ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Capital fará ‘xepa da vacina’ contra covid-19 para bebês

A medida visa evitar o desperdício de doses, pois validade do imunizante vence após 12h de armazenamento

Gabriela Couto | 12/11/2022 08:50
Dose de vacina contra covid-19 sendo retirada do frasco para ser aplicada. (Foto: PMCG)
Dose de vacina contra covid-19 sendo retirada do frasco para ser aplicada. (Foto: PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande decidiu fazer a lista de ‘xepa da vacina’ contra covid-19 em bebês de seis meses a dois anos de idade. A imunização começou neste sábado (12) apenas para as crianças com comorbidades. Mas a orientação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é para os servidores das unidades de saúde anotarem o contato de pais com crianças nesta faixa etária e que não apresentam condições preexistentes, mas foram aos pontos de vacinação para tentar imunizar seus filhos.

O motivo é a validade da vacina após ter o frasco aberto e o produto diluído. O armazenamento das doses só pode ser feito por apenas 12h. Ou seja, a medida visa não desperdiçar nenhuma dose durante a mobilização. Por isso a estratégia de contactar pais e responsáveis por crianças que se enquadram na faixa etária, mas não apresentam comorbidades para imunizar o maior número de bebês com alto índice de aproveitamento da vacina.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, alerta que não houve ainda determinação do Ministério da Saúde para ampliação da vacinação para todas as crianças desta faixa etária. “Não temos, por enquanto, a previsão de liberação deste público, mas sabemos que o movimento também pode ser muito menor do que o esperado, assim as unidades de saúde contactarão os responsáveis pelas crianças que não têm comorbidades, evitando perder essas doses, que ainda são escassas”, esclarece.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outra orientação importante aos pais e responsáveis é quanto o agendamento prévio no sistema da Sesau. Para agilizar o atendimento nas unidades de saúde é necessário realizar o cadastro de identificação prévia, no site vacina.campogrande.ms.gov.br. Lá é possível anexar o laudo que comprova a condição preexistente da criança.

Neste sábado e no feriado de proclamação da república, cinco unidades de saúde estarão abertas em esquema de plantão para atender à população que busca se vacinar (confira a lista abaixo). Assim como as vacinas da Covid-19 para todos os públicos elegíveis, estarão disponíveis também as doses da rotina da criança.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A estimativa é que, em Campo Grande, existam 32.161 crianças entre seis meses e dois anos de idade, e, deste total, cerca de 3% a 5% apresente alguma das comorbidades elencadas como elegíveis para vacinação pelo Ministério da Saúde. Ao todo, nesta primeira etapa da vacinação dos bebês, de mil a 1,5 mil crianças devem ser imunizadas.

Nos siga no Google Notícias