A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

20/03/2012 11:03

Em clínica de lona, pacientes apostam na fé contra inferno das drogas

Aline dos Santos

A precariedade é sinal dos tempos. A chácara, tem mais gente em busca de ajuda do que capacidade para abrigá-los

De lona, os alojamentos Lar doce Lar e Pavilhão dos Profetas abriga pessoas que tentam se livrar das drogas. (Foto: Marlon Ganassin)De lona, os alojamentos Lar doce Lar e Pavilhão dos Profetas abriga pessoas que tentam se livrar das drogas. (Foto: Marlon Ganassin)

Depois de morar na rua, viver de sobras, ficar atrás das grades e ver a dignidade virar fumaça junto com a pasta-base de cocaína, o paciente da Clínica da Alma tem uma única esperança contra a dependência química: a fé.

Com nomes bonitos – Lar doce Lar, Pavilhão dos Profetas-, os alojamentos não passam de lonas e madeiras. A precariedade é sinal dos tempos. A chácara, a meia-hora de Campo Grande, na saída para Três Lagoas, tem mais dependentes em busca de socorro do que capacidade para abrigá-los.

Se para quem está de fora a falta de estrutura salta aos olhos. Para os seus 98 moradores, o local ganha ares de paraíso. Com cabelo a “la Neymar” e 14 quilos a mais, o caçula do grupo voltou a parecer um adolescente. Antes, era bandido.

Para sustentar o vício que conheceu aos nove anos, quando ainda morava em Corumbá, cometeu roubos e furtos. Por duas vezes, foi parar na Unei (Unidade Educacional de Internação). A primeira na Los Angeles e depois na Dom Bosco. “Usava faca, revólver. Na rua, você arruma de tudo”, conta.

Aos 12 anos, passou pela primeira internação, mas fugiu da clínica. Depois, a rua virou casa. Em farrapos, drogado e sem destino, bateu na porta da igreja evangélica Tabernáculo da Glória na madrugada de um sábado. “O pastor abriu a porta e me ajudou. No domingo, vim para a chácara”, relata.

O caçula do grupo é um adolescente de 15 anos:  “Usava faca, revólver. Na rua, você arruma de tudo”. (Foto: Marlon Ganassin)O caçula do grupo é um adolescente de 15 anos: “Usava faca, revólver. Na rua, você arruma de tudo”. (Foto: Marlon Ganassin)

O adolescente que já está no local há um mês faz questão de explicar que não dorme nos alojamentos de lona, ficando na parte de alvenaria, não trabalha como os outros e tem autorização da família. Nesses 30 dias, já lutou contra a vontade de ir embora. Um dia, chegou a sair correndo. “Pedi pra Deus dar uma força”, diz, sobre o motivo de ter voltado.

Apenas com o ensino fundamental e, agora, os estudos restritos à leitura da Bíblia, o garoto com trajetória de gente grande faz planos. “Quero ter mulher, filhos, uma carro e uma casa”, planeja, sentado num improvisado banco de madeira.

Se o adolescente é o caçula, no outro extremo está Analino Rodrigues Ramos, que aos 77 anos luta contra a dependência alcoólica. Ele conta que sua última moradia foi um quartinho alugado pelo filho. “Aqui eu tô bem”, diz o senhor.

Em média, o tempo de “internação” na clínica é de seis meses. Mas Valcir Rosa da Silva, de 34 anos, pretende ficar mais. “Já to aqui faz sete meses e pedi para ficar um ano”. O prazo é para tentar que, de fato, fique no passado os crimes e perdas acumulados desde os 12 anos. A dependência começou meio de farra, quando fumava maconha junto com os amigos.

Em pouco tempo veio a pasta-base, o crack, roubos e prisões na PHAC (Penitenciária Harry Amorim Costa), em Dourados, e na Máxima de Campo Grande. Quando sair, ele espera que a igreja o encaminhe para o mercado de trabalho. Sobre como lidar com o vício contando apenas com a própria vontade, justifica: “Senti o chamado de Deus”.

Senti o chamado de Deus, afirma Valcir, que já morou na rua e esteve atrás das grades. (Foto: Marlon Ganassin)"Senti o chamado de Deus", afirma Valcir, que já morou na rua e esteve atrás das grades. (Foto: Marlon Ganassin)

Na Clínica da Alma, usa se trabalho e fé contra o vício. Não há medicamentos nem atendimento com médico, psicólogo ou psiquiatra, como nas clínicas comuns. Dono da ideia, ou, como prefere, da imposição de Deus para abrir a chácara, o pastor Milton César Montanheri Marques, de 41 anos, admite que o seu projeto de comunidade terapêutica passa longe de ser unanimidade.

Ele conta que foi denunciado por impor a religião e por trabalho escravo. Em contrapartida, sabe que o flagelo da drogas e o perfil da “clientela” evita medidas mais enérgicas contra a iniciativa, que existe há dois anos.

Os pacientes trabalham no cultivo de milho, mandioca, maracujá e cuidam dos porcos, além de prestarem serviço remunerado em fazendas vizinhas. “O dinheiro é todo revertido para a chácara”, garante o pastor.

O local tem um campo de futebol, batizado de “Miltão”, uma academia definida como rudimentar, alojamentos e cozinha improvisados. O próximo passo será fazer uma igreja ao lado dos quartos de lona, onde as roupas e beliches aparecem, surpreendentemente, organizados.

Pastor Milton (de pé) conta que projeto sobrevive de doações. (Foto: Marlon Ganassin)Pastor Milton (de pé) conta que projeto sobrevive de doações. (Foto: Marlon Ganassin)

A igreja arca com o aluguel da chácara, R$ 600, o transporte dos pacientes, que aos domingos vem para Campo Grande para participarem do culto, e a alimentação. Por dia, são 40 quilos de arroz, cinco quilos de feijão e quatro litros de óleo de soja.

Tudo é mantido com doações dos familiares. Na sede da igreja, na rua Joaquim Nabuco, próximo à rodoviária desativada, a procura pelo “serviço” é constante.

O candidato a paciente passa por uma entrevista, onde responde, basicamente, qual o tipo de droga que usa e se tem pendências com a Justiça. Advogado, o pastor informa ao Judiciário o novo endereço do réu.

A igreja também mantém uma chácara para tratamento de mulheres. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 3044-6443, (67) 9225-6636 e (67) 9951-1930.



não é o local que muda o dependente quimico e sim a sua fé em Cristo Jesus e a vontade de sair dessa vida de derrota Parabéns pastor Milton que Deus abençõe.
 
wellington delmondes em 12/09/2012 08:16:43
Pastor Milton, sou professor da rede estadual e fiu professor no curso de Direito da Uniderp-Anhanguera por muitos anos. Hoje me sinto muito impotente diante do sofrimento de uma pessoa muito amada que vive na dependência do crack e não quer ajuda especializada ou espiritual. Eu gostaria muito de ser voluntário no seu projeto. E asim contribuir com esse maravilhoso trabalho realizado. Parabens.
 
Carlos Diógenes Ortiz em 29/05/2012 06:26:29
Parabens meu Irmão pelo belo trabalho que vc desenvolve ! Que Deus cada dia mais te dê inspiração e cada dia mais força de vontade e amor ao próximo . Iluminado para isso vc é . Abraços ! Jair , Vanessa , Gui e Mariana !
 
Jair Montanheri Marques em 02/04/2012 03:55:53
LINDO O AMOR COM O QUAL O PASTOR MILTON TRATA OS MENINOS, ACOMPANHEI ATRAVÉS DA VIDA DE HUM AMIGO O AMOR DE DEUS FAZER MILAGRES E TRANSFORMAR, TRABALHO LINDOOOOOOO..... E QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE SUA VIDA PASTOR MILTON....
 
JULIANI MONTANI DE OLIVEIRA em 31/03/2012 10:47:40
Ajudar ao próximo é colocar em prática aquilo que Deus nos ensinou.: AMAI AO PRÓXIMO COMO À TÍ MESMO... Esta é UMA INICIATIVA EM PROL DE AJUDAR O PRÓXIMO e, uma das mais bela qualidades do Pastor Milton no intúito de atingir a meta da Clínida Alma em Campo Grande - MS (RESTABELECER A DIGNIDADE)... Muito lindo o trabalho de vocês e tenha a certeza que Deus vôs esta abençoando por este trabalho.
 
VALTER CORRÊA DE OLIVEIRA em 31/03/2012 10:37:14
Deus se manifesta nas ações do pastor,pois ver ele chorar por pessoas que ele muito das vezes nem conheçe.
Tão logo a fé move montanha,pare e preste bem atenção e veja que essa está se movimentando.muita fé,amor,carinho e dedicação.quue Deus abençoe a todos.
 
marcio saturnino divino de brito em 31/03/2012 06:59:34
Obrigado Jesus por ter me levado a fazer parte desta família,"Tabernáculo da Glória" "Clinica da Alma",passei a amar esta obra que Deus colocou na vida dos meus Pastores, Pr. Milton e Pra. Renata, passei a ama-los com todas as minhas forças e amar estes meninos e meninas que precisam da nossa ajuda, do nosso amor e compreensão, levando-os a conhecer a Deus e restituir a sua dignidade na sociedade
 
Pra. Mirian Monteiro em 23/03/2012 11:57:35
Que Deus abençõe, o Pastor Milton por essa missão que ele cumpre com muito amor, carinho e dedicação, era o que Jesus Cristo fazia na terra e deixou como exemplo pra todos nós cristão, este ato não só ajuda os dependentes químicos, mas também restaura as famílias e ressocializam nossos jovens.

