ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Em época de festa caipira, bombeiros orientam sobre fogos de artifício

Em MS, 30 pessoas foram internadas por queimaduras de fogos entre 2008 e 2017

Izabela Sanchez | 10/06/2018 09:35
Leandro Oliveira dos Santos, 21, que está internado na Santa Casa (Foto: Izabela Sanchez)
Leandro Oliveira dos Santos, 21, que está internado na Santa Casa (Foto: Izabela Sanchez)

Em Mato Grosso do Sul, 30 pessoas foram internadas por queimaduras causadas por fogos de artifício. O levantamento é do CFM (Conselho Federal de Medicina) e o número é considerado baixo, já que alguns Estados registraram mais de 400 casos de internação.

Em época de festas juninas e Copa do Mundo, no entanto, o Corpo de Bombeiros orienta para o cuidado no manuseio dos fogos e bombas.

“A primeira orientação é adquirir em locais com certificado do Corpo de Bombeiros e Exército. Que comprem materiais de qualidade, que não estejam violados, tanto bomba, quanto rojões”, comentou o tenente Eduardo Tracz.

O tenente também afirma que as pessoas devem soltar os fogos em locais abertos, longe das crianças. Outra questão é o “efeito retardado”, que ocorre quando o rojão é acionado, mas não estoura. Segundo Tracz, é preciso aguardar ao menos 5 minutos antes de descartar o material.

O levantamento do CFM também aponta que homens representam maioria absoluta dos registros, com 4.245 internações ou 83% do total de casos. As mulheres respondem por 17% das ocorrências, com 853 internações.

O professor de matemática de Sidrolândia, a 71 km de Campo Grande, Leandro Oliveira dos Santos, 21, confirma a estatística. Ele sofreu queimaduras e amputações nas pontas dos dedos com uma “bombinha”. Ele está internado na Santa Casa desde sábado (2).

“Eu estava em casa, eu e um colega meu. Aí ele estava com uma bombinha. Aí ele foi brincar com ela, mas a intenção não era acender. Daí eu acendi e ele tentou se livrar dela, aí ele jogou na minha varanda perto dos meus cachorros. Eu estava com uma buchinha de lavar-louças. Aí eu fui lá pra não estourar nos cachorros, coloquei a buchinha em cima, com intenção de apagar, mas não apagou e estourou na minha mão”.

Os dados mostram que, nos últimos 21 anos, o Brasil registrou 218 mortes por acidentes com fogos de artifício, sendo 84 na Região Sudeste; 75 no Nordeste; 33 no Sul; e 26 no Centro-Oeste e no Norte. Além dos cerca de dez óbitos contabilizados todos os anos, a brincadeira pode provocar queimaduras, lesões com lacerações e cortes, amputações de membros, lesões de córnea ou perda da visão e lesões auditivas.

Leandro, no setor de queimados da Santa Casa (Foto: Izabela Sanchez)
Leandro, no setor de queimados da Santa Casa (Foto: Izabela Sanchez)
Nos siga no Google Notícias