A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/01/2011 15:10

Chuva revela problemas estruturais na Lagoa Itatiaia

Danúbia Burema

Ausência da rede de esgoto é principal reclamação

Enxurrada empoça na frente da casa de morador. (Foto: Simão Nogueira)Enxurrada empoça na frente da casa de morador. (Foto: Simão Nogueira)

O tempo chuvoso tem revelado problemas estruturais em bairros da Capital, como na Lagoa Itatiaia. Ruas inundadas, mal-cheiro e até problemas sanitários estão entre as reclamações dos moradores.

Em frente à casa do veterinário Geraldo Ribeiro, de 50 anos, a enxurrada ficou parada e quase se junta à água da lagoa, que está com nível acima do normal.

Geraldo explica que a situação ocorre devido à falta de um sistema eficiente para dar vazão à água da chuva. Outro transtorno em dias de chuva, revela ele, é o fato de que as casas da região não têm rede de esgoto e ainda usam fossas.

Com o solo encharcado, a fossa se enche e não há vazão para a água da descarga, que não tem pressão suficiente para descer. “O sistema de esgoto melhoraria a situação”, diz o morador.

Apesar do transtorno de ter a rua em frente de casa alagada, ele revela que o problema sanitário é bem mais incômodo. Já o ex-presidente do bairro, José Maria Santos, de 43 anos, reclama da situação das ruas sem asfalto, onde a água fica empoçada.

Ele diz que a situação da região melhorou muito depois do sistema instalado para impedir que a lagoa transbordasse. Entretanto, diz que ainda falta o asfalto e a rede de esgoto.

Para o padeiro Everson Jean de Lima, de 22 anos, o incômodo maior com a chuva é o lixo carregado pela enxurrada que, segundo ele, vai parar dentro da lagoa. O rapaz destaca também o mau-cheiro que atinge a região “baixa” do bairro, mais no entorno da lagoa, por conta das fossas que se enchem quando chove. “Já era para terem canalizado essa água aqui”, critica.

Cheia – Por conta das chuvas dos últimos dias, a Lagoa Itatiaia está quase no nível das margens. Contudo, os moradores descartam o risco de que ela venha a transbordar devido às obras feitas no local há cerca de três anos. Segundo eles, o escoadouro para a água resolveu o problema dos alagamentos na região.

Lagoa está no nível do barranco. (Simão Nogueira)Lagoa está no nível do barranco. (Simão Nogueira)
Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


É lamentável saber que o Jardim Itatiaia ainda não possui asfalto.
Com os terrenos custando uma fortuna e uma localização privilegiada em relação aos outros bairros a PMCG deveria asfaltar as ruas, ou pelo menos as que possuem habitações.
Sem contar a falta de segurança nos finais de semana, principalmente se contarmos que ao redor da Lagoa se aglomeram centenas de pessoas e algumas "alcoolizadas" por causa de uns barzinhos que tem por ali.
É um bairro muito bom para se morar, mas ainda falta muito para se tornar um lugar familiar e decente.

Já espero isso a uns 20 anos... espero que não demore muito mais...

Um abraço para todos.
Paulo Mello

 
Paulo Mello em 17/01/2011 11:38:51
Eu acho que a falta de pavimentação (asfalto), é o primordial defeito para o bairro que hoje possuem terrenos custando em torno de R$ 60.000,00 à R$ 85.000,00.
Moro no bairro a 2 anos e vejo que o cascalho das ruas, as chuvas fortes ja levou tudo. Tem rua que o carro raspa em baixo e passa de lado pelos buracos causados pela chuva. Ate agora nada foi feito e daqui a pouco uma cratera vai se formar e os carros não passaram mais.
Aguardamos melhoras para o bairro, já que o IPTU aumento muitoooooo ...

Obrigado
 
Marcelo Novaes Pugliesi em 13/01/2011 07:19:01
Taí Sr Prefeito e Secretários a oportunidade de fazer uma visita ao Jardim Lagoa Itatiaia e Tiradentes. Principalmente para uma análise de pavimentação asfáltica que já passou da hora. Dê uma visita ao Posto de Saúde Tiradentes e verá que bem na frente da lombada eletrônico do mesmo começa uma rua que esta totalmente tomada por poças de lama, muito bairro... (lembrando em frente a lombada eletrônica que começa esta rua). Valeu Campo Grande News pela reportagem.
 
Robeson Oliveira em 13/01/2011 06:56:28
Boa Tarde!!!
Os moradores dos bairros Jd Itatiaia e Nova Tiradentes em especial os que moram em ruas que não possuem pavimentação asfáltica sempre sofrem com as chuvas, e consequentemente com o acúmulo de poças d'água que se transformam em verdadeiras lagoas nas frentes das casas impedindo o direito de ir e vir dignamente. Como todos sabem os riscos de doença são eminentes.! Tenho casa na rua Honória Correa e a impressão que tenho: È que esta rua não faz mais parte do mapa de Campo Grande... Lembrando que estamos apenas 10 KM da região central. Gostaria de saber se existe previsão de asfalto nesta região. Obrigado campo grande news! Por ser um veiculo de comunicação que se preocupa em divulgar as noticias e fazer chegar as autoridades o clamor da população.
Desejo a Todos felicidades!
Carlos Oliveira
 
Carlos Oliveira em 13/01/2011 04:16:15
Fossa que enche em dia de chuva é por que foi feito um serviço porco.
Fossa serve somente para coleta de resíduos sólidos, enquanto que água de chuva deve seguir para um sumidouro separado ou para o sistema de coleta de águas pluviais.
São dois sistemas diferentes e que devem obrigatóriamente ser isolados.
 
Julio Nogueira em 13/01/2011 04:15:15
O bairro está ficando muito bom, com excelentes edificações, só está faltando as obras de esgoto e asfalto.
 
Gilberto Albieri em 13/01/2011 03:31:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions