ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Depois de índias, comissão do Congreso se reúne com André

Grupo que investiga violência contra a mulher chegou em Campo Grande domingo, conversou com indígenas e tem vários compromissos

Nadyenka Castro | 12/11/2012 09:18
CPMI em reunião com indígenas da aldeia Água Bonita. (Foto: Divulgação)
CPMI em reunião com indígenas da aldeia Água Bonita. (Foto: Divulgação)

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que investiga a violência contra as mulheres no Brasil, está em Mato Grosso do Sul e na manhã desta segunda-feira, se reúne com o governador André Puccinelli (PMDB), na governadoria.

Após reunião com o chefe da administração estadual, deputadas e senadoras visitam a Delegacia da Mulher. A visita está marcada para as 10h30. Em seguida, vão conhecer o Centro de Referência em Atendimento à Mulher.

À tarde, as visitas serão no Poder Judiciário. Às 14 horas, na Vara de Violência Doméstica e em seguida, no Ministério Público Estadual. No início da noite, às 18 horas, reunião com Movimento de Mulheres na Assembleia Legislativa.

Na terça-feira a agenda da CPMI começa às 9 horas com reunião com Movimento de Mulheres Indígenas, também na Assembleia Legislativa. Às 13 horas, no mesmo local, será concedida entrevista coletiva e logo depois haverá audiência pública.

Em funcionamento no Congresso Nacional desde fevereiro, a CPMI tem como objetivo investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissão do poder público. A CPMI é presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), tem em sua relatoria a senadora Ana Rita (PT-ES) e na vice-presidência, a deputada Keiko Ota (PSB-SP).

Primeira visita – O grupo chegou em Campo Grande nesse domingo e o primeiro compromisso foi reunião com mulheres indígenas da Aldeia Água Bonita. Foram ouvidos diversos relatos de violência contra a mulher.

Conforme dados da CPMI obtidos através do Mapa da Violência 2012, Mato Grosso do Sul é o quinto lugar entre os estados do País em assassinatos de mulheres, com taxa de homicídios de seis assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional, que é de 4,4. O primeiro colocado é o estado do Espírito Santo (9,4), o segundo Alagoas (8,3) e o Paraná aparece na terceira colocação (6,3).

Ponta Porã é o município mais violento do Estado e ocupa a 10ª colocação entre as 100 cidades mais violentas do Brasil. A taxa de homicídios é de 17,8 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres. Número muito acima da média nacional, que é 4,4. A cidade supera as capitais mais violentas do Brasil, como Porto Velho, Rio Branco e Manaus, que têm índices acima dos 10 homicídios em 100 mil habitantes.

A Capital possui taxa de homicídios de 3,3 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres e ocupa a 24ª colocação entre as capitais do Brasil no quesito violência contra as mulheres.

Nos siga no Google Notícias