ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em clínica de lona, pacientes apostam na fé contra inferno das drogas

Aline dos Santos | 20/03/2012 11:03

A precariedade é sinal dos tempos. A chácara, tem mais gente em busca de ajuda do que capacidade para abrigá-los

De lona, os alojamentos Lar doce Lar e Pavilhão dos Profetas abriga pessoas que tentam se livrar das drogas. (Foto: Marlon Ganassin)
De lona, os alojamentos Lar doce Lar e Pavilhão dos Profetas abriga pessoas que tentam se livrar das drogas. (Foto: Marlon Ganassin)

Depois de morar na rua, viver de sobras, ficar atrás das grades e ver a dignidade virar fumaça junto com a pasta-base de cocaína, o paciente da Clínica da Alma tem uma única esperança contra a dependência química: a fé.

Com nomes bonitos – Lar doce Lar, Pavilhão dos Profetas-, os alojamentos não passam de lonas e madeiras. A precariedade é sinal dos tempos. A chácara, a meia-hora de Campo Grande, na saída para Três Lagoas, tem mais dependentes em busca de socorro do que capacidade para abrigá-los.

Se para quem está de fora a falta de estrutura salta aos olhos. Para os seus 98 moradores, o local ganha ares de paraíso. Com cabelo a “la Neymar” e 14 quilos a mais, o caçula do grupo voltou a parecer um adolescente. Antes, era bandido.

Para sustentar o vício que conheceu aos nove anos, quando ainda morava em Corumbá, cometeu roubos e furtos. Por duas vezes, foi parar na Unei (Unidade Educacional de Internação). A primeira na Los Angeles e depois na Dom Bosco. “Usava faca, revólver. Na rua, você arruma de tudo”, conta.

Aos 12 anos, passou pela primeira internação, mas fugiu da clínica. Depois, a rua virou casa. Em farrapos, drogado e sem destino, bateu na porta da igreja evangélica Tabernáculo da Glória na madrugada de um sábado. “O pastor abriu a porta e me ajudou. No domingo, vim para a chácara”, relata.

O caçula do grupo é um adolescente de 15 anos:  “Usava faca, revólver. Na rua, você arruma de tudo”. (Foto: Marlon Ganassin)
O caçula do grupo é um adolescente de 15 anos: “Usava faca, revólver. Na rua, você arruma de tudo”. (Foto: Marlon Ganassin)

O adolescente que já está no local há um mês faz questão de explicar que não dorme nos alojamentos de lona, ficando na parte de alvenaria, não trabalha como os outros e tem autorização da família. Nesses 30 dias, já lutou contra a vontade de ir embora. Um dia, chegou a sair correndo. “Pedi pra Deus dar uma força”, diz, sobre o motivo de ter voltado.

Apenas com o ensino fundamental e, agora, os estudos restritos à leitura da Bíblia, o garoto com trajetória de gente grande faz planos. “Quero ter mulher, filhos, uma carro e uma casa”, planeja, sentado num improvisado banco de madeira.

Se o adolescente é o caçula, no outro extremo está Analino Rodrigues Ramos, que aos 77 anos luta contra a dependência alcoólica. Ele conta que sua última moradia foi um quartinho alugado pelo filho. “Aqui eu tô bem”, diz o senhor.

Em média, o tempo de “internação” na clínica é de seis meses. Mas Valcir Rosa da Silva, de 34 anos, pretende ficar mais. “Já to aqui faz sete meses e pedi para ficar um ano”. O prazo é para tentar que, de fato, fique no passado os crimes e perdas acumulados desde os 12 anos. A dependência começou meio de farra, quando fumava maconha junto com os amigos.

Em pouco tempo veio a pasta-base, o crack, roubos e prisões na PHAC (Penitenciária Harry Amorim Costa), em Dourados, e na Máxima de Campo Grande. Quando sair, ele espera que a igreja o encaminhe para o mercado de trabalho. Sobre como lidar com o vício contando apenas com a própria vontade, justifica: “Senti o chamado de Deus”.

"Senti o chamado de Deus", afirma Valcir, que já morou na rua e esteve atrás das grades. (Foto: Marlon Ganassin)
"Senti o chamado de Deus", afirma Valcir, que já morou na rua e esteve atrás das grades. (Foto: Marlon Ganassin)

Na Clínica da Alma, usa se trabalho e fé contra o vício. Não há medicamentos nem atendimento com médico, psicólogo ou psiquiatra, como nas clínicas comuns. Dono da ideia, ou, como prefere, da imposição de Deus para abrir a chácara, o pastor Milton César Montanheri Marques, de 41 anos, admite que o seu projeto de comunidade terapêutica passa longe de ser unanimidade.

Ele conta que foi denunciado por impor a religião e por trabalho escravo. Em contrapartida, sabe que o flagelo da drogas e o perfil da “clientela” evita medidas mais enérgicas contra a iniciativa, que existe há dois anos.

Os pacientes trabalham no cultivo de milho, mandioca, maracujá e cuidam dos porcos, além de prestarem serviço remunerado em fazendas vizinhas. “O dinheiro é todo revertido para a chácara”, garante o pastor.

O local tem um campo de futebol, batizado de “Miltão”, uma academia definida como rudimentar, alojamentos e cozinha improvisados. O próximo passo será fazer uma igreja ao lado dos quartos de lona, onde as roupas e beliches aparecem, surpreendentemente, organizados.

Pastor Milton (de pé) conta que projeto sobrevive de doações. (Foto: Marlon Ganassin)
Pastor Milton (de pé) conta que projeto sobrevive de doações. (Foto: Marlon Ganassin)

A igreja arca com o aluguel da chácara, R$ 600, o transporte dos pacientes, que aos domingos vem para Campo Grande para participarem do culto, e a alimentação. Por dia, são 40 quilos de arroz, cinco quilos de feijão e quatro litros de óleo de soja.

Tudo é mantido com doações dos familiares. Na sede da igreja, na rua Joaquim Nabuco, próximo à rodoviária desativada, a procura pelo “serviço” é constante.

O candidato a paciente passa por uma entrevista, onde responde, basicamente, qual o tipo de droga que usa e se tem pendências com a Justiça. Advogado, o pastor informa ao Judiciário o novo endereço do réu.

A igreja também mantém uma chácara para tratamento de mulheres. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 3044-6443, (67) 9225-6636 e (67) 9951-1930.

Nos siga no Google Notícias