ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Chuva revela problemas estruturais na Lagoa Itatiaia

Danúbia Burema | 13/01/2011 15:10

Ausência da rede de esgoto é principal reclamação

Enxurrada empoça na frente da casa de morador. (Foto: Simão Nogueira)
Enxurrada empoça na frente da casa de morador. (Foto: Simão Nogueira)

O tempo chuvoso tem revelado problemas estruturais em bairros da Capital, como na Lagoa Itatiaia. Ruas inundadas, mal-cheiro e até problemas sanitários estão entre as reclamações dos moradores.

Em frente à casa do veterinário Geraldo Ribeiro, de 50 anos, a enxurrada ficou parada e quase se junta à água da lagoa, que está com nível acima do normal.

Geraldo explica que a situação ocorre devido à falta de um sistema eficiente para dar vazão à água da chuva. Outro transtorno em dias de chuva, revela ele, é o fato de que as casas da região não têm rede de esgoto e ainda usam fossas.

Com o solo encharcado, a fossa se enche e não há vazão para a água da descarga, que não tem pressão suficiente para descer. “O sistema de esgoto melhoraria a situação”, diz o morador.

Apesar do transtorno de ter a rua em frente de casa alagada, ele revela que o problema sanitário é bem mais incômodo. Já o ex-presidente do bairro, José Maria Santos, de 43 anos, reclama da situação das ruas sem asfalto, onde a água fica empoçada.

Ele diz que a situação da região melhorou muito depois do sistema instalado para impedir que a lagoa transbordasse. Entretanto, diz que ainda falta o asfalto e a rede de esgoto.

Para o padeiro Everson Jean de Lima, de 22 anos, o incômodo maior com a chuva é o lixo carregado pela enxurrada que, segundo ele, vai parar dentro da lagoa. O rapaz destaca também o mau-cheiro que atinge a região “baixa” do bairro, mais no entorno da lagoa, por conta das fossas que se enchem quando chove. “Já era para terem canalizado essa água aqui”, critica.

Cheia – Por conta das chuvas dos últimos dias, a Lagoa Itatiaia está quase no nível das margens. Contudo, os moradores descartam o risco de que ela venha a transbordar devido às obras feitas no local há cerca de três anos. Segundo eles, o escoadouro para a água resolveu o problema dos alagamentos na região.

Lagoa está no nível do barranco. (Simão Nogueira)
Lagoa está no nível do barranco. (Simão Nogueira)
Nos siga no Google Notícias