ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Defensoria avalia ação contra fechamento de ala na Santa Casa

Procedimento de apuração preliminar foi comunicado no Diário Oficial do Estado

Mayara Bueno | 13/09/2017 10:05
Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

A DPE-MS (Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul) vai investigar a transferência de leitos psiquiátricos da Santa Casa de Campo Grande para o Hospital Nosso Lar. Nesta quarta-feira, dia 13, a Defensoria abriu um Procedimento para Apuração Preliminar "em desfavor da Associação Beneficiente de Campo Grande - Santa Casa, o município de Campo Grande e o Estado de Mato Grosso do Sul".

Semana passada, quando anunciou a possibilidade de transferência de 10 leitos, a instituição de saúde justificou que “o setor tem um custo de R$ 440 mil ao mês e o hospital recebe cerca de R$ 19 mil por mês (média dos últimos seis meses) para sua manutenção. Portanto a Santa Casa, que é apenas prestadora do serviço, é quem vem bancando em quase 100%".

A intenção, conforme o edital, é saber se houve lesão ao direto dos pacientes internados e quais são os prejuízos que podem sofrer com o imediato fechamento do setor e desativação dos leitos psiquiátricos.

Além disso, a intenção é apurar as consequências quantos aos direitos dos demais usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que aguardem tratamento ambulatorial e internação em psiquiatria, na fila da regulação de vagas. O resultado desse trabalho pode ser uma ação para garantir que o setor continue funcionando e os pacientes não sejam prejudicados.

A defensora responsável pela apuração, Eni Maria Sezerino Diniz, explicou que a intenção é evitar o fechamento da ala cujo serviço é reconhecido como o terceiro melhor do País. "Nós recebemos alguns comunicados de familiares, que se viram a mercê de serem transferidos de forma imediata".

A direção da Santa Casa disse para a Eni que os recursos que a Prefeitura e Governo de Mato Grosso Sul enviam para a instituição são insuficientes. Por isso, município e Estado também foram acionados na apuração.

O fim da apuração pode ser uma ação judicial contra os envolvidos. A reportagem tentou contato com o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, para obter o posicionamento e saber em qual situação se encontra a negociação para transferência de leitos, mas ele não atendeu a ligação.

Anteriormente, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), havia dito que o hospital pressiona com anúncio de fechamento sempre quando precisa de mais recursos.

Nos siga no Google Notícias