Obrigado Pastor Milton por esta disposição de servir a Deus.
 
Clóvis Rafael em 21/03/2012 12:58:32
PASTOR MILTON, SOU MUITO GRATA PELO QUE FEZ POR MEU NETO.
ELE VIVIA A MARGEM DA SOCIEDADE, MAS ATRAVÉS DA CLINICA DA ALMA E DOS SEUS CUIDADOS E CARINHO QUE SEI QUE TEM PELOS SEUS MENINOS, HOJE ELE É UM GRANDE HOMEM,TRABALHA E HONRA SUA FAMÍLIA.
CONHEÇO ALGUNS POLÍTICOS EVANGÉLICOS, MAS ATÉ HOJE EU NUNCA VÍ NENHUM DELES FAZER UM TRABALHO COMO ESTE, NEM MESMO AJUDAR.
ACORDA SENHORES POLÍTICOS.
 
Francisca Farias em 21/03/2012 12:15:15
acima de tudo é preciso ter coragem para abraçar um projeto como este, visto que lidar com o problema da dependência quimica é muito difícil, uma tarefa ardua e que somente com muito amor, temor e fé que DEUS pode fazer o que aos olhos humanos é impossível!!!! as drogas e o alcool estão se tornando um câncer em nossa sociedade, vamos nos unir governo, sociedade antes que seja tarde demais!!!
 
adriana silva em 21/03/2012 09:52:46
Além de Pastor, um pai para todos, e através da vida desse cara que eu adimiro muito, vi pessoas que realmente tiverão resultados possitivos, eu sua uma dessas pessoas, que esse trabalhado dá certo, e estou disposto a ajudar no que puder.
Pastore Milton um exemplo de vida para muitos homem que faz de sua vida a obra que Deus te destinou.
Pastor de amo Paizão Heroi que Deuscontinue te dando força
 
Raphael Cosmo em 21/03/2012 09:37:59
Glória a Deus!
Eu achei muito interessante esse projeto... Todas as igrejas deveriam agir da mesma forma.

Amém !
 
Mirella Leite em 21/03/2012 09:24:24
todo pastor deveria pega essa pessoa que com certeza pode se dizer que é um homem de deus como exemplo quem sabe um dia um politico olha por vç´s pra essa bela obra e repasse uma verba pra ajudar ao invés de desviar em beneficio proprio parabens pastor milton faça dessas pessoas um reflexo seu
 
ANDRE LUIZ em 21/03/2012 08:16:41
Deus abençõe Pr. Milton, oramos pela sua vida e seu ministério. Já fomos atendidos várias vezes pela Clinica das Almas na pessoa deste pastor abençoado pois fazemos um trabalho de evangelização nas ruas e sempre ele nos atendeu com dedicação, soa grata a Deus por isso e creio que em breve todos os seus sonhos para esse projeto serão cumpridos pelo Nosso Senhor.

Projeto Águia - Alimentando Almas
 
Miss. Shirlei Aguiar em 21/03/2012 07:03:25
caro amigos continue pensando deste jeito. q o alcool e droga e doença .como o cancer e q. vc deve ficar o mais longe possivel..pessa ajuda a deus e a voce mesmo porque sair dessa e possivel. ja estive nessa situaçao hoje estou curado.porque o impossivel so existe na cabeça dos acomodados.
 
edson ortega de oliveira em 21/03/2012 06:03:00
Isso é a prova da provisão divina sobre qualquer situaçao adversa que não é a planejada por ele para seus filhos, isto é, fomos escolhidos por ele!!! Deus é tremendo!!!!
 
Roni Marcos em 20/03/2012 12:28:00
Conheço o trabalho do pastor milton. A obra existe com ajuda das pessoas q acredita no seu trabalho. Esta sempre resgatando vidas e dignidade desses dependentes. Muitos ja tiveram d tudo no seio de suas familias e fizeram escolhas erradas na vida, acredito que a precariedade da clinica faz repensarem em tudo q tinham com a familia e não deram valor.
Parabéns ao pastor Milton pelo trabalho!!
 
isabel frança em 20/03/2012 12:06:38
Parabéns ao Pastor pelo seu trabalho, essas pessoas não precisam de luxo mas sim de carinho e atenção, e trabalho escravo e o que eles faziam pelas drogas, e acho o que ele faz por essas pessoas é melhor do que a rua fazia. Vamos ajudar senhores politicos!
 
Ricardo Ramos em 20/03/2012 11:36:57
É lindo ver o poder de Deus transformar vidas, somente Ele pode todas as coisas. Parabéns a esse pastor que atendeu ao chamado de Deus prá essa obra, é preciso muita coragem e ousadia, mas isto, é o Senhor Jesus quem tambem dá.
 
Marcia Maria em 20/03/2012 11:29:55
pastor milton obrigado por vc existir.sou do parana e vi o seu trabalho q bom q tem gente boa no mundo ainda.sou ex mulher d um paciente seu,nao tivi forcas para tirar ele do vicio tentei d varias formas mas nao consegui.nos temos uma filha d 5 anos eu vou ir ver ele e quero muito t conhecer pessoalmente.parabens pelo seu trabalho q deus t elumine.

jesuitas parana
 
roseli lima sanches em 20/03/2012 10:29:54
CONHEÇO ESTE TRABALHO, SOU VOLUNTÁRIA,
E FAÇO UM DESAFÍO!
QUEM TIVER CORAGEM,
VEM SOMAR COM A GENTE!

LOUVO A DEUS PELA VIDA DO PASTOR MILTOM E PASTORA RENATA.
 
Lena cosmo em 20/03/2012 09:40:11
MEU FILHO CHEGOU NESTA CLINICA COMO UM MENDINGO!
SUJO DESCALÇO E SEM EXPECTATIVA DE VIDA.
ELE FICOU SETE MÊSES
ALÉM DE TER SE LIBERTADO DAS DROGAS,TEVE UM GRANDE CRESCIMENTO HOJE ELE É UM GRANDE HOMEM, ESTÁ RECUPERADO, CURADO E LIBERTO PRA GLÓRIA DE DEUS, RESSOCIALIZADO E ENCAMINHADO PELA PRÓPRIA CLÍNICA JÁ ESTÁ TRABALHANDO COM CARTEIRA REGISTRADA E HONRANDO COM SEUS COMPROMISSOS.
 
LENA COSMO em 20/03/2012 09:23:51
LOUVO A DEUS POR ESTA CLÍNICA! E PELA VIDA DO PASTOR MILTOM!
PELA CORAGEM DE ESTAR A FRENTE DE UM MINISTÉRIO COMO ESTE.
ONDE HOMEM E MULHERES SÃO CUIDADOS COMO SE FOSSEM SEUS PRÓPRIOS FILHOS, EU JÁ VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS O PASTOR MILTOM TRATANDO FERIDAS DOS SEUS INTERNOS, QUE ELE PREFERE CHAMAR DE FILHOS, ESTE É O VERDADEIRO MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO.
MINHA FAMILIA E EU TE AMAMOS MUITO
 
LENA COSMO em 20/03/2012 09:03:43
Parabéns Pastor, que Yeshua Hamashia esteja te revestindo de forças e graça, para poder realizar esse trabalho lindíssimo que é dever do estado...
 
Marcos Costa em 20/03/2012 08:32:45
PARABENS PR. MILTON, MEU CONSELHEIRO E AMIGO DAS HORAS DIFICIES, QUE DEUS TE ABENÇOE NA GLORIOSA MISSÃO DE SALVAR VIDAS; JA ESTIVE EM SUA IGREJA E CONTEMPLEI A ESPERANÇA E ALEGRIA NOS ROSTO DAS FAMILIAS DOS RECUPERANDOS. O NOSSO DESEJO É QUE AS AUTORIDADES DO NOSSO ESTADO SE SENSIBILIZE ESSE PROJETO QUE, COM CERTEZA NASCEU DO CORAÇÃO DE DEUS.
 
