Dia D de vacinação em Campo Grande acontece em 2 locais neste sábado
Mobilização busca atualizar cadernetas de crianças e adolescentes e segue até o fim do mês
A Prefeitura de Campo Grande realiza neste sábado (18) o Dia D da Campanha de Multivacinação, com atendimento em dois pontos estratégicos para facilitar o acesso da população. A ação, promovida pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), tem como foco atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo proteção contra diversas doenças imunopreveníveis.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Durante a mobilização, os moradores poderão se vacinar na Paróquia Santo Expedito, localizada na Rua Deocleciano Dias Bagagem, 908, no Jardim Itamaracá, das 8h às 12h, e na USF (Unidade de Saúde da Família) Tiradentes, que atenderá das 7h30 às 16h45. Em ambos os locais estarão disponíveis todas as vacinas do calendário de rotina, além das doses contra gripe e sarampo.
- Leia Também
- Dia D em Campo Grande fica restrito a 2 pontos de vacinação no sábado
- Bebê de 2 meses: saiba como acompanhar o desenvolvimento
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, explica que o Dia D é uma oportunidade para que pais e responsáveis garantam a imunização completa dos filhos.
“Vacinar é uma das formas mais seguras e eficazes de prevenir doenças graves e evitar o retorno de enfermidades já controladas”, afirma.
Veruska lembra ainda que adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam ou não completaram o esquema vacinal contra o HPV também podem aproveitar a campanha para se imunizar. Segundo ela, a Sesau tem intensificado o trabalho de busca ativa nas escolas e com o apoio dos agentes comunitários de saúde.
“Além das unidades de saúde, temos desenvolvido ações nas escolas e com o apoio dos agentes comunitários de saúde para identificar e resgatar adolescentes que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal contra o HPV”, destaca.
A Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro, com todos os imunizantes de rotina disponíveis nas 74 unidades de saúde de Campo Grande, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local. A orientação da Sesau é que a população leve documento de identificação e a caderneta de vacinação para conferência e atualização das doses.