De graça, Defensoria abre inscrições de cursos para mulheres com certificação
Projeto realizada aulas até dia 29 de abril, em escola no Bairro Moreninha III; interessadas devem acessar página na internet

Até dia 29 de abril, interessadas em uma nova experiência pessoal e profissional podem se inscrever em um dos cursos oferecidos pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, de graça. A 2ª edição do curso “Em Defesa Delas no Bairro”, foi lançada na última quarta-feira (11), na Moreninha III, e as aulas serão realizadas na Escola Estadual Aracy Eudociak.
Quem participar e obter, pelo menos, 75% de frequência em um dos cursos receberá um certificado. A proposta dos cursos, segundo o órgão, é orientar mulheres e promover amplamente o enfrentamento da violência gênero. A primeira turma do curso foi realizada em 2019.
“Atingimos um dos principais objetivos da Defensoria Pública, que é estar próxima às comunidades, promovendo o acesso ao direito. Por isso, vamos levar essa iniciativa, já no primeiro semestre de 2020, para um novo bairro, com a intenção de compartilhar ainda mais informações”, avalia a coordenadora do Nudem, Thaís Dominato.
Mulheres interessadas devem fazer as inscrições pela internet e se comprometer a participar de todas as etapas de formação do curso, repassar o conteúdo a outras mulheres e utilizá-lo no dia a dia para a transformação social. As aulas trabalham diversos temas para que mudanças de ordem social, política, econômica e cultural aconteçam no meio em que elas vivem.
Para a diretora do projeto ESDP-MS (Escola Superior da Defensoria Pública de MS), defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino, levar a educação em direitos até a população mais vulnerável é promover a difusão dos direitos humanos por meio da educação popular.
“O objetivo é fortalecer a rede de proteção e proporcionar - por meio da educação em direitos - a emancipação das mulheres do ciclo de violências. O resultado esperado é que mais mulheres se informem adequadamente sobre os seus direitos e se transformem em multiplicadoras desse conhecimento”, diz.
Serviço - O curso será realizado na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Widal Roma, localizada na Rua Anacá, 780, no Bairro Moreninha III. A carga horária será de 16 horas e as aulas acontecem sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, do dia 11 de março até 29 de abril.
Confira a programação 2020:
11 de março
19h: Abertura
19h20: Organização das Mulheres e Feminismo
Palestrante: Psicóloga Keila de Oliveira Antônio
18 de março
19h: A Lei Maria da Penha na prática
Palestrante: Defensora Pública Edmeiry Silara Broch Festi
20h10: Feminicídio
Palestrante: Defensora Pública Graziele Carra Dias
25 de março
19h: Preconceito em razão da orientação sexual – LGBTfobia
Palestrante: Defensor Público Mateus Augusto Sutana e Silva
20h10: Fundamentalismo religioso e os prejuízos para as políticas públicas Palestrante: Primeira Subdefensora-Geral Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira
01 de abril
19h: O preconceito em razão da raça e etnia
Palestrante: Defensora Pública Camila Maués dos Santos Flausino
20h10: Assistência humanizada na gestação, parto e pós-parto e a violência obstétrica
Palestrante: Assistente Social Elaine de Oliveira França
08 de abril
19h: Assédio sexual e moral contra a mulher nos espaços públicos e privados
Palestrante: Doutora em Serviço Social Estela Marcia Rondina Scândola
15 de abril
19h: O ciclo de violência e o que acontece depois da separação (uma abordagem do Direito de Família)
Palestrante: Defensora Pública Thaís Dominato Silva Teixeira
20h10: Noções gerais do Direito de Família
Palestrante: Defensora Pública Pollyana de Siqueira Oliveira
22 de abril
19h: Educação em direitos do consumidor como ferramenta de empoderamento da mulher
Palestrante: Defensor Público Homero Lupo Medeiros
20h10: O impacto das emoções na nossa vida financeira
Palestrante: Economista Andréia Cambiaghi Saragoça
29 de abril
19h: Mulheres nos espaços de poder e decisão
Palestrante: Psicóloga social Márcia Paulino