CARLOS PENZE em 20/03/2012 07:23:53
meu pastor, meu amigo, meu pai, meu companheiro, meu professor!!
vlw pastor milton por todo esse carinho e dedicação! te amo abraço
 
ALAN LIMA em 20/03/2012 07:12:50
morar nun barraco de lona não faz mal a ninguem, mal é estar nas ruas sem familia e sem projeto de vida e trabalhar traz apenas dignidade ao ser humano seja ele de que idade for ,poriço acredito que as pessoas que criticam este trabalho deviam se envergonhar e ao invés de atrapalhar devia era ajudar ,Pastor eu não o conheço mas tenho certeza que a sua atitude sera recompensada por Deus , Parabens
 
Débora Carvalho em 20/03/2012 05:44:58
me pareçe maravilhoso que pessoas se dediquem a ajudar a tirar do buraco da droga, da bebida irmaos tao necessitados. Nao sou evangélica, mas entendo que para estes assuntos tao graves, a fé, é única que pode. sempre serei grata aos quem fazem tanto pelo demais, seja de que religiao. Parabens.
 
Leda Maroni em 20/03/2012 05:05:19
Não conheço em Campo Grande um pastor que tenha tanto amor como Pastor Milton. Sou grato pela sua vida e tudo que tem feito pela nossa cidade, pela nossa igreja e pelos excluidos. Você representa a maior virtude de Cristo que é o amor.
 
Márcio Antonio em 20/03/2012 04:06:32
Pastor Milton abençoado por Deus,faz muito do que deveriam fazer as autoridades,ajudar aqueles que estão se perdendo,dar a mão para eles e torna-los cidadões, e ainda tem alguem para condenar um trabalho maravilhoso como o deste Pastor,que Deus lhe abençôe Pastor e que a mão de Deus esteja segurando a mão desses filhos que o senhor esta recolhendo e concedendo-lhes um nova vida com JESUS,AMÉM.
 
Devanir Albuquerque e Silva em 20/03/2012 03:54:31
Parabéns a essa equipe "Verdadeiros servos de DEUS !" Isso é exemplo pra muitas pessoas que se acham no direito de julgar obras dirigidas por pastores, que lindo trabalho que bem feitorias que essa igreja esta fazendo por essas pessoas PARABÉNS... que DEUS abençoe vocês cada dia mais e que de força pra superar seus medos, suprindo tudo com muito amor e FÉ.
 
Keronllay Estevão de Almeida em 20/03/2012 03:44:01
parabéns ao pastor Milton, não conheço pessoalmente mais sou muito grata pela ajuda dada ao meu irmão Jhony, quando ja tinhamos perdido as esperanças Deus colocou a mão e tocou e quando Deus faz ele faz bem feito. linda trabalho q Deus abênçõe grandemente a todos estes rapazes q eles consigam conquistar sua vitória.
 
regiane yasmim em 20/03/2012 03:17:12
Parabéns ao pastor Milton pelo trabalho realizado, que Deus em sua infinita bondade esteja sempre iluminando todos vocês. Esse trabalho teem de ser mais divulgado para que toda sociedade conheça e aos poucos quem sabe as pessoas se envolvam mais no intuito de ajudar, se cada um fizer um pouquinho, vamos conseguir ajudar muitos dependentes.
 
Salomé albuquerque em 20/03/2012 03:10:13
Que DEUS lhe ajude muito em todas as hora de sua vida pastor milton, uma iniciativa dessas deveria trazer um pouco de vergonha a nossos representantes legais que ficam aumentando seus salários constantemente e esquecendo-se de suas obrigações. Desejo que Deus esteje sempre presente para lhe dar força e abrir portas para que seu trabalho em prol dos viciados nunca esmoreça.
 
fatima silva em 20/03/2012 02:39:22
Sinto muito orgulho de ser ovelha desse pastor...Deus sempre o susteve e nessa obra oro pra que Deus o dê cada vez mais suporte e sustentação, Pastor Milton que Deus te ilumine e direcione seus passos rumo á plenitude dessa obra e com Cristo esteja esses teus filhos um abraço TE AMO PASTOR!
 
Paulo Caballero em 20/03/2012 02:30:08
Cadê os 24 deputados Estaduais por que eles não vão la visitar está clinica e colocar no orçamento do Estado para ajudar não só essa mas outras que existe pelo estado afinal familiares desses dependentes tbém vão votar nas próximas eleições!!!
 
wilke figueiredo em 20/03/2012 01:56:22
Isso é prova da provisão divina e o quanto a fé em Deus muda a vida de qualquer ser humano que sente o chamado do senhor, ele transforma lixo humano em luxo humano!!!!
 
Roni Marcos em 20/03/2012 01:08:02
Os Políticos falam muito, mas me aponte uma obra direcionada para a recuperação de dependentes químicos feita pelo poder público? Enquanto isso, vidas são destruídas, patrimônios desaparecem, e nada é feito. Parabens aos religiosos que encaram essa tarefa, sem dispor do menor apoio do poder público.
 
Valter Antunes em 20/03/2012 01:00:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions