Decreto ainda não saiu, mas clientes já esperam abertura de shopping no Centro
Algumas pessoas foram até o Pátio Central enquanto equipe já limpava quiosque de cafeteria
O decreto que regulamenta a volta dos shoppings de Campo Grande em meio à pandemia ainda não tem prazo para ser publicado. A Prefeitura havia anunciado ontem que as medidas para reabertura sairiam na quinta-feira, mas hoje avisou que ainda aguarda outros 2 planos que não foram entregues, dos shoppings Bosque dos Ipês e Campo Grande . Mas não descarta a possibilidade de que o executivo publique a autorização ainda nesta sexta-feira (17). Enquanto isso, quem passou pelo centro já fez fila na calçada em frente ao Pátio Central durante a manhã de hoje.
O Shopping, junto com o Norte Sul Plaza, apresentou plano de segurança sanitária que foi aprovado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Conforme a assessoria de imprensa do Norte Sul Plaza, há inclusive expectativa de abrir amanhã ao meio dia, se o decreto que regulamenta a volta das atividades for publicado ainda hoje.
Na manhã desta sexta-feira, dentro do Pátio Central, a reportagem viu que equipe de limpeza já estava organizando o quiosque de uma cafeteria por exemplo. Com as portas fechadas, deixou de fora ao menos cinco pessoas que acharam que a abertura já ocorreria.
Josemar Bulhões, 42, precisava da assistência da operadora do chip que usava no celular, roubado. Ela é motorista de corridas por aplicativo e tenta há alguns dias achar o serviço. Ficou frustrada com o local fechado.
A operadora de telemarketing Maria Aparecida, 37, iria aproveitar a manhã para pagar algumas contas e fazer compras porque também achou que o shopping estaria aberto.
No Norte Sul Plaza as pessoas pareceram mais avisadas e a movimentação vista nesta manhã era apenas de clientes do atacadista que fica ao lado. A assessoria de imprensa do Norte Sul, ainda assim, afirma que a procura tem sido intensa nas redes sociais, onde as pessoas perguntam quando poderão, por exemplo, ir pagar as contas nas lojas.

Reabertura - No plano apresentado ao município pelo Pátio Central e Norte Sul, a ideia é restringir o funcionamento de 12h até 20h, com limitação de até 30% da capacidade máxima do estacionamento e veto a menores de 5 anos e maiores de 60 anos.
Dois shoppings de Campo Grande ainda finalizam o projeto de biossegurança. Um dos estabelecimentos, o Bosque dos Ipês, deve entregar o plano ainda nesta sexta-feira. Já o mais tradicional da cidade, o Shopping Campo Grande, não diz especificamente o prazo, mas informa que "a administração estuda uma série de medidas de segurança, que serão apresentadas à Prefeitura ainda esta semana, para preservar a saúde e o bem estar de clientes, lojistas e colaboradores diante da situação imposta pela pandemia”.