ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Crime de feminicídio teve queda de quase 90% na Capital em 2021

Levantamento da Sejusp também mostra que homicídios e outros crimes caíram em relação a 2020

Ana Oshiro | 23/11/2021 09:01
Silvana foi única vítima de feminicídio em Campo Grande, até outubro. (Foto: Redes Sociais)
Silvana foi única vítima de feminicídio em Campo Grande, até outubro. (Foto: Redes Sociais)

Levantamento da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) mostrou que em Campo Grande houve queda em 8 dos 12 tipos de crimes monitorados pela secretaria. As maiores reduções foram registradas nos crimes contra a vida e contra o patrimônio.

Conforme os dados de janeiro a outubro de 2021, os feminicídios caíram 88,9% na Capital, passando de 9 casos em 2020, para 1 caso este ano. Já os homicídios passaram de 100 para 85 casos, uma redução de 15%.

A diarista Silvana Domingos dos Santos, de 31 anos, foi morta a golpes de barra de ferro no dia 17 de agosto deste ano, no Jardim Los Angeles, em Campo Grande. O assassino confesso, um pedreiro de 28 anos, disse ter cometido o crime, porque a vítima se recusou a devolver metade do dinheiro que ele havia pago por um programa sexual, depois de ficar menos tempo do que o combinado entre eles.

Apesar da grande queda de feminicídio em Campo Grande, a nível estadual, as mortes aumentaram. Entre janeiro e outubro de 2020, foram 29 mulheres assassinadas em Mato Grosso do Sul, neste ano, foram registrados 30 feminicídios no mesmo período.

Outros crimes - A segunda maior queda em Campo Grande, de 40%, foi registrada nos roubos seguidos de morte, em seguida, vem os roubos a comércios (-16,5%), os furtos de veículos (-9,1%) e roubos em vias urbanas (-8,7%). Também houve queda nos homicídios culposos no trânsito (-8%).

Antonio Carlos Videira, secretário da Sejusp, diz que dados refletem retorno dos investimentos. (Foto: Divulgação)
Antonio Carlos Videira, secretário da Sejusp, diz que dados refletem retorno dos investimentos. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul - Crimes caíram também no Estado, no índice geral, foram registradas quedas de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, de 23,1% nos roubos seguidos de morte, de 14,2% nos roubos ao comércio, de 10,8% nos roubos em via urbana e de 9% no agrupado geral de roubos. Em Mato Grosso do Sul, caíram também os furtos de veículos (-8,5%), os homicídios no trânsito (-11%) e os homicídios dolosos (0,9%), que é quando há intenção de matar.

Novas viaturas, armas e equipamentos, robustecimento no policiamento preventivo, pronto emprego da repressão com o GOI (Grupo de Operações e Investigações) em Campo Grande e com os SIG (Setores de Investigações Gerais), nas cidades do interior, são fatores que contribuíram para as reduções expressivas nos índices criminais, segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

“São resultados que mostram a eficiência não apenas da prevenção, como também da repressão que gera prevenção à medida que reprimimos o crime e prendemos autores de violência doméstica, além de evitarmos novas agressões, estamos prevenindo feminicídios. A mesma coisa ocorre com os autores contumazes de furtos e roubos, que quando tirados de circulação com as prisões, novos crimes deixam de acontecer”, afirmou Videira.

Faixa de Fronteira - De janeiro a outubro, crimes contra o patrimônio caíram também nos municípios da linha e faixa de fronteira. Os roubos a comércio apresentaram redução de 21,7%, os roubos seguidos de morte em 20%, os roubos em via urbana em 13,4% e o total de roubos, no agrupado, queda de 8,3%. Na faixa de fronteira, apresentaram quedas também os furtos de veículos (-7,3%) e os homicídios culposos no trânsito (-1,9%).

Nos siga no Google Notícias