A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

11/09/2015 11:57

Em 23 anos, Projeto Florestinha realiza promoção do primeiro coronel

Flávia Lima
Alunos do projeto tem melhor ano comportamento, segundo coordenadores. (Foto:Divulgação)Alunos do projeto tem melhor ano comportamento, segundo coordenadores. (Foto:Divulgação)

Após 23 anos de criação, o Projeto Florestinha, mantido pela PMA (Polícia Militar Ambiental) vai realizar nesta sexta-feira (11), às 15 horas, a promoção do integrante do grupo Brennon de Souza Quintino, ao posto de Oficial Coronel Florestinha. Essa será a primeira vez que um participante do projeto atinge esta patente. Brennon, que tem 16 anos, é coordenador dos grupos de Educação Ambiental e apesar de ter que deixar o projeto devido a idade limite, será encaminhado para o mercado de trabalho como aprendiz.

Criado em 1992, desde o início das atividades as crianças e adolescentes já usavam fardamento, porém não havia o hábito de instituir promoções. Somente após 2009, com a criação do Regulamento de Promoções e do Estatuto do Florestinha, foi aprovada a entrega de insígnias e de uniforme.

Para o integrante ser promovido, uma comissão avalia seu comportamento no Projeto, na escola e em casa. Como as crianças e adolescentes frequentam o Florestinha entre os 7 a 16 anos, dependendo da idade de ingresso, ou o comportamento, dificilmente chegam ao posto de coronel. O posto máximo alcançado sempre foi o de major.

Segundo coordenadores do projeto, embora para os participantes a promoção seja simbólica, há uma mudança comportamental para conquistar o mérito, pois eles passam a comandar seus pelotões, já que o projeto tem como base a disciplina e a hierarquia.

Por esse motivo, diretores de escolas e pais procuram a PMA para incluir os alunos e filhos. No entanto, ainda não há estrutura para absorver nem 30% da demanda.

O Florestinha atende, em média, 8 mil alunos de escolas públicas e privadas anualmente, com foco na educação ambiental, que é desenvolvida através de oficinas temáticas, palestras, visitas à museus e atividades de reciclagem.

 

 

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions