Detran banca ligação de água e aposenta poço após reclamações
Novo diretor do órgão anunciou recapeamento de pista de testes

Os servidores da sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) respiram, ou melhor, bebem água mais aliviados desde esta quarta-feira (10), quando o abastecimento começou a ser feito pela concessionária de saneamento na cidade, a Águas Guariroba. Para isso, o órgão precisou bancar a ligação, ao custo de R$ 70 mil, a serem pagos em 10 parcelas.
Até ontem, a água fornecida aos trabalhadores vinha de poço e era alvo de preocupação e reclamações. Em janeiro, análise feita a pedido do sindicato dos servidores encontrou agentes nocivos em material coletado nos bebedouros. À época, funcionários chegaram a passar mal.
Nesta manhã, na primeira entrevista coletiva depois de assumir como diretor-presidente do Detran/MS, o engenheiro civil Rudel Espíndola Trindade Junior, comentou dos indícios de contaminação no reservatório anterior, explicou que diante disso foi decidido então por contratar o serviço público. Mas, como a rede de água só ia até o prédio da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), foi necessário solicitar a ampliação à Águas Guariroba.
Por mês, a expectativa do Detran é fatura de 32 mil reais, para um consumo de 1, 2 mil metros cúbicos de água.
“Eu acho mais saudável porque também existe a possibilidade, com o uso do poço, de contaminar lençol freático”, acrescentou o novo chefe do Detran. “É melhor ter custo do que contaminar o meio ambiente”, pontuou.
Rudel anunciou, ainda, a pretensão de contratar contratar empresa para fazer análise a água de todas as agências no Estado e também de fazer limpeza de caixas de água. Outra previsão é investir no serviço de erradicação de insetos.
Estrutura – Outra providência divulgada foi a contratação de duas empresas para a limpeza do prédio. Era outro ponto alvo de queixas dos servidores do Detran, o diretor citou. A definição das empresas levou dois anos, comentou.
Também motivo de reclamações, a pista onde são feitos testes práticos para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai ser recapeada e o Detranzinho, dedicado a educação das crianças para o trânsito, será revitalizado. O custo é estimado em R$ 320 mil.
Os trabalhos começarão, segundo Rudel, pelo Detranzinho, na próxima semana. De acordo com o diretor do órgão de trânsito, serão necessários em torno de 60 dias, por não ser uma obra grande.