ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Em 23 anos, Projeto Florestinha realiza promoção do primeiro coronel

Flávia Lima | 11/09/2015 11:57
Alunos do projeto tem melhor ano comportamento, segundo coordenadores. (Foto:Divulgação)
Alunos do projeto tem melhor ano comportamento, segundo coordenadores. (Foto:Divulgação)

Após 23 anos de criação, o Projeto Florestinha, mantido pela PMA (Polícia Militar Ambiental) vai realizar nesta sexta-feira (11), às 15 horas, a promoção do integrante do grupo Brennon de Souza Quintino, ao posto de Oficial Coronel Florestinha. Essa será a primeira vez que um participante do projeto atinge esta patente. Brennon, que tem 16 anos, é coordenador dos grupos de Educação Ambiental e apesar de ter que deixar o projeto devido a idade limite, será encaminhado para o mercado de trabalho como aprendiz.

Criado em 1992, desde o início das atividades as crianças e adolescentes já usavam fardamento, porém não havia o hábito de instituir promoções. Somente após 2009, com a criação do Regulamento de Promoções e do Estatuto do Florestinha, foi aprovada a entrega de insígnias e de uniforme.

Para o integrante ser promovido, uma comissão avalia seu comportamento no Projeto, na escola e em casa. Como as crianças e adolescentes frequentam o Florestinha entre os 7 a 16 anos, dependendo da idade de ingresso, ou o comportamento, dificilmente chegam ao posto de coronel. O posto máximo alcançado sempre foi o de major.

Segundo coordenadores do projeto, embora para os participantes a promoção seja simbólica, há uma mudança comportamental para conquistar o mérito, pois eles passam a comandar seus pelotões, já que o projeto tem como base a disciplina e a hierarquia.

Por esse motivo, diretores de escolas e pais procuram a PMA para incluir os alunos e filhos. No entanto, ainda não há estrutura para absorver nem 30% da demanda.

O Florestinha atende, em média, 8 mil alunos de escolas públicas e privadas anualmente, com foco na educação ambiental, que é desenvolvida através de oficinas temáticas, palestras, visitas à museus e atividades de reciclagem.

Nos siga no Google Notícias