ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em dia tranquilo de vacinação, Janaína celebra dose para o filho asmático

Vitor Gonçalves, de 2 anos, tem asma e recebeu a primeira dose neste sábado

Gabriel Neris e Ana Beatriz Rodrigues | 12/11/2022 09:33
Vitor e Janaína na UBS 26 de Agosto (Foto: Paulo Francis)
Vitor e Janaína na UBS 26 de Agosto (Foto: Paulo Francis)

O primeiro dia de vacinação contra covid para bebês com comorbidades é de tranquilidade nas unidades de saúde de Campo Grande. A diarista Janaína Gonçalves de Arantes, de 29 anos, comemora a aplicação da dose no filho Vitor Gonçalves, de dois anos e dez meses.

Janaína foi cedo à UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Jardim São Francisco, esperando encontrar uma longa fila, mas não foi o que ocorreu. “Achei que quando chegasse aqui iria estar cheio”, conta.

Preocupada com a saúde do filho, a diarista conta que se adiantou para fazer o cadastramento de Vitor assim que foi aberto. “Desde o dia que começou a falar, corri para fazer. Ele tem asma, minha maior preocupação durante a pandemia foi ele, quando tomei já fiquei imaginando quando daria no meu filho”, completa.

Dose contra covid aplicada na perna de Vitor (Foto: Paulo Francis)
Dose contra covid aplicada na perna de Vitor (Foto: Paulo Francis)

A vacinação começou às 7h e vai até às 17h em Campo Grande. O Campo Grande News também esteve no primeiro horário na UBS Silvia Regina e não havia nenhum bebê para ser vacinado.

De acordo com a plataforma Vacinômetro, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), nas duas primeiras horas deste sábado somente 17 doses contra covid foram aplicadas na Capital, sem especificar qual público-alvo, mas confirmando o ritmo tranquilo nos locais de vacinação.

Além das unidades 26 de Agosto e Silvia Regina, funcionam hoje e na segunda e terça-feira as UBS Dona Neta, no Guanandi, e Caiçara, e a USF (Unidade de Saúde da Família) Moreninha.

A Sesau estima que até 1,5 mil crianças deverão ser imunizadas nesta primeira etapa. Mas pais e responsáveis devem ficar atentos. A Capital decidiu que haverá “xepa” para bebês de seis meses a dois anos que não apresentam condições preexistentes, mas foram aos postos para tentar imunizar seus filhos.

O motivo é a validade da vacina após ter o frasco aberto e o produto diluído. O armazenamento das doses só pode ser feito por apenas 12h. Ou seja, a medida visa não desperdiçar nenhuma dose durante a mobilização.

O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer Baby deve ser de quatro semanas. Já a terceira dose deverá ser aplicada após oito semanas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias