Em Campo Grande, 25 profissionais da Saúde já foram infectados pelo coronavírus
Deste total, apenas quatro não estavam no atendimento direto ao público; um odontólogo não resistiu

Desde a chegada do novo coronavírus em Campo Grande, 25 profissionais da área da Saúde do município já foram infectados, sendo que um deles não resistiu e morreu com os sintomas da doença. Na quinta-feira (14), foi publicada em Diário Oficial uma extensa lista sobre o afastamento de vários servidores municipais para tratamento de saúde, mas nem todos têm relação com o covid-19.
Conforme levantamento divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), dos 25 profissionais que foram infectados desde o início da pandemia dois são enfermeiros, quatro são técnicos de enfermagem, outros 12 são médicos, um é assistente social e mais dois são odontólogos. Destes dois últimos, um acabou morrendo.
A lista conta ainda com mais quatro profissionais que trabalham em unidades de saúde, mas não tem contato direto com o público.
Outros quatro servidores do administrativo da Secretaria de Saúde também foram contaminados. Segundo a Sesau, eles cumpriram o isolamento domiciliar, se mostraram assintomáticos e receberam alta domiciliar.
Na linha de frente no combate ao novo vírus os profissionais da área da Saúde são mais vulneráveis quando o assunto é risco de contaminação. Por esse motivo, muitos dos profissionais da área fizeram apelos no início da pandemia com incentivos aos isolamento social.
A preocupação é que os profissionais contaminados precisam ser afastados durante um tempo de suas atividades e isto pode prejudicar o atendimento dos pacientes em caso de aumento expressivo do número de doentes.
Na quinta-feira (14), a Prefeitura de Campo Grande convocou 60 médicos temporários para atuar no combate ao covid-19.