A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

11/04/2014 08:35

Em caso de fogo, torres com mais de 25 andares dependem de escada interna

Luciana Brazil
Torres com mais de 25 andares em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)Torres com mais de 25 andares em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)

O aumento na quantidade de prédios com mais de 25 andares em Campo Grande, tem levantado questões relevantes sobre segurança. A possibilidade de um incêndio nessas torres passou a ser preocupação entre os moradores. A única viatura escada magirus, utilizado pelo Corpo de Bombeiros da Capital, mede aproximadamente 30 metros, uma altura correspondente a um prédio de 10 andares - bem inferior ao tamanho destas torres.

O caminhão é comumente usado em casos de incêndio. Conforme os bombeiros, o modelo apresenta outros tamanhos, porém, em Campo Grande, apenas a menor viatura está disponível.

O engenheiro Mario Borges da empresa Cosenge, especializada em engenharia de incêndio, garante que as escadas destes edifícios são projetadas para permitir que todos os moradores desocupem o prédio de forma segura e não dependam da escada magirus.

Ele ainda informou que essas escadas têm resistência ao fogo de até quatro horas. Uma antecâmara com porta corta-fogos e dutos, que são uma espécie de chaminé, drenam a fumaça, permitindo que a escada fique livre dela. Os moradores podem deixar o prédio de forma independente.

Conforme Borges, os condôminos devem ser orientados pela administração sobre as medidas de segurança. “As portas corta-fogos devem sempre ser mantidas fechadas, o que garante que as escadas estarão sempre preservadas e prontas para uso em casa de incêndio”, ressaltou o engenheiro.



Uma das possibilidades é a construção, no caso de prédios com mais de 25 andares, a de "torres duplas"!....Sendo próximas o suficiente, poderia ter escadas de ligação entre elas na cobertura ou entre andares, como as "Petronas Towers" em Kuala Lumpur na Indonésia.
em Campo Grande temos vários edifícios já com mais de 20 andares, entre eles:
Edifício Mont Verde, Bahamas, Dona Neta, G.P.Towers etc...
 
Paulenir Nogueira de Barros em 11/04/2014 10:52:58
Que prédio em Campo Grande tem mais de 20 andares?
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 11/04/2014 09:07:58
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions