ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Direto para prefeito, cidadãos reclamam da demora do aval para derrubar árvores

Em visita a locais afetados, Marquinhos Trad foi cobrado, mas explicou: "não posso remover árvores sadias"

Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 16/10/2021 12:31
Prefeito foi abordado por moradores, mas justificou que precisa seguir legislação (Foto: Caroline Maldonado)
Prefeito foi abordado por moradores, mas justificou que precisa seguir legislação (Foto: Caroline Maldonado)

Depois da tempestade de sexta-feira (15) derrubar 180 árvores em Campo Grande, moradores reclamam que pediram a remoção para evitar essa situação. Em visita a locais afetados, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) foi cobrado, mas respondeu que a derrubada depende de autorização ambiental.

Nas Vilas Boas, a dona de casa Adélia Ajic, de 76 anos, contou que se assustou com a queda de duas árvores em frente à sua casa. “Ontem caiu de repente, logo depois que minha filha saiu com o carro. Graças a Deus ela tinha ido embora”, lembra.

Adélia disse ainda que ela e outros vizinhos pediram a remoção das árvores, mas a prefeitura não atendeu a solicitação. “Estou aqui sem energia e preocupada com as coisas estragando no freezer e na geladeira”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito disse que uma remoção precisa passar por várias etapas, que incluem perícia e avaliação de um profissional capacitado, como biólogos. “Não posso remover árvores sadias como essas aqui na Praça do Peixe. Moradores tem reclamado, mas se removo, posso responder a um processo administrativo”, lamentou Marquinhos.

Tocos de árvore podada por equipe da prefeitura no Giocondo Orsi (Foto: Caroline Maldonado)
Tocos de árvore podada por equipe da prefeitura no Giocondo Orsi (Foto: Caroline Maldonado)

Rescaldo - A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos mobilizou 300 trabalhadores para atender as 180 quedas de árvores. “Campo Grande tem mais de 280 mil árvores. Dessas, 180 caíram durante o vendaval. Muitas são centenárias, mas outras sadias caíram com a força do vento”, disse o prefeito.

A prioridade das equipes é para atender locais onde há risco à moradia e desobstrução de ruas. “Não teve danos na rede de esgoto nem no asfalto. Não é o caso de decretar emergência”, completou.

Nos siga no Google Notícias