ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Cruz peregrina chega ao Presídio de Segurança Máxima

Luciana Brazil | 26/06/2012 16:52
Detentos carregam a Cruz para dentro do presídio. (Fotos:Pedro Peralta)
Detentos carregam a Cruz para dentro do presídio. (Fotos:Pedro Peralta)

Entre cantos e orações, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial dos Jovens (JMJ), chegaram na tarde de hoje ao presídio de segurança máxima de Campo Grande.

A visita, destinada àqueles que estão privados da liberdade e cumprem pena pelos crimes cometidos, foi organizada pela Pastoral Carcerária. De acordo com o bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, a Cruz simboliza mais do que o amor de Jesus por nós, mas também o amor que devemos ter com os outros.

“A visita da Cruz a locais de dor e sofrimento faz parte da mensagem primordial de Jesus que é levar o amor às pessoas. Esse momento também nos faz recordar que todos somos filhos de Deus”.

Para Flavio Piffer, um dos coordenadores do “Bote Fé” - evento que prepara os jovens para a Jornada Mundial com o Papa Bento XVI - o objetivo é levar a Cruz às pessoas que passam por dificuldades.

“Essas visitas, como a do lixão, é também para chamar a atenção dos cristãos que se não houver amor, nada tem sentido. O amor pela Cruz nos faz ter amor pelo irmão que carrega uma cruz, como esses que estão aqui”, disse Dom Eduardo.

Ícone de Nossa Senhora é carregado por voluntários.
Ícone de Nossa Senhora é carregado por voluntários.

Esperança: Esperando na porta do presídio para visitar o esposo que cumpre pena por homicídio, uma mulher que preferiu não se identificar, disse que já sabia da visita da Cruz e juntando as mãos em ato de oração, fez uma prece. “Eu espero que esse momento possa levar um pouco de Deus para o meu marido e para todos os outros. Que a gente possa ter mais paz e amor”, afirmou.

Barrados na visita: Ainda sem uma explicação para a falta de autorização, a imprensa, presente no presídio para relatar o encontro dos presos com os símbolos da Jornada Mundial, foi impedida de registrar a visita, que segundo o bispo auxiliar era uma das mais importantes peregrinações da Cruz em Campo Grande.

O diretor do presídio, coronel Claudio Luiz de Oliveira, afirmou por telefone, a um dos coordenadores do “Bote Fé”, que agilizaria a liberação dos que haviam sido barrados, mas a imprensa ainda assim não conseguiu entrar.

A equipe do Campo Grande News entrou até o portão principal do presídio e conseguiu flagrar o momento em que os detentos ajudavam a carregar a Cruz para a área interna do local.

Fica, então, no imaginário de todos nós como foi a visita aos presos.

Peregrinação: Os símbolos seguem ainda hoje para a aldeia indígena Darcy Ribeiro. às 19 horas será celebrada uma missa de envio da Cruz e do Ícone para a Diocese de Coxim.

Nos siga no Google Notícias