentou que o nome é uma forma de identificação e individualização das pessoas com importância.

Ele justificou que havendo motivo embasado, a pessoa tem direito a modificar o nome. Pensando nisso, o desembargador explicou que a alteração pedida pelos netos é possível e recomendável, já que além de manter ligação entre os familiares, irá perpetuar a linhagem do avô materno.

De acordo com o desembargador, a alteração não apresenta nenhum prejuízo para as crianças e familiares. “Diante do exposto, dou provimento para o fim de  retificar os registros de nascimento para que conste também o sobrenome do avô materno, mantendo-se inalterados os demais dados constantes nos respectivos assentos de nascimento”.

Nos siga no Google Notícias