ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Em meio à epidemia, prefeitura amplia plantões nas unidades de saúde

Baixo efetivo e aumento de demanda por causa da dengue foram motivos para decreto

Mayara Bueno | 16/03/2019 08:28
Entrada do Centro Regional de Saúde do Tiradentes; município ampliou plantões por causa da dengue. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo).
Entrada do Centro Regional de Saúde do Tiradentes; município ampliou plantões por causa da dengue. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo).

A Prefeitura de Campo Grande levou em consideração a epidemia de dengue na cidade e a falta de efetivo suficiente para ampliar o número de plantões nas unidades de saúde. A medida foi divulgada em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) e será válida por 180 dias, mesmo período de validade da situação de emergência decretada em virtude da doença.

Agora, profissionais que atuam em unidades básicas, unidades de emergência, laboratório central, entre outras estruturas de saúde municipal, poderão fazer quatro, seis ou 12 horas consecutivas ou 14 plantões de 12 horas por mês.

Os servidores que trabalham em regime de acumulação de cargos poderão, a critério da Sesau (Secretaria de Saúde), fazer mais seis plantões de 12 horas, até completar a escala. “A fim de se evitar o prejuízo no atendimento aos usuários”, aponta o decreto.

Segundo o documento, os profissionais de saúde poderão fazer até 20 plantões de 12 horas - a resolução vigente até então limita a 14 plantões de 12 horas por mês.

A população sempre enfrenta dificuldades quando procura atendimento nos postos de saúde. Com a alegação de baixos efetivos, além de faltas de médicos, a espera é longa.

Além deste motivo, as unidades também estão, neste período, mais cheias, em virtude da procura de pacientes com sintomas de dengue. Os casos da doença fizeram, inclusive, a Prefeitura de Campo Grande decretar situação de emergência – o que permite medidas como a ampliação dos plantões, decretada agora, mas também contratação de serviços e empresas sem licitação.

Entre 1º de janeiro e 1º de março, a Capital registrou 7.530 notificações de dengue, com 9154 casos confirmados. Apenas em fevereiro foram 4.514 comunicados, uma média de 160 por dia. Houve uma morte confirmada por dengue e uma segunda está sob apuração.

Nos siga no Google Notícias