ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

De bozó ao futebol, Jogos da População Negra são realizados no Pq. Ayrton Senna

Paula Maciulevicius | 06/11/2011 14:01

Durante todo o domingo no bairro Aero Rancho acontece a 5ª edição dos Jogos e Atividades Culturais da População Negra

Esses encontros são importantes, mostra o que cada comunidade tem e nos aproxima”, diz Sandro Marcos de Arruda. (Foto: Pedro Peralta)
Esses encontros são importantes, mostra o que cada comunidade tem e nos aproxima”, diz Sandro Marcos de Arruda. (Foto: Pedro Peralta)

De bozó ao futebol society, a diversidade nas modalidades esportivas já demonstrava a miscigenação do evento. Durante todo o domingo está sendo realizado no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, a 5ª edição dos Jogos e Atividades Culturais da População Negra.

Sentado à mesa o comerciante Sandro Marcos de Arruda, de 48 anos, dividia o jogo de dominó com o estudante Guilherme da Silva, de 14 anos, uma das modalidades dos jogos.

A integração entre comunidades negras de todo o Estado é o que esquenta o evento. “Esses encontros são importantes, mostra o que cada comunidade tem e nos aproxima”, diz o comerciante.

De família distante de negros, a vendedora Monique da Silva Souza, de 25 anos, agora loira, participava dos jogos de futebol de salão. Representante do Esporte Clube Estrela do Sul, ela conta que é bom interagir.

“É sempre bom e assim as pessoas se misturam, é todo mundo junto”, ressalta.

A conselheira dos direitos do negro Romilda Pizani responde de cara a mistura de raças ao dizer o sobrenome. “É a miscigenação”, diz em relação ao pezinho que tem na Itália.

Segundo ela a ideia é de integrar negros e não negros no mês em comemoração à consciência negra. “Onde estão todos juntos não há discriminação”, observa.

O calendário de comemorações não para por aqui, a programação segue até o dia 26 de novembro.

Nos siga no Google Notícias