ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Decreto deve suspender grandes eventos na Capital

Medida tem previsão de ser adotada até a próxima terça-feira

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 14/03/2020 19:17
Medida oficial será adotada na semana que vem para evitar aglomeração de pessoas e contágio por vírus, informou secretário. (Foto: Henrique Kawaminami)
Medida oficial será adotada na semana que vem para evitar aglomeração de pessoas e contágio por vírus, informou secretário. (Foto: Henrique Kawaminami)

Até a próxima terça-feira (17) será editado decreto em Campo Grande suspendendo eventos que demandem aglomeração de pessoas em locais fechados. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde municipal, José Mauro Pinto, durante entrevista coletiva na tarde deste sábado, para falar dos dois primeiros casos de novo coronavírus na cidade.

José Mauro explicou que o decreto ainda está em análise. Não há definição, por exemplo, sobre qual será a quantidade de pessoas a determinar se o evento vai ou não ser suspenso.

Há estados que definiram vetar aglomeração acima de 500 pessoas. Em outras, o número é mais restrito, de cem pessoas, citou o secretário.

Conforme a informação dada na coleta, estão sendo estudados os aspectos jurídicos do decreto.

Por enquanto não – Indagado se haverá suspensão de aulas nas escolas, como já ocorre em algumas regiões, o secretário disse que esse estágio ocorre quando começa a chamada transmissão comunitária sustentada, ou seja, contágio entre pessoas que não tem relatos de viagens recentes. Isso significa, na prática, circulação local do agente patológico.

Essa é chamada a terceira fase da epidemia de coronavírus, que não ocorreu em Campo Grande. Os dois casos confirmados tem histórico de viagens para o Rio de Janeiro, um dos estados com mais registros do vírus no País e para a Inglaterra. 

Nos siga no Google Notícias