ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

De olho no mercado mundial, prefeitura lança plataforma para empresários

Prefeitura lançou plataforma digital para incrementar setor produtivo da Capital

Richelieu de Carlo e Anahi Gurgel | 19/09/2017 16:28
Empresários acompanham lançamento de plataforma digital. (Foto: André Bittar)
Empresários acompanham lançamento de plataforma digital. (Foto: André Bittar)

A Prefeitura da Capital lançou, na tarde desta terça-feira (19), a plataforma “Exporta Campo Grande” com intuito de impulsionar a participação de pequenas e micro empresas nos processos de importação e exportação de mercadorias, além de licitações públicas.

Conforme estimativas da Prefeitura, a Capital tem cerca 100 mil empresas ativas atualmente e, deste total, apenas 95, ou 0,5%, são exportadoras. Para mudar esse cenário, foi contratada uma empresa para oferecer uma plataforma gratuita que reúne todo conhecimento necessário para ajudar os empresários.

A ferramenta está a cargo da Intradebook, empresa catarinense que desenvolve soluções para operação de negócios internacionais e, em 2017, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial do Comércio, para ser a plataforma para projetos de internacionalização em 164 países.

A assinatura do termo de cooperação com a startup contou com participação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), em evento voltado para empresários, empreendedores e universitários, em um hotel de Campo Grande, na tarde de hoje.

A ferramenta “Exporta Campo Grande” oferece passo a passo para processos de importação e exportação e busca facilitar o acesso do setor produtivo campo-grandense ao mercado internacional. Expectativa é de que, em 12 meses, suba para 150 o número de empresas que fazem exportação.

Marquinhos Trad durante discurso após assinar termo de cooperação. (Foto: André Bittar)
Marquinhos Trad durante discurso após assinar termo de cooperação. (Foto: André Bittar)

Conforme o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Capital tem estrutura suficiente para aumentar essa demanda. Com logística e regulação para tanto.

“Essa ferramenta é bastante prática e vem mostrar que a exportação não é um bicho de sete cabeças”, justificou o titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento), Luiz Fernando Buainain.

“Nos últimos quatro anos, empresários não queriam investir aqui por causa da instabilidade econômica e política, mas a segurança que foi perdida está sendo resgatada com os incentivos que estamos dando”, defendeu o prefeito Marquinhos Trad.

O empresário Rosano Rocato, 47 anos, veio do Paraná em busca de novas oportunidades e está há seis anos em Mato Grosso do Sul. Ele busca ampliar seus negócios e já conseguiu incentivos para isso. “Quero conhecer essa plataforma para saber como posso ser beneficiado com essa tecnologia”, afirma.

Evento em hotel da Capital ficou lotado de empreendedores. (Foto: André Bittar)
Evento em hotel da Capital ficou lotado de empreendedores. (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias