ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Defesa alega pena exacerbada para mudar sentença de assassina do "Táxi da Vovó"

Pâmela Ortiz Carvalho foi condenada a 21 anos e seis meses de prisão pelo homicídio de Dirce Santoro Guimarães

Aletheya Alves | 09/03/2021 17:49
Pâmela durante julgamento no dia 11 de fevereiro deste ano. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Pâmela durante julgamento no dia 11 de fevereiro deste ano. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Condenada a 21 anos e seis meses pelo homicídio da aposentada Dirce Santoro Guimarães, Pâmela Ortiz Carvalho entrou com recurso contra a pena. De acordo com a defesa, a sentença foi exacerbada e deve ser revista.

Foram cerca de 8 horas desde o início da sessão do julgamento na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande até a decisão sobre a pena no dia 11 de fevereiro deste ano. Para a sentença, o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida levou em consideração o crime de homicídio qualificado, com agravantes de motivo fútil e ocultação de cadáver. Pâmela, de 37 anos, ouviu toda a sentença sem esboçar reações.

Além dos dois agravantes, a pena de Pâmela foi aumentada devido à culpabilidade e personalidade. Questionando os agravantes e considerações, o defensor público Gustavo Henrique Pinheiro Silva pede que a pena final seja reconsiderada.

Recorrendo contra o aumento da pena devido à culpabilidade e personalidade agressiva, o defensor alega que as justificativas apresentadas pelo juiz são as mesmas que caracterizam o agravante de motivo fútil. “Com necessária vênia, o Juiz sentenciante apenas e tão somente narrou os atos executórios do crime e inerentes à qualificadora do meio cruel, os quais por si só já deram ensejo à configuração do crime de homicídio qualificado, nada havendo de excepcional nessa descrição”.

Em sua sentença, o juiz havia justificado que Pâmela deixou o cadáver de Dirce com diversas lesões na região da cabeça e que os ferimentos foram resultados de choque violento. “Portanto, reputo que esta circunstância é altamente desfavorável ao acusado, pela exagerada reprovabilidade da conduta, razão pelo qual exaspero a pena em 1 ano, a somar 13 anos de reclusão”.

A defesa também diz que os agravantes de ocultação de cadáver e vítima ser maior de 60 anos de idade acrescentaram quantidade de pena desproporcional. Por isso, o pedido é para que seja elaborada uma nova pena para Pâmela.

Crime  - Assassina confessa, Pâmela apresentou falas contraditórias durante o julgamento sobre a morte de Dirce no dia 23 de fevereiro de 2019. Justificando o crime, ela disse que “foi num impulso, momento de raiva, se fosse atitude pensada jamais faria isso”.

Dirce tinha 79 anos e foi enganada por Pâmela, que se aproximou oferecendo serviço de transporte, o “táxi da vovó”. Além disso, se passou por amiga e cuidadora até o caso acabar em morte. A assassina passou a fazer compras nas contas de Dirce, sem que ela soubesse.

Ao descobrir, Dirce foi morta por Pâmela ao ter a cabeça batida no meio-fio e tendo seu rosto desfigurado na Rua 7, no Indubrasil. Após ver que a idosa estava morta, a assassina arrastou o corpo até debaixo de um pé de goiaba e o cobriu com lixo.

Nos siga no Google Notícias