ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Dono de cães vira inimigo número 1 da vizinhança após morte de mais de 30 gatos

Vizinhança afirma que o problema não está nos animais, e sim no tutor

Por Cassia Modena e Dayene Paz | 09/12/2025 12:25


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Bairro Monte Líbano, em Campo Grande, denunciam um tutor de três cachorros da raça "caramelo" por omissão na guarda dos animais, que já mataram mais de 30 gatos e avançaram contra pessoas. A vizinhança alega que os cães foram treinados para atacar felinos, e um abaixo-assinado foi criado para pressionar as autoridades. O produtor cultural Clebson da Silva relata que os ataques ocorrem até durante o dia, colocando crianças e idosos em risco. O tutor, que já concorreu a cargo político, não foi localizado para se pronunciar. A Delegacia de Crimes Ambientais ainda não se manifestou sobre o caso, enquanto moradores exigem a remoção dos animais.

Depois de matarem gatos em série e avançarem até em pessoas, três cachorros "caramelo" sem raça definida viraram o terror da vizinhança do Bairro Monte Líbano, em Campo Grande. O responsável pelos animais foi denunciado mais de uma vez por omissão de cautela na guarda dos cães, mas os ataques seguem ocorrendo.

Mais de 30 mortes de felinos são atribuídas a eles, pelas contas de uma moradora que prefere não se identificar por medo de represálias. No fim do mês passado, ela mesma perdeu um gato de 11 anos que servia de suporte emocional para depressão e registrou um boletim de ocorrência contra o homem.

A vizinhança fez até um abaixo-assinado frisando que o problema não é o trio de cachorros, mas sim, o tutor. "Ele treina os cachorros para atacarem os gatos. Acontece que ele não gosta de gato mesmo", diz outra vizinha que também terá o nome preservado.

Dono de cães vira inimigo número 1 da vizinhança após morte de mais de 30 gatos
Grupos de moradores no WhatsApp e celulares reúnem dossiê de provas contra o tutor (Foto: Marcos Maluf)

O primeiro ataque ocorreu durante a pandemia de covid-19. O homem já confirmou aos vizinhos que "não gosta de gatos", segundo o texto do abaixo-assinado.

"Diz ele que os caramelos escapam. Mas os cachorros são velozes, inteligentes. Acreditamos que foram treinados para isso e não apenas matam, mas estraçalham gatos", acrescenta uma das mulheres.

Os moradores reuniram várias imagens de câmeras de segurança mostrando flagrantes de ataques de cachorros a gatos. Além disso, guardam fotos de corpos de felinos encontrados mutilados na rua.

Dono de cães vira inimigo número 1 da vizinhança após morte de mais de 30 gatos
Dois dos gatos encontrados mortos (Fotos: Marcos Maluf)

Pessoas - O produtor cultural Clebson da Silva é morador da região e afirma que tem presenciado os cães soltos durante o dia e não só à noite, que era o mais comum.

Ele relata ter ficado apreensivo ao passear pela rua com o filho de 2 anos há alguns dias. "Está grave a situação no bairro. Vi os cachorros andando 'que nem loucos' e eu levando meu menino e o nosso cachorro", conta.

Clebson teme também pelas crianças e idosos. Inclusive, soube que uma mulher já foi mordida e que um senhor chegou a ser atacado e foi parar no hospital. Segundo outros moradores, a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) esteve no local após o episódio e vacinou os cães. A reportagem não conseguiu localizar as supostas vítimas.

Tentativas de contato - O Campo Grande News esteve na residência do tutor para ouvi-lo, mas não encontrou nenhum morador e nem os cachorros na frente da casa. Outra tentativa de contato foi feita em uma rede social, mas sem sucesso.

Segundo moradores, o vizinho é empresário e foi candidato a cargo político. A reportagem confirmou que o registro da candidatura foi feito no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ele de fato concorreu a suplente de deputado estadual nas eleições de 2022.

A delegada titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) foi questionada sobre o andamento do caso após o registro dos boletins de ocorrência. Não houve retorno até a publicação desta matéria.

Uma das moradoras se diz revoltada e pressiona para que a polícia retire a guarda dos animais. "A Decat já tem denúncias. Eles estão simplesmente omissos", afirma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.