ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

De olho nos assaltos, PM vai colocar 300 policiais nas ruas neste fim de ano

Aline dos Santos | 25/11/2011 12:51

Plano de segurança foi apresentado aos comerciantes nesta sexta-feira

No Centro, plano prevê serão mais 237 policiais. (Foto: Pedro Peralta)
No Centro, plano prevê serão mais 237 policiais. (Foto: Pedro Peralta)

A PM (Polícia Militar) vai colocar mais 300 policiais nas ruas de Campo Grande para coibir assaltos e furtos, crimes típicos de final de ano, quando clientes endinheirados vão às compras.

A operação começa no próximo dia primeiro de dezembro e vai até cinco de janeiro. Além do Centro, que terá mais 237 policiais, o reforço no efetivo vai chegar aos corredores comerciais dos bairros.

“Vamos dar a segurança que todos precisam neste período do ano, quando aumenta a circulação de dinheiro. No dia primeiro, terá o lançamento da campanha de segurança dos comerciantes. Será distribuída uma cartilha com dicas de segurança sobre estacionamentos dos veículos, disposição de produtos nas prateleiras”, afirma o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Nesta sexta-feira, o plano de segurança foi apresentado aos comerciantes em reunião na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). Para o fim de ano, a expectativa do setor é aumentar as vendas em até 4,5%.

De acordo com comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Sebastião Henrique Bueno, do efetivo de policiais que atuarão no Centro, atendido pelo 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar), 150 farão o policiamento a pé. Nas rondas também serão utilizadas cinco viaturas e oito motocicletas.

Já os 9º e 10º batalhões - que atendem, respectivamente, das regiões do Segredo, Prosa, Anhanduí e Bandeira – terão reforço de 80 policiais. O efetivo será ampliado com alunos do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e policiais do setor administrativo.

O plano inclui blitz diárias de trânsito, tendo como alvo principal as motocicletas. “Um grande número de assaltos é feito por motociclistas”, enfatiza o coronel Bueno.

Além da área central - Calógeras, 26 de Agosto, Rui Barbosa e Mato Grosso – o policiamento será ampliado em pontos que concentram grande comércio e circulação de pessoas, como as rua Euclides da Cunha, Joaquim Murtinho, Vitório Zeola e Rio Grande do Sul.

O reforço também chega aos bairros, como Nova Lima, Tiradentes, Moreninhas e às avenidas que concentram agências bancárias: Eduardo Elias Zahran e Coronel Antonino. Além da Orla Morena.

Pedidos – Os comerciantes pediram à PM atenção especial, no período noturno, ao cruzamento da Afonso Pena com a rua Rui Barbosa. “Fomos assaltados no dia 14, às 20h38. É uma região que tem duas farmácias que funcionam 24 horas, caixa eletrônico”, relata Nelson Fraide, dono da Drogaria Alvorada.

Já o comerciante Paulo de Matos Pinheiro cobrou a reativação do posto da PM na Coronel Antonino. “É uma região com muitos bancos. Circulam por lá entre 8 e 10 mil pessoas diariamente. Na minha loja passam mais de 150 pessoas por dia”, justifica Paulo de Matos Pinheiro, proprietário de uma loja de embalagens e material de limpeza.

Presidente do Conselho de Segurança do Centro, Adelaido Luiz Vila afirma que vai discutir com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) um esquema especial que inclua a Polícia Civil. Segundo ele, levantamento do conselho, feito nos últimos dois meses, mostra que a maior incidência de furtos é na avenida Calógeras com a 14 de Julho.

Representando a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o comerciante João Carlos Polidoro destacou a ação policial após furto na sua loja. “Rapidamente prenderam os três bandidos”.

O presidente da ACCIG, Omar Aukar, pediu que os comerciantes colaborem com os policiais. “Nessa época, o calor chega a 34ºC, 35ºC. Vamos receber bem, oferecer um copo de água, um suco. Vamos fazer a nossa parte”, salienta.

Mapa mostra locais de reforço no policiamento. (Reprodução/Fonte:PM)
Mapa mostra locais de reforço no policiamento. (Reprodução/Fonte:PM)
Nos siga no Google Notícias