ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em tempos de isolamento social, doações de sangue podem ser agendadas

Maressa Mendonça | 25/03/2020 19:42

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Voluntário durante doação de sangue (Foto: Henrique Kawaminami)


O Hemosul em Campo Grande está fazendo agendamento das doações de sangue por meio de ligação e até mensagens no WhatsApp. A ideia surgiu da necessidade de manter o fluxo de doadores em meio ao período de isolamento social para evitar propagação do coronavírus.

Algumas mudanças foram realizadas no Hemosul para receber os doadores com mais segurança em meio a pandemia do corona. Frascos de álcool em gel estão disponíveis na recepção e o posicionamento das cadeiras de espera foi alterado para garantir um espaçamento maior entre um doador e outro. Além disso, Canetas, pranchetas, balcão e cadeiras têm sido higienizados a cada uso.

Os interessados em doar poderão entrar em contato pelos telefones (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou  pelo WhatsApp pelo número (67)99848-3035. Os agendamentos também estão sendo realizados no interior do Estado. “Com o agendamento conseguimos gerenciar o fluxo de pessoas para evitar a aglomeração”, explica a  coordenadora do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul, Marli Vavas.

Ainda segundo Marli, é essencial manter um número diário de doadores“porque a dengue continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias”.

Nesta semana estão reduzidos os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo, os mais utilizados. “ Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, comenta Marli.

O Hemosul Coordenador,   localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. No interior os atendimentos estão ocorrendo só no período matutino devido à pandemia.

Nos siga no Google Notícias