ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Desafio Saúde vai até o fim do ano e quer colocar a Capital na medida certa

Campo Grande é a segunda do País com maior índice de pessoas com excesso de peso entre as capitais

Lucas Junot | 13/05/2017 13:13
Ayache (à esquerda) e Marquinhos firmaram um termo de cooperação para realização do desafio saúde neste sábado (13)(Foto: Marina Pacheco)
Ayache (à esquerda) e Marquinhos firmaram um termo de cooperação para realização do desafio saúde neste sábado (13)(Foto: Marina Pacheco)

A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul ) lançou neste sábado (13), no Parque Ayrton Senna, o primeiro Desafio Saúde. A exemplo do quadro “Medida Certa”, exibido pelo Fantástico em 2011, em Mato Grosso do Sul 200 pessoas participarão de uma maratona vai até o fim do ano, tudo para adquirir um estilo de vida mais saudável.

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, em abril, revelou que Campo Grande é a segunda capital do País com maior índice de pessoas com excesso de peso. Os dados indicam que 58% dos entrevistados estão pesando acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, mais do que cuidar de espaços físicos e atendimentos, a prevenção é importante. “Não podemos ser mais um plano de doenças, temos que fazer saúde”, comentou.

Ao todo, 150 pessoas integram o desafio no Parque Ayrton Senna e outras 50 no Parque das Nações Indígenas. O objetivo principal é combater a incidência de peso e doenças crônicas, como diabetes, colesterol e pressão alta por meio da prática esportiva.

Serão quatro modalidades esportivas: treino funcional, pilates solo, boxe executivo, e grupos de corrida e caminhada, estas duas últimas modalidades buscam outro objetivo do programa que é fazer com que os beneficiários inscritos no programa sejam capazes de participar da Corrida Noturna Cassems, que acontecerá no mês de outubro.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) destacou a recuperação dos equipamentos públicos para práticas desportivas. “Somos a Capital com o maior número de parques por habitante no Brasil. Se esses equipamentos foram deixados pra trás nos últimos quatro anos, nós vamos recuperá-los”, disse.

Os números do Ministério da Saúde mostram que um em cada cinco brasileiros adultos está acima do peso e essa incidência favorece o aumento de casos de diabetes e hipertensão e de outras doenças crônicas que pioram a qualidade de vida do brasileiro. Os números também apontam que, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no mesmo período.

Os dados são da pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), com base em entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas maiores de 18 anos de todas as capitais brasileiras.

A pesquisa da Vigitel também mostrou que o excesso de peso aumenta significativamente da faixa etária dos 18 aos 24 anos (30,3%) para a dos 25 aos 44 anos (50,3%). Considera-se obesidade, Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30 kg/m2 e excesso de peso IMC igual ou maior que 25 kg/m2.

Em Mato Grosso do Sul, a obesidade atinge 19,9% da população que vive na Capital e, de acordo com o levantamento da Vigitel, Campo Grande possui 58% de pessoas com excesso de peso. A pesquisa ainda mostra que o número de pessoas diagnosticadas com diabetes aumentou em dois anos em Campo Grande, são 8,8% de diabéticos e 26,2% com pressão alta na Capital sul-mato-grossense.

As aulas serão realizadas no Parque das Nações Indígenas e no Parque Ayrton Senna, nos períodos matutino e vespertino. Uma equipe com vários profissionais de Educação Física vai coordenar as atividades de acordo com as modalidades escolhidas. Além de educadores físicos, os participantes terão à sua disposição a nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas.

Para participar, os interessados devem acessar o site desafio.cassems.com.br. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Nos siga no Google Notícias