ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Depois de dois ataques, polícia pede que pit bulls sejam retirados do dono

Responsável pelos animais também deve responder por maus-tratos, de acordo com delegado

Ana Oshiro | 22/06/2021 11:37
Eros (de coleira preta) e Meg devem ser retirados do atual dono (Foto: Divulgação/PCMS)
Eros (de coleira preta) e Meg devem ser retirados do atual dono (Foto: Divulgação/PCMS)

Depois de dois ataques a outros cachorros, na rua do Pandeiro, no Bairro Tiradentes, os pit bulls Eros e Meg devem ser retirados do atual dono, um homem de 43 anos. Em menos de três meses eles escaparam da casa que vivem e arrancaram dois cachorros de dentro de residências da rua. Um dos animais foi morto pelo casal de pit bull, em abril deste ano.

De acordo com o delegado Maércio Barboza, titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), além de oferecem risco para as pessoas da região e outros animais, os cães também sofrem risco de sofreram maus-tratos, já que não são cuidados pelo dono e escapam da residência com frequência.

Marcas de sangue do lhasa apso, atacado no último domingo, ficaram em calçada (Foto: Henrique Kawaminami)
Marcas de sangue do lhasa apso, atacado no último domingo, ficaram em calçada (Foto: Henrique Kawaminami)

"Vou instaurar inquérito, esta semana, de maus-tratos contra os pit bulls. Esses animais são colocados na situação de facilidade pra fugir, o dono não está cuidando da maneira correta e expondo eles ao risco de sofrerem ataques dos moradores da rua, que podem ficar com medo ao verem os cães soltos, ainda mais com o histórico de ataques que existe ali", explicou Maércio.

Para o responsável pela Decat, a omissão de cautela também será um dos crimes pelo qual o tutor do cachorros deve responder, já que ele deixa os cães saírem nas ruas mesmo sabendo que eles são perigosos.

Conforme o delegado, ele também vai pedir à justiça que a guarda dos animais seja retirada do atual tutor. "Vou representar pro juiz pedindo que os cães sejam encaminhados para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), para alguma Ong (Organização não governamental), ou até para um criador especializado na raça, pra que eles possam ser reabilitados e adotados por pessoas que vão cuidar bem dos dois", contou Barboza.

Sangue do cão Beethoven, morto por pit bulls em abril deste ano (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Sangue do cão Beethoven, morto por pit bulls em abril deste ano (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Ataques - Na noite do último domingo (20) Eros e Meg escaparam de casa e arrancaram um cachorro da raça lhasa apso pela grade do portão de uma residência. O animal foi arrastado por duas quadras até ser resgatado e internado com ferimentos graves.

No dia 6 de abril, deste ano, o casal de pit bull matou um cachorro chamado Beethoven, da raça poodle. O animal tinha 8 anos e teve a cabeça arrancada e o corpo arrastado por uma quadra.

Nos siga no Google Notícias