ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Depois de 12 mortes de gestantes em 2021, vacinação é esperança de queda

Lucia Morel e Tainá Jara | 04/05/2021 16:26
Gestante recebendo dose da Pfizer esta tarde no Guanandizão. (Foto: Paulo Francis)
Gestante recebendo dose da Pfizer esta tarde no Guanandizão. (Foto: Paulo Francis)

Reduzir a mortalidade materna por covid-19 é o que se espera com a vacinação desse público, que nesta terça-feira está recebendo a primeira dose da vacina Pfizer. Gestantes e mães que ganharam bebês nos últimos 45 dias estão sendo contempladas.

Uma delas, que inclusive teve a doença durante a gestação, Lidiany Florentino, de 23 anos diz que teve seu bebê há três meses e viveu um período muito tenso enquanto esteve grávida e infectada. “Eu fiquei muito preocupada com o bebê. Graças a Deus tive apenas sintomas leves”, contou.

Ela comentou ainda que os cuidados se mantém, mesmo com o neném nos braços, e evita sair bem como receber visitas. O mesmo faz a jovem Giovana Souza correa, 18 anos, que ainda nem pariu, mas já passa mais tempo em casa e cheia de álcool em gel.

Ela e o marido, Pedro Henrique Galvão, de 22 anos, ainda não pegaram covid-19 e contaram que a gravidez tem sido bem tensa por causa da pandemia e que evitam ao máximo sair de casa. “É um alívio tomar a vacina. Era um dia muito esperado”, afirma a gestante.

Para o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, que acompanhou a vacinação com a Pfizer no Guanandizão esta tarde, essa etapa da imunização é muito importante para reduzir a morte por covid de mulheres grávidas ou puérperas.

Ele lembrou que mais de 10 grávidas já faleceram da doença em MS e percebe aumento da incidência e óbitos entre elas com a variante P1. “Nos primeiros quatro meses de 2021, mais de 10 mulheres gestantes ou puérperas morreram”, lamentou emocionado, já que é médico obstetra.

Resende disse ainda que entre os anos de 2009 e 2020, Mato Grosso do Sul havia conseguido reduzir os números de mortalidade materna, que aumentaram com a covid-19. Entre março de 2020 e agora, 14 gestantes morreram vítimas do novo coronavírus, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), apenas duas delas no ano passado.

O prefeito Marcos Trad (PSD) comentou que a vacinação desse público é que trará “tranquilidade e segurança para que as mulheres possam gerar seus filhos sadios e saudáveis”, pontuou.

Nos siga no Google Notícias