ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Detran pede mais 60 dias para começar implantação da Placa Mercosul

A solicitação foi encaminhada ao Denatran na semana passada, já que a adoção obrigatória seria até o dia 1° de dezembro

Bruna Pasche | 04/12/2018 10:58
Padrão das placas a serem adotadas no Brasil. (Foto: Reprodução)
Padrão das placas a serem adotadas no Brasil. (Foto: Reprodução)

O Detran MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), pediu a prorrogação de mais 60 dias para a implementação da Placa Mercosul, de identificação veicular para Mato Grosso do Sul. A solicitação foi encaminhada ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) na semana passada, já que o prazo para a adoção seria até o dia 1° de dezembro.

Conforme a assessoria do Detran, a adoção da mudança é obrigatória e deveria acontecer até o último sábado (1°), no entanto, o Departamento alega problemas operacionais e de logísticas existentes. Apesar do ofício encaminhado, o Diário Oficial da União publicou na última sexta-feira (30) a Resolução 748 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito) que estende o prazo para até 31 de dezembro para o Detran De MS, Distrito Federal e outros onze Estados.

Segundo nota encaminhada pelo Departamento, o presidente, Roberto Hashioka Soler, explicou que o Estado não possui o número suficiente de empresas credenciadas para atuar na troca das placas da frota de todo o Estado e assim, atender a determinação em tempo hábil.

Placa Mercosul

A Placa Mercosul foi criada para ser um padrão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado teria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combinam letras e números conforme a opção de cada unidade federativa. No Brasil, no entanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada entre os países, a bandeira do Estado e o brasão do município.

No último dia 28, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a retirada dos brasões dos novos modelos levando em conta o apelo da sociedade e de especialistas que avaliam a medida como desnecessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi oficializada nesta segunda-feira pelo Governo Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

Com a retirada dos brasões, a placa permanecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Nos siga no Google Notícias