ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Em oito dias, chuvas já superam em 60% média histórica do mês de abril

Paula Maciulevicius | 08/04/2013 12:23
A previsão era de 105mm de chuva, mas em uma semana de abril, já choveu 168mm. (Foto: Vanderlei Aparecido)
A previsão era de 105mm de chuva, mas em uma semana de abril, já choveu 168mm. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Abrir a janela desde que o quarto mês do ano começou tem sido apreensão para os campo-grandenses, que já sentem saudades do sol escancarado. O céu ameaça e cumpre a promessa de trazer chuva todos os dias e o resultado, além dos alagamentos e da água invadindo ruas e casas, é a alta no volume de chuva registrado.

Só nestes oito dias de abril, já choveu 63 milímetros a mais do esperado para todos os 30 dias. A média história para o mês já fo ultrapassada em 60%.

Abril, segundo a meteorologia da Universidade Anhanguera Uniderp deveria fechar com 105 milímetros de chuva, se fosse seguir a média calculada. No entanto o tempo resolveu brincar com a matemática. Até hoje já choveu 168 mm em Campo Grande.

Na história dos meses de abril, a maior chuva registrada aconteceu em 1961, com 258,7 milímetros. Ano passado o volume também foi grande, de 182,6 mm, mas pelo jeito que a água está caindo, o valor logo fica para trás.

Chuva deste domingo alagou casas e ruas nos bairros Jardim Tijuca, Zé Pereira e Santa Emília. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Chuva deste domingo alagou casas e ruas nos bairros Jardim Tijuca, Zé Pereira e Santa Emília. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Só neste domingo choveu 67,2 milímetros, mais da metade prevista para todo mês, que fez com que ruas e residências ficassem alagadas em vários bairros, entre eles Jardim Tijuca, Zé Pereira e Santa Emília. Além da água, a temperatura também caiu de 24ºC para 19ºC e os ventos atingiram 45 km/h.

Um novo desmoronamento atingiu a avenida Ernesto Geisel. Com as chuvas deste mês, já são mais três trechos interditados. Sendo dois parcialmente e um cruzamento totalmente no Conjunto Aero Rancho. Além das erosões, até o barro vem causando transtorno para os moradores que se deslocam dos bairros da região sul em direção ao centro da cidade.

Nos siga no Google Notícias