ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  03    CAMPO GRANDE 31º

Capital

De olho no 1° emprego, 630 jovens recebem dispensa das Forças Armadas

Certificado de dispensa garante ingresso no setor público e privado e regulariza situação militar do cidadão

Ronie Cruz | 17/04/2019 13:39
De olho no 1° emprego, 630 jovens recebem dispensa das Forças Armadas
Mais de 600 adolescentes lotaram quadra do Ayrton Senna em cerimônia nesta quarta-feira (17) (Foto: Ronie Cruz)

Pelo menos 630 rapazes nascidos em torno do ano 2000 receberam nesta quarta-feira (17) em Campo Grande o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação), que é o documento que atesta a regularização com o serviço militar daqueles que não foram selecionados para servir às Forças Armadas. O documento indispensável para qualquer homem brasileiro é também o ‘passaporte’ para jovens que estão de olho no 1º emprego.

A observação em relação ao compromisso dos jovens com o alistamento é da secretária da Junta do Serviço Militar de Campo Grande Silvia Azevedo de Matos. Após o juramento à bandeira na cerimônia realizada no Parque Ayrton Senna pela manhã, a secretária disse que os adolescentes estão mais atentos às datas para o alistamento militar logo quando completam 18 anos, idade obrigatória de regularização para qualquer cidadão brasileiro do sexo masculino.

De olho no 1° emprego, 630 jovens recebem dispensa das Forças Armadas
Secretária da Junta Militar diz que jovens estão cada vez mais preocupados com as obrigações militares (Foto: Ronie Cruz)

“Devido à maior necessidade do mercado de trabalho o jovem tem buscado estar em dia com a a obrigações com o serviço militar”, afirmou. A falta do documento dificulta o ingresso tanto no setor público quanto no privado. Segundo a secretária, a Junta do Serviço Militar do município registra em média 8 mil inscritos anualmente, sendo que do total entre 3 e 4 mil são incorporados no Exército e na Aeronáutica.

O documento de dispensa, por exemplo, vai garantir que o Vitor Hugo 19 anos dê sequência ao processo seletivo para uma vaga de emprego em uma empresa de telemarketing. A mãe dele, Elaine de Souza dos santos, 38, e a avó acompanharam o jovem na cerimônia. “Na hora de arrumar emprego registrado se a pessoa fala que não tem reservista a empresa nem pega. E ele já está com a vaga encaminhada”, disse a mãe reafirmando a importância do certificado.

De olho no 1° emprego, 630 jovens recebem dispensa das Forças Armadas
Vitor Hugo ao lado da mãe (à esq.) e da avó (à dir.) vai usar CDI para entrar no 1º emprego (Foto: Ronie Cruz)

O mestre de obras Franceildo Santana Pereira, 55, não deixou a ocasião passar em branco e fez questão de fazer um vídeo com o celular do momento em que o filho recebe o CDI. Wesley Santana, 18, já está no mercado de trabalho e atua como menor aprendiz em um hospital. “Esse é o momento que ele já está virando homem né? Está se encaminhando pra vida. Chegou nessa idade não pode deixar passar”, disse.

“O juramento à bandeira é para que todos tenham a consciência do que significa o certificado mesmo tendo sido dispensados por causa do excesso de contingente e porque o Brasil, felizmente, não está em situação de guerra”, enfatizou.

A Junta do Serviço Militar de Campo Grande fica na rua Antônio Maria Coelho, nº 300. O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Todo jovem nascido no ano 2000 ou que ainda não tenha se alistado precisa comparecer a junta ou fazer o alistamento pelo site.(acesse aqui)

Nos siga no Google Notícias