ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Empresa de ônibus derruba multa por atrasos em salários de empregados

Segundo o advogado da empresa, a multa no caso de descumprimento da obrigação, era exorbitante e não tinha respaldo legal

Viviane Oliveira | 06/08/2020 11:26
Imagem de ônibus da Expresso Queiroz divulgada pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) (Foto: divulgação) 
Imagem de ônibus da Expresso Queiroz divulgada pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) (Foto: divulgação)

A Expresso Queiroz Ltda derrubou, por meio de mandado de segurança,  nesta quarta-feira (6), a determinação da Justiça do Trabalho de que a empresa fosse punida com multa diária de 10% sobre o salário-base de cada empregado pelo atraso do pagamento dos funcionários.

Segundo o advogado Juliano Roncatti Almeida, que representa a empresa, a multa fixada pela 5ª Vara do Trabalho de Campo Grande, no caso de descumprimento da obrigação, era exorbitante e não tinha respaldo em qualquer dispositivo legal, súmula ou precedentes jurisprudenciais.

“Requer, em caráter liminar, que a multa imposta pela autoridade, no caso de descumprimento da obrigação de fazer, seja suspensa pelo prazo mínimo de 90 (noventa) dias, com o fim de que a empresa possa se reorganizar e reformular sua folha salarial para cumprir adequadamente a decisão atacada em relação a todos os seus colaboradores”, decidiu o desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja.

Atrasos - Pagando com atraso e sem depositar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de pelo menos 140 funcionários, a empresa Expresso Queiroz Ltda foi condenada a pagar pontualmente os trabalhadores, sob pena de multa de 10% sobre o salário-base de cada empregado.

A decisão decorreu de pedido liminar impetrado pelo MPT/MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), que recebeu denúncia das irregularidades em fevereiro deste ano. Na sentença, o juiz Gustavo Doreto Rodrigues, da 5ª Vara do Trabalho de Campo Grande, sustentou que os atrasos são anteriores ao ano de 2020, portanto, não têm relação com a pandemia do novo